Docência em tempos de pandemia: um estudo sobre o que dizem professores das áreas de ciências e matemática da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Leticia Juliani
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17151
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida durante as incertezas da pandemia da Covid-19, contexto deste estudo. O período pandêmico mexeu com emoções, sensações e também com a educação, as escolas foram fechadas, o distanciamento e o isolamento social foram impostos, e com isso as salas de aula ficaram vazias. Fez-se então necessária a inclusão tecnológica e um ensino todo realizado de maneira remota, o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Infelizmente, tanto professores quanto alunos não estavam preparados para tamanha mudança de realidade, professores depararam-se com uma alta carga de trabalho e responsabilidades impostas a eles, junto com agregados psicológicos de insegurança e medo. Buscou-se então entender o que dizem os professores que ensinam Ciências e Matemática na Educação Básica a respeito de sua atuação docente durante a pandemia, e compreender nessas falas coisas além, como seus sentimentos, preocupações e percepções sobre o ensino no momento pandêmico. Para isso foram entrevistados sete professores das áreas de química, física, matemática e biologia, realizadas entrevistas semiestruturadas, para que os entrevistados conseguissem abranger mais temas e constatações, realizou-se a transcrição e foi iniciado o movimento de análise, segundo a Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2011). A partir do estudo realizado emergiram cinco categorias, o que o professor fala sobre ele (professor), seus alunos, o sistema, o conteúdo e sobre a escola. Destrinchando essas categorias emergiram outras variadas subcategorias, incluindo as inovações propostas a partir de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), como metodologias ativas puderam auxiliar na prática docente, sentimentos relacionados a incerteza, sobrecarga e frustração dos professores frente aos mais variados aspectos de evasão de sala de aula, falta de alunos em reuniões no Google Meet e no Microsoft Teams, falta de auxílio com novas tecnologias e outros diversos pontos abordados no tópico de apresentação e análise de dados. O estudo mostrou na prática o quanto o ensino foi revolucionado no Brasil durante a pandemia, sendo possível entender e visualizar o que os professores passaram e ainda estão passando com tamanhas mudanças na maneira de ensinar, e também o quanto de lacunas foram criadas até que aluno e professor conseguissem se adaptar ao novo meio em que se aprende e se ensina.
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Infelizmente, tanto professores quanto alunos não estavam preparados para tamanha mudança de realidade, professores depararam-se com uma alta carga de trabalho e responsabilidades impostas a eles, junto com agregados psicológicos de insegurança e medo. Buscou-se então entender o que dizem os professores que ensinam Ciências e Matemática na Educação Básica a respeito de sua atuação docente durante a pandemia, e compreender nessas falas coisas além, como seus sentimentos, preocupações e percepções sobre o ensino no momento pandêmico. Para isso foram entrevistados sete professores das áreas de química, física, matemática e biologia, realizadas entrevistas semiestruturadas, para que os entrevistados conseguissem abranger mais temas e constatações, realizou-se a transcrição e foi iniciado o movimento de análise, segundo a Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2011). A partir do estudo realizado emergiram cinco categorias, o que o professor fala sobre ele (professor), seus alunos, o sistema, o conteúdo e sobre a escola. Destrinchando essas categorias emergiram outras variadas subcategorias, incluindo as inovações propostas a partir de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), como metodologias ativas puderam auxiliar na prática docente, sentimentos relacionados a incerteza, sobrecarga e frustração dos professores frente aos mais variados aspectos de evasão de sala de aula, falta de alunos em reuniões no Google Meet e no Microsoft Teams, falta de auxílio com novas tecnologias e outros diversos pontos abordados no tópico de apresentação e análise de dados. O estudo mostrou na prática o quanto o ensino foi revolucionado no Brasil durante a pandemia, sendo possível entender e visualizar o que os professores passaram e ainda estão passando com tamanhas mudanças na maneira de ensinar, e também o quanto de lacunas foram criadas até que aluno e professor conseguissem se adaptar ao novo meio em que se aprende e se ensina.The present research was developed during the uncertainties of the Covid-19 pandemic, the context of this study. The pandemic period stirred emotions, sensations, and also education; schools were closed, social isolation and distance were imposed, and with that, classrooms became empty; then, technological inclusion was necessary, as well as an entirely remote education, the Emergency Remote Education (ERE); unfortunately, both teachers and students were not prepared for such a reality change; teachers faced a high workload and responsibilities imposed on them, along with psychological aggregates of insecurity and fear. We then sought to understand what teachers who teach science and mathematics in basic education say about their teaching during the pandemic, and to understand in these statements’ things beyond, such as their feelings, concerns, and perceptions about teaching during the pandemic. For this, seven teachers from the areas of chemistry, physics, mathematics, and biology were interviewed, semi-structured interviews were conducted, so that the interviewees could cover more topics and findings, the transcription was made, and the analysis movement was started according to the Textual Discourse Analysis, of Moraes and Galiazzi (2011). From the study five categories emerged, what the teacher says about himself (teacher), about his students, about the system, about the content and about the school, unraveling these categories other various subcategories emerged, including the innovations proposed from digital technologies of information and communication (TDICs), The study showed in practice how active methodologies could help in the teaching practice, feelings related to uncertainty, overload and frustration of teachers facing the most varied aspects of classroom evasion, lack of students in meetings on Google Meet and Microsoft Teams, lack of help with new technologies and other various points addressed in the topic of presentation and data analysis. The study showed in practice how teaching was revolutionized in Brazil during the pandemic, it was possible to understand and visualize what the teachers went through and are still going through with such changes in the way of teaching, and how many gaps were created until the student and teacher could adapt to the new environment in which they learn and teach.Arruda, Sergio de MelloPassos, Marinez MeneghelloSouza, Miriam Cristina Covre deValente, Leticia Juliani2024-08-08T14:22:21Z2024-08-08T14:22:21Z2022-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17151porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina73 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T06:06:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17151Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-09T06:06:07Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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