Aprendizagem significativa conceitual, procedimental e atitudinal na educação alimentar e nutricional, no ensino fundamental, por meio de multiplicidade representacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frasson, Fernanda
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15226
Resumo: Resumo: Reflexões acerca da Educação têm indicado a necessidade de criar uma escola voltada para a formação de cidadãos críticos e conscientes, atuantes na sociedade Ao analisar os Parâmetros Currículares Nacionas (PCN) para o ensino fundamental, concluímos que um dos temas relevantes para essa formação é a educação alimentar e nutricional, de forma que o conhecimento sobre nutrição e a conscientização da importância de uma alimentação mais saudável deve ter lugar na escola Para que alcance sucesso, a educação alimentar e nutricional deve se apoiar em teorias de aprendizagem Neste sentido, o objetivo de nossa pesquisa foi identificar a significação conceitual, procedimental e atitudinal sobre a temática alimentação e nutrição, construída simultaneamente por aprendizes, quando expostos a um ensino planejado sob o viés da multiplicidade representacional À vista deste objetivo, optamos pelo uso dos referenciais da Educação Alimentar e Nutricional, da Teoria da Aprendizagem Significativa, dos Conteúdos de Aprendizagem e da Multiplicidade Representacional, para a construção de uma metodologia de ensino e de avaliação que permita favorecer e reconhecer, respectivamente, tal aprendizagem A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental O estudo é qualitativo, do tipo análise de caso Os resultados do trabalho mostram que o ensino planejado com base na congregação dos referenciais teóricos permite que aprendizes alcancem aprendizado significativo integrado de conceitos, procedimentos e atitudes em educação alimentar e nutricional Perante o exposto, almejamos que este trabalho seja contribuinte para o ensino de Ciências, mesmo reconhecendo que possui condições de aperfeiçoamento por meio da continuidade da pesquisa
id UEL_8792c11f4b21f041a0955b773a95eb3e
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15226
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Aprendizagem significativa conceitual, procedimental e atitudinal na educação alimentar e nutricional, no ensino fundamental, por meio de multiplicidade representacionalCiênciaEstudo e ensinoHábitos alimentaresLevantamentos nutricionaisConceitosScienceFood habitsFood consumption surveysConcept mapsPsychology of learningConceptsStudy and teachingResumo: Reflexões acerca da Educação têm indicado a necessidade de criar uma escola voltada para a formação de cidadãos críticos e conscientes, atuantes na sociedade Ao analisar os Parâmetros Currículares Nacionas (PCN) para o ensino fundamental, concluímos que um dos temas relevantes para essa formação é a educação alimentar e nutricional, de forma que o conhecimento sobre nutrição e a conscientização da importância de uma alimentação mais saudável deve ter lugar na escola Para que alcance sucesso, a educação alimentar e nutricional deve se apoiar em teorias de aprendizagem Neste sentido, o objetivo de nossa pesquisa foi identificar a significação conceitual, procedimental e atitudinal sobre a temática alimentação e nutrição, construída simultaneamente por aprendizes, quando expostos a um ensino planejado sob o viés da multiplicidade representacional À vista deste objetivo, optamos pelo uso dos referenciais da Educação Alimentar e Nutricional, da Teoria da Aprendizagem Significativa, dos Conteúdos de Aprendizagem e da Multiplicidade Representacional, para a construção de uma metodologia de ensino e de avaliação que permita favorecer e reconhecer, respectivamente, tal aprendizagem A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental O estudo é qualitativo, do tipo análise de caso Os resultados do trabalho mostram que o ensino planejado com base na congregação dos referenciais teóricos permite que aprendizes alcancem aprendizado significativo integrado de conceitos, procedimentos e atitudes em educação alimentar e nutricional Perante o exposto, almejamos que este trabalho seja contribuinte para o ensino de Ciências, mesmo reconhecendo que possui condições de aperfeiçoamento por meio da continuidade da pesquisaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Reflections on Education have indicated the need to create a school dedicated to the education of critical, conscious citizens, active in society By analyzing the National Curriculum Parameters (PCN) for the elementary school, we have concluded that one of the issues relevant to this training is food and nutrition education, so that knowledge about nutrition and awareness of the importance of a healthier diet must take place in school To reach success, food and nutrition education should be based on learning theories In this sense, the objective of our research was to identify the conceptual, procedural and attitudinal signification on the theme food and nutrition, which was simultaneously built by apprentices when exposed to a teaching planned under the bias of representational multiplicity In view of this goal, we chose to use reference texts on Food and Nutrition Education, Theory of Meaningful Learning, the Learning Content and Representational Multiplicity, to build a teaching and evaluation methodology that respectively encourage and recognize such learning The survey was conducted in a primary school This work is methodologically based on qualitative case study The results of the study show that teaching plan based on the association of such theoretical frameworks allows learners achieve integrated significant learning concepts, procedures and attitudes on food and nutrition education Given the above, we wish that this work contributes to the teaching of Science, even recognizing that it needs improvement by continuing this researchLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]Klein, Tânia Aparecida da SilvaZômpero, Andréia de FreitasFrasson, Fernanda2024-05-01T14:46:13Z2024-05-01T14:46:13Z2016.0015.07.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15226porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem significativa conceitual, procedimental e atitudinal na educação alimentar e nutricional, no ensino fundamental, por meio de multiplicidade representacional
title Aprendizagem significativa conceitual, procedimental e atitudinal na educação alimentar e nutricional, no ensino fundamental, por meio de multiplicidade representacional
spellingShingle Aprendizagem significativa conceitual, procedimental e atitudinal na educação alimentar e nutricional, no ensino fundamental, por meio de multiplicidade representacional
Frasson, Fernanda
Ciência
Estudo e ensino
Hábitos alimentares
Levantamentos nutricionais
Conceitos
Science
Food habits
Food consumption surveys
Concept maps
Psychology of learning
Concepts
Study and teaching
title_short Aprendizagem significativa conceitual, procedimental e atitudinal na educação alimentar e nutricional, no ensino fundamental, por meio de multiplicidade representacional
title_full Aprendizagem significativa conceitual, procedimental e atitudinal na educação alimentar e nutricional, no ensino fundamental, por meio de multiplicidade representacional
title_fullStr Aprendizagem significativa conceitual, procedimental e atitudinal na educação alimentar e nutricional, no ensino fundamental, por meio de multiplicidade representacional
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa conceitual, procedimental e atitudinal na educação alimentar e nutricional, no ensino fundamental, por meio de multiplicidade representacional
title_sort Aprendizagem significativa conceitual, procedimental e atitudinal na educação alimentar e nutricional, no ensino fundamental, por meio de multiplicidade representacional
author Frasson, Fernanda
author_facet Frasson, Fernanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]
Klein, Tânia Aparecida da Silva
Zômpero, Andréia de Freitas
dc.contributor.author.fl_str_mv Frasson, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Estudo e ensino
Hábitos alimentares
Levantamentos nutricionais
Conceitos
Science
Food habits
Food consumption surveys
Concept maps
Psychology of learning
Concepts
Study and teaching
topic Ciência
Estudo e ensino
Hábitos alimentares
Levantamentos nutricionais
Conceitos
Science
Food habits
Food consumption surveys
Concept maps
Psychology of learning
Concepts
Study and teaching
description Resumo: Reflexões acerca da Educação têm indicado a necessidade de criar uma escola voltada para a formação de cidadãos críticos e conscientes, atuantes na sociedade Ao analisar os Parâmetros Currículares Nacionas (PCN) para o ensino fundamental, concluímos que um dos temas relevantes para essa formação é a educação alimentar e nutricional, de forma que o conhecimento sobre nutrição e a conscientização da importância de uma alimentação mais saudável deve ter lugar na escola Para que alcance sucesso, a educação alimentar e nutricional deve se apoiar em teorias de aprendizagem Neste sentido, o objetivo de nossa pesquisa foi identificar a significação conceitual, procedimental e atitudinal sobre a temática alimentação e nutrição, construída simultaneamente por aprendizes, quando expostos a um ensino planejado sob o viés da multiplicidade representacional À vista deste objetivo, optamos pelo uso dos referenciais da Educação Alimentar e Nutricional, da Teoria da Aprendizagem Significativa, dos Conteúdos de Aprendizagem e da Multiplicidade Representacional, para a construção de uma metodologia de ensino e de avaliação que permita favorecer e reconhecer, respectivamente, tal aprendizagem A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental O estudo é qualitativo, do tipo análise de caso Os resultados do trabalho mostram que o ensino planejado com base na congregação dos referenciais teóricos permite que aprendizes alcancem aprendizado significativo integrado de conceitos, procedimentos e atitudes em educação alimentar e nutricional Perante o exposto, almejamos que este trabalho seja contribuinte para o ensino de Ciências, mesmo reconhecendo que possui condições de aperfeiçoamento por meio da continuidade da pesquisa
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 15.07.2016
2016.00
2024-05-01T14:46:13Z
2024-05-01T14:46:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15226
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823272712273920