Marcos possíveis para reconstituir a história da instituição escolar Julia de Souza Wanderley : a primeira escola de formação de professores de Cornélio Procópio-PR (1953-1967)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Adálcia Canedo da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13588
Resumo: Resumo: Trata-se de trabalho investigativo vinculado à linha de pesquisa denominada Perspectivas Filosóficas, Históricas e Políticas da Educação, com centralidade temática na área da História da Educação em seu recorte regionalista Busca recuperar a identidade institucional, os documentos e percursos da Escola Normal Regional Júlia de Souza Wanderlei, primeira escola de formação de professoras primárias da cidade de Cornélio Procópio, no Norte do Paraná, que teve uma vida institucional efêmera (1953-1967) Fundamenta-se em estudos similares de recuperação documental e de reconstituição histórica de instituições escolares, já consolidados na tradição investigativa da história da educação brasileira Estrutura-se sobre os instrumentais próprios da pesquisa histórica de abordagem qualitativa, que consistem precipuamente em levantar documentos oficiais, recuperar os registros institucionais para contrapô-los aos sujeitos e temporalidades históricas e sociais diversas Toma como base de investigação, em primeiro lugar, as recentes fontes bibliográficas que materializaram a Educação e sua história no Brasil e no Paraná, contextualizando o projeto de educação nacional nos movimentos e idéias emergentes no transcorrer do século XX, referenciando o resgate histórico e crítico da formação do Ensino Normal brasileiro e a trajetória paranaense no mesmo período Analisa as identidades e originalidades da criação da Escola Normal “regional” no Paraná e suas matrizes, contradições e realizações Em segundo plano, fundamenta-se numa coleta de dados através de entrevistas com docentes da instituição e algumas pessoas que atuaram como responsáveis administrativos na referida escola à época O trabalho apresenta como possíveis resultantes uma indicação de potencial sistematização documental e uma emergente interpretação sócio-histórica referencial da Escola Normal Regional Julia de Souza Wanderley no contexto do Norte Pioneiro do Estado do Paraná
id UEL_8bd9829bd311c53e30345002a1ac4c1d
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13588
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Marcos possíveis para reconstituir a história da instituição escolar Julia de Souza Wanderley : a primeira escola de formação de professores de Cornélio Procópio-PR (1953-1967)EducaçãoInstituições escolaresHistóriaInstituição Escolar Júlia de Souza WanderleyCornélio ProcópioEducationTeacher trainingTeachingHistoryResumo: Trata-se de trabalho investigativo vinculado à linha de pesquisa denominada Perspectivas Filosóficas, Históricas e Políticas da Educação, com centralidade temática na área da História da Educação em seu recorte regionalista Busca recuperar a identidade institucional, os documentos e percursos da Escola Normal Regional Júlia de Souza Wanderlei, primeira escola de formação de professoras primárias da cidade de Cornélio Procópio, no Norte do Paraná, que teve uma vida institucional efêmera (1953-1967) Fundamenta-se em estudos similares de recuperação documental e de reconstituição histórica de instituições escolares, já consolidados na tradição investigativa da história da educação brasileira Estrutura-se sobre os instrumentais próprios da pesquisa histórica de abordagem qualitativa, que consistem precipuamente em levantar documentos oficiais, recuperar os registros institucionais para contrapô-los aos sujeitos e temporalidades históricas e sociais diversas Toma como base de investigação, em primeiro lugar, as recentes fontes bibliográficas que materializaram a Educação e sua história no Brasil e no Paraná, contextualizando o projeto de educação nacional nos movimentos e idéias emergentes no transcorrer do século XX, referenciando o resgate histórico e crítico da formação do Ensino Normal brasileiro e a trajetória paranaense no mesmo período Analisa as identidades e originalidades da criação da Escola Normal “regional” no Paraná e suas matrizes, contradições e realizações Em segundo plano, fundamenta-se numa coleta de dados através de entrevistas com docentes da instituição e algumas pessoas que atuaram como responsáveis administrativos na referida escola à época O trabalho apresenta como possíveis resultantes uma indicação de potencial sistematização documental e uma emergente interpretação sócio-histórica referencial da Escola Normal Regional Julia de Souza Wanderley no contexto do Norte Pioneiro do Estado do ParanáDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This investigative work linked to the research line called Philosophical Perspectives, historical and political education, with thematic centrality in the field of history of education in his regionalist clippingSearch retrieve the institutional identity, documents and routes of Regional Normal School Júlia de Souza Wanderlei first primary teachers training school of the city of Cornélio Procópio, Paraná in the North, which had an ephemeral institutional life (1953-1967) Based on similar studies of documentary retrieval and historical reconstitution of school institutions, already consolidated in the tradition of investigative history of Brazilian education Structure on the own instrumental of historical research, qualitative approach, consisting mainly in raising official documents, retrieve the institutional records to align them to the subject and various social and historical temporalities Takes as a basis for research, first, the recent sources which were education and its history in Paraná, Brazil and in the context of national education project in movements and ideas emerging in the course of the 2th century, referencing the rescue historic and critical to the formation of Normal Education and the Brazilian Paraná State trajectory in the same period Analyzes the identities and originalities of the creation of "regional" Normal School in Parana and its headquarters, contradictions and achievements In the background is based on a collection of data through interviews with teachers of the institution and some people who acted as administrative officials referred in the school at the time The work presents as possible resulting a potential indication and an emerging documentary systematization socio-historical interpretation of referential Normal School Regional Julia de Souza Wanderley in the context of the Pioneering North of Paraná StateCainelli, Marlene Rosa [Orientador]Nunes, César AparecidoOliveira, Sandra Regina Ferreira deNogueira, Adálcia Canedo da Silva2024-05-01T14:16:22Z2024-05-01T14:16:22Z2012.0017.04.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13588porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:49Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13588Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:49Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Marcos possíveis para reconstituir a história da instituição escolar Julia de Souza Wanderley : a primeira escola de formação de professores de Cornélio Procópio-PR (1953-1967)
title Marcos possíveis para reconstituir a história da instituição escolar Julia de Souza Wanderley : a primeira escola de formação de professores de Cornélio Procópio-PR (1953-1967)
spellingShingle Marcos possíveis para reconstituir a história da instituição escolar Julia de Souza Wanderley : a primeira escola de formação de professores de Cornélio Procópio-PR (1953-1967)
Nogueira, Adálcia Canedo da Silva
Educação
Instituições escolares
História
Instituição Escolar Júlia de Souza Wanderley
Cornélio Procópio
Education
Teacher training
Teaching
History
title_short Marcos possíveis para reconstituir a história da instituição escolar Julia de Souza Wanderley : a primeira escola de formação de professores de Cornélio Procópio-PR (1953-1967)
title_full Marcos possíveis para reconstituir a história da instituição escolar Julia de Souza Wanderley : a primeira escola de formação de professores de Cornélio Procópio-PR (1953-1967)
title_fullStr Marcos possíveis para reconstituir a história da instituição escolar Julia de Souza Wanderley : a primeira escola de formação de professores de Cornélio Procópio-PR (1953-1967)
title_full_unstemmed Marcos possíveis para reconstituir a história da instituição escolar Julia de Souza Wanderley : a primeira escola de formação de professores de Cornélio Procópio-PR (1953-1967)
title_sort Marcos possíveis para reconstituir a história da instituição escolar Julia de Souza Wanderley : a primeira escola de formação de professores de Cornélio Procópio-PR (1953-1967)
author Nogueira, Adálcia Canedo da Silva
author_facet Nogueira, Adálcia Canedo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]
Nunes, César Aparecido
Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Adálcia Canedo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Instituições escolares
História
Instituição Escolar Júlia de Souza Wanderley
Cornélio Procópio
Education
Teacher training
Teaching
History
topic Educação
Instituições escolares
História
Instituição Escolar Júlia de Souza Wanderley
Cornélio Procópio
Education
Teacher training
Teaching
History
description Resumo: Trata-se de trabalho investigativo vinculado à linha de pesquisa denominada Perspectivas Filosóficas, Históricas e Políticas da Educação, com centralidade temática na área da História da Educação em seu recorte regionalista Busca recuperar a identidade institucional, os documentos e percursos da Escola Normal Regional Júlia de Souza Wanderlei, primeira escola de formação de professoras primárias da cidade de Cornélio Procópio, no Norte do Paraná, que teve uma vida institucional efêmera (1953-1967) Fundamenta-se em estudos similares de recuperação documental e de reconstituição histórica de instituições escolares, já consolidados na tradição investigativa da história da educação brasileira Estrutura-se sobre os instrumentais próprios da pesquisa histórica de abordagem qualitativa, que consistem precipuamente em levantar documentos oficiais, recuperar os registros institucionais para contrapô-los aos sujeitos e temporalidades históricas e sociais diversas Toma como base de investigação, em primeiro lugar, as recentes fontes bibliográficas que materializaram a Educação e sua história no Brasil e no Paraná, contextualizando o projeto de educação nacional nos movimentos e idéias emergentes no transcorrer do século XX, referenciando o resgate histórico e crítico da formação do Ensino Normal brasileiro e a trajetória paranaense no mesmo período Analisa as identidades e originalidades da criação da Escola Normal “regional” no Paraná e suas matrizes, contradições e realizações Em segundo plano, fundamenta-se numa coleta de dados através de entrevistas com docentes da instituição e algumas pessoas que atuaram como responsáveis administrativos na referida escola à época O trabalho apresenta como possíveis resultantes uma indicação de potencial sistematização documental e uma emergente interpretação sócio-histórica referencial da Escola Normal Regional Julia de Souza Wanderley no contexto do Norte Pioneiro do Estado do Paraná
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 17.04.2012
2012.00
2024-05-01T14:16:22Z
2024-05-01T14:16:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13588
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823258104561664