O uso de recursos mediadores na formação clínica em psicoterapia familiar psicanalitica : um estudo qualitativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9209 |
Resumo: | Resumo: A formação em psicologia na área clínica se inicia na graduação e tem no estágio curricular a experimentação do lugar de psicoterapeuta Há, em algumas universidades, a formação clínica do estagiário de psicologia na modalidade de casais e famílias, dentro da abordagem psicanalítica Contudo, o que se constata na prática clínica é que essa modalidade de atendimento pode vir a mobilizar diversas emoções ligadas a experiências vinculares pretéritas com a família de origem ou atual do terapeuta Desta maneira, mostra-se pertinente trabalhar questões de ordem familiar, com o objetivo de propiciar a elaboração de conteúdos que possam interferir nos atendimentos realizados Esta pesquisa empregou a metodologia de pesquisa qualitativa e entende-se ter sido realizada uma pesquisa em psicologia clínica Teve como objetivo investigar a utilização de recursos artísticos-expressivos enquanto uma estratégia terapêutica que poderia contribuir para a formação de terapeutas em psicoterapia familiar psicanalítica E, também, verificar se o grupo psicanalítico de discussão mediado por recursos artísticos-expressivos seria capaz de favorecer a emergência de conteúdos psíquicos ligados à trama inconsciente familiar Para o desenvolvimento desta investigação, propôs-se a participação de três integrantes Foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevista individual semidirigida (inicial e devolutiva) e foram realizadas quatro atividades em grupo, a saber: genograma, espaçograma e desenho-estória com tema em dois momentos distintos (“Sua família” e “O atendimento psicanalítico de casais e famílias”) O tratamento dos dados foi referendado no aporte teórico psicanalítico de casal e família Inicialmente, foi feita uma breve síntese de cada participante E em um segundo momento, foram apresentados os dados dos quatro encontros realizados, com a produção subsequente, e discutidos os aspectos abordados por cada um Os instrumentos utilizados proporcionaram às participantes reflexões sobre suas famílias e também sobre o atendimento de casal e família Portanto, os resultados encontrados apontam para a relevância desta estratégia de intervenção, pois favoreceu a emergência de alguns conteúdos psíquicos ligados à trama inconsciente familiar das participantes, o que pode auxiliá-los em futuros atendimentos clínicos |
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O uso de recursos mediadores na formação clínica em psicoterapia familiar psicanalitica : um estudo qualitativoPsicologiaPsicoterapia familiarPsicoterapeutasFormaçãoPsychologyFamily psychotherapyPsychotherapistsTrainingResumo: A formação em psicologia na área clínica se inicia na graduação e tem no estágio curricular a experimentação do lugar de psicoterapeuta Há, em algumas universidades, a formação clínica do estagiário de psicologia na modalidade de casais e famílias, dentro da abordagem psicanalítica Contudo, o que se constata na prática clínica é que essa modalidade de atendimento pode vir a mobilizar diversas emoções ligadas a experiências vinculares pretéritas com a família de origem ou atual do terapeuta Desta maneira, mostra-se pertinente trabalhar questões de ordem familiar, com o objetivo de propiciar a elaboração de conteúdos que possam interferir nos atendimentos realizados Esta pesquisa empregou a metodologia de pesquisa qualitativa e entende-se ter sido realizada uma pesquisa em psicologia clínica Teve como objetivo investigar a utilização de recursos artísticos-expressivos enquanto uma estratégia terapêutica que poderia contribuir para a formação de terapeutas em psicoterapia familiar psicanalítica E, também, verificar se o grupo psicanalítico de discussão mediado por recursos artísticos-expressivos seria capaz de favorecer a emergência de conteúdos psíquicos ligados à trama inconsciente familiar Para o desenvolvimento desta investigação, propôs-se a participação de três integrantes Foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevista individual semidirigida (inicial e devolutiva) e foram realizadas quatro atividades em grupo, a saber: genograma, espaçograma e desenho-estória com tema em dois momentos distintos (“Sua família” e “O atendimento psicanalítico de casais e famílias”) O tratamento dos dados foi referendado no aporte teórico psicanalítico de casal e família Inicialmente, foi feita uma breve síntese de cada participante E em um segundo momento, foram apresentados os dados dos quatro encontros realizados, com a produção subsequente, e discutidos os aspectos abordados por cada um Os instrumentos utilizados proporcionaram às participantes reflexões sobre suas famílias e também sobre o atendimento de casal e família Portanto, os resultados encontrados apontam para a relevância desta estratégia de intervenção, pois favoreceu a emergência de alguns conteúdos psíquicos ligados à trama inconsciente familiar das participantes, o que pode auxiliá-los em futuros atendimentos clínicosDissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em PsicologiaAbstract: The training in psychology in the clinical area begins at the undergraduate level and has the experience of being a psychotherapist in the curricular internship In some universities, there is the clinical training of the psychology intern in the modality of couples and families, within the psychoanalytical approach However, what can be seen in clinical practice is that this type of care can mobilize various emotions linked to past experiences with the therapist's original or current family In this way, it is pertinent to work on family issues, with the objective of enabling the development of content that may interfere with the services provided This research used the qualitative research methodology and it is understood that a research in clinical psychology was carried out It aimed to investigate the use of artistic-expressive resources as a therapeutic strategy that could contribute to the training of therapists in psychoanalytic family psychotherapy And, also, to verify if the psychoanalytic discussion group mediated by artistic-expressive resources would be able to favor the emergence of psychic contents linked to the unconscious family plot For the development of this investigation, the participation of three members was proposed The following instruments were used: semi-directed individual interview (initial and feedback) and four group activities were carried out, namely: genogram, space chart and drawing-story with a theme in two different moments (“Your family” and “The psychoanalytic service of couples and families ”) The treatment of the data was supported by the theoretical psychoanalytical contribution of the couple and family Initially, a brief summary of each participant was made And in a second moment, the data of the four meetings held, with the subsequent production, were presented and the aspects discussed by each one were discussed The instruments used provide the participants with reflections on their families and also on the care of couples and families Therefore, the results found point to the relevance of this intervention strategy, as it favored the emergence of some psychic content linked to the participants' family unconscious plot, which can assist them in future clinical careSei, Maíra Bonafé [Orientador]Reis, Maria Elizabeth Barreto Tavares dosGomes, Isabel CristinaMostagi, Danielle Cerci2024-05-01T11:52:02Z2024-05-01T11:52:02Z2020.0027.02.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9209porMestradoPsicologiaCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9209Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - 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