Programas educacionais de teleducação : o PADES e o PIUTEC na Universidade Estadual de Londrina (1978-1988)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Claudinea Angélica dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14261
Resumo: Resumo: A tecnologia na sociedade contemporânea extrapola os limites de seu uso nos processos educativos, mas não há como ser indiferente ao fato de que vivemos num contexto no qual tempo e espaço modificam se frente à velocidade com a qual produzimos e transmitimos informações Esta pesquisa teve como objetivo identificar, analisar e construir uma narrativa histórica sobre as Práticas educacionais mediadas por recursos tecnológicos na Universidade Estadual de Londrina no período de 1978 a 1988 O estudo foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa, tendo por fontes: documentos, reportagem de jornais e memórias das pessoas que participaram das ações compreendidas no período estudado Entre os documentos encontram-se as atas das reuniões dos Órgãos Superiores da universidade, tais como o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; atas do Conselho Universitário e o acervo da SAUEL Priorizaram-se como referenciais teóricos autores que investigam a educação à distância como modalidade de ensino como Holmberg; Moore; Cropley e Kahl; Rebel; Perriault; Malcom Tigth e Peters, em âmbito internacional e Belloni; Litto; Formiga; Neves; Alves; dentre outros Conclui-se que na UEL, no período investigado, dois programas se destacam como importantes ações quanto ao uso de recursos tecnológicos vinculados à prática educacional: PADES – Programa de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Superior e PIUTEC - Programa de Integração Universitária e Teleducação Capricórnio, ambos voltados para a formação de professores
id UEL_8c267925e5074b6873e5d565ef431e12
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14261
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Programas educacionais de teleducação : o PADES e o PIUTEC na Universidade Estadual de Londrina (1978-1988)Ensino a distânciaLondrina (PR)Tecnologia educacionalDistance educationResumo: A tecnologia na sociedade contemporânea extrapola os limites de seu uso nos processos educativos, mas não há como ser indiferente ao fato de que vivemos num contexto no qual tempo e espaço modificam se frente à velocidade com a qual produzimos e transmitimos informações Esta pesquisa teve como objetivo identificar, analisar e construir uma narrativa histórica sobre as Práticas educacionais mediadas por recursos tecnológicos na Universidade Estadual de Londrina no período de 1978 a 1988 O estudo foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa, tendo por fontes: documentos, reportagem de jornais e memórias das pessoas que participaram das ações compreendidas no período estudado Entre os documentos encontram-se as atas das reuniões dos Órgãos Superiores da universidade, tais como o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; atas do Conselho Universitário e o acervo da SAUEL Priorizaram-se como referenciais teóricos autores que investigam a educação à distância como modalidade de ensino como Holmberg; Moore; Cropley e Kahl; Rebel; Perriault; Malcom Tigth e Peters, em âmbito internacional e Belloni; Litto; Formiga; Neves; Alves; dentre outros Conclui-se que na UEL, no período investigado, dois programas se destacam como importantes ações quanto ao uso de recursos tecnológicos vinculados à prática educacional: PADES – Programa de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Superior e PIUTEC - Programa de Integração Universitária e Teleducação Capricórnio, ambos voltados para a formação de professoresDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Technology in contemporary society goes beyond the limits of its use in educational processes, but there is no way of being indifferent to the fact that we live in a context where time and space have changed facing the speed with which we produce and broadcast information This research aimed at identifying, analyzing and building a historical narrative about the educational practices mediated by technological resources at the Universidade Estadual de Londrina in the period from 1978 to 1988 The study resulted from a qualitative approach, having as its sources: documents, newspaper reports and memories of people who took part in the actions included in the studied period Among the documents are the minutes from the meetings of the governing bodies of the University, such as the Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão; the minutes from the Conselho Universitário and the collection from the SAUEL The authors that investigate Distance Education as a modality of teaching such as Holmberg; Moore; Cropley and Kahl; Rebel; Perriault; Malcolm Tigth and Peters in an international level, and Belloni; Litto; Formiga; Neves; Alvez; among others were prioritized as theoretical referential We concluded that in the UEL during the investigated period, two programs stand out as important actions regarding the use of technological resources linked to educational practice: the PADES - Program of support and Development of Higher Education and the PIUTEC - Program of University Integration and Tele Education Capricorn, both for the training of teachersOliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]Tuma, Magda MadalenaCaimi, Flávia EloisaSantos, Claudinea Angélica dos2024-05-01T14:29:41Z2024-05-01T14:29:41Z2013.0011.06.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14261porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14261Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:03Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Programas educacionais de teleducação : o PADES e o PIUTEC na Universidade Estadual de Londrina (1978-1988)
title Programas educacionais de teleducação : o PADES e o PIUTEC na Universidade Estadual de Londrina (1978-1988)
spellingShingle Programas educacionais de teleducação : o PADES e o PIUTEC na Universidade Estadual de Londrina (1978-1988)
Santos, Claudinea Angélica dos
Ensino a distância
Londrina (PR)
Tecnologia educacional
Distance education
title_short Programas educacionais de teleducação : o PADES e o PIUTEC na Universidade Estadual de Londrina (1978-1988)
title_full Programas educacionais de teleducação : o PADES e o PIUTEC na Universidade Estadual de Londrina (1978-1988)
title_fullStr Programas educacionais de teleducação : o PADES e o PIUTEC na Universidade Estadual de Londrina (1978-1988)
title_full_unstemmed Programas educacionais de teleducação : o PADES e o PIUTEC na Universidade Estadual de Londrina (1978-1988)
title_sort Programas educacionais de teleducação : o PADES e o PIUTEC na Universidade Estadual de Londrina (1978-1988)
author Santos, Claudinea Angélica dos
author_facet Santos, Claudinea Angélica dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]
Tuma, Magda Madalena
Caimi, Flávia Eloisa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Claudinea Angélica dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Londrina (PR)
Tecnologia educacional
Distance education
topic Ensino a distância
Londrina (PR)
Tecnologia educacional
Distance education
description Resumo: A tecnologia na sociedade contemporânea extrapola os limites de seu uso nos processos educativos, mas não há como ser indiferente ao fato de que vivemos num contexto no qual tempo e espaço modificam se frente à velocidade com a qual produzimos e transmitimos informações Esta pesquisa teve como objetivo identificar, analisar e construir uma narrativa histórica sobre as Práticas educacionais mediadas por recursos tecnológicos na Universidade Estadual de Londrina no período de 1978 a 1988 O estudo foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa, tendo por fontes: documentos, reportagem de jornais e memórias das pessoas que participaram das ações compreendidas no período estudado Entre os documentos encontram-se as atas das reuniões dos Órgãos Superiores da universidade, tais como o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; atas do Conselho Universitário e o acervo da SAUEL Priorizaram-se como referenciais teóricos autores que investigam a educação à distância como modalidade de ensino como Holmberg; Moore; Cropley e Kahl; Rebel; Perriault; Malcom Tigth e Peters, em âmbito internacional e Belloni; Litto; Formiga; Neves; Alves; dentre outros Conclui-se que na UEL, no período investigado, dois programas se destacam como importantes ações quanto ao uso de recursos tecnológicos vinculados à prática educacional: PADES – Programa de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Superior e PIUTEC - Programa de Integração Universitária e Teleducação Capricórnio, ambos voltados para a formação de professores
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 11.06.2013
2013.00
2024-05-01T14:29:41Z
2024-05-01T14:29:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14261
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823279088664576