Sedação subjetiva : o sofrimento psíquico de sujeitos inseridos na universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13567 |
Resumo: | Resumo: A presente Dissertação faz parte da Linha 1, intitulada Avaliação Psicológica e Processos Clínicos, do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina Com o advento do Estado Moderno, constituiu-se um olhar racional sobre os sujeitos nos âmbitos da saúde e da ciência, o que, séculos mais tarde, culminou na medicalização da vida subjetiva Nesse campo, as perspectivas médica e biológica parecem pretender o tratamento de um corpo, não de um sujeito e, por esse motivo, há uma sedação ao nível subjetivo O trabalho visou conhecer as características do sofrimento psíquico relatadas por estudantes de uma universidade pública do estado do Paraná Além disso, propôs-se especificamente a análise das possíveis repercussões do sofrimento psíquico na vida dos estudantes universitários e a interpretação dos sentidos que sujeitos inseridos no contexto universitário atribuem ao sofrimento psíquico experienciado nos seus modos de viver Utilizou-se o método clínico-qualitativo (Turato, 21), que privilegia a escuta e o aprofundamento das questões subjetivas, por fornecerem informações importantes sobre os processos complexos do mundo do sujeito O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semidirigida de perguntas abertas (Fontanella, Campos, & Turato, 26), que propicia uma maior flexibilidade entre os temas e uma escuta do entrevistador que possibilita uma abertura para o entrevistado responder por meio característico a ele O tipo de amostragem utilizado foi a proposital (Turato, 21) Foram entrevistados dez estudantes de uma universidade pública do Paraná, de diferentes cursos, nas modalidades de graduação e pós-graduação e que fazem uso de medicamentos psicotrópicos A técnica para o procedimento de tratamento dos dados foi a análise de conteúdo, segundo Bardin (216) Os resultados obtidos e discutidos foram agrupados em núcleos de sentido e, posteriormente, em categorias de análise, formando cinco delas, intituladas: 1) A necessidade de ser completo: “É como se você pegasse uns dados, jogasse e achasse que todos iam dar um”; 2) História de vida, relacionamentos e posicionamentos das escolhas; 3) Tomar remédio para dar conta da vida: “Ele deixa as coisas mais amenas”; 4) “Eu sou um peixe fora d’água nesse lugar”: do isolamento ao apagamento do sujeito; 5) Narrativas esvaziadas de sentido como saídas para o real vivido no corpo Pode-se concluir que todos os estudantes relacionam, de uma forma ou de outra, parte de seus sofrimentos à universidade Parecem ter encontrado, por meio do discurso universitário, uma forma de ocuparem seus lugares e estabelecerem seus laços De acordo com as entrevistas realizadas, é possível interpretar que esses sujeitos possuem uma dificuldade em adquirir sentidos e significados para suas dores e, por esse motivo, colocam-nas no corpo Diante de tanta rapidez nos processos, tanta burocratização, tecnologização e racionalização da vida humana, um sujeito inserido no contexto acadêmico e científico parece trabalhar a favor dessa racionalização do ser gente, e as dimensões poéticas e atravessadoras de um sujeito faltante podem se tornar petrificadas |
id |
UEL_8d9fb73829247e6822520c7257036fbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13567 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Sedação subjetiva : o sofrimento psíquico de sujeitos inseridos na universidadePsicologiaMedicalizaçãoPsicotrópicosSofrimentoAspectos psíquicosPsychologyMedicalizationPsychotropic drugsSufferingCollege studentsPsychic aspectsResumo: A presente Dissertação faz parte da Linha 1, intitulada Avaliação Psicológica e Processos Clínicos, do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina Com o advento do Estado Moderno, constituiu-se um olhar racional sobre os sujeitos nos âmbitos da saúde e da ciência, o que, séculos mais tarde, culminou na medicalização da vida subjetiva Nesse campo, as perspectivas médica e biológica parecem pretender o tratamento de um corpo, não de um sujeito e, por esse motivo, há uma sedação ao nível subjetivo O trabalho visou conhecer as características do sofrimento psíquico relatadas por estudantes de uma universidade pública do estado do Paraná Além disso, propôs-se especificamente a análise das possíveis repercussões do sofrimento psíquico na vida dos estudantes universitários e a interpretação dos sentidos que sujeitos inseridos no contexto universitário atribuem ao sofrimento psíquico experienciado nos seus modos de viver Utilizou-se o método clínico-qualitativo (Turato, 21), que privilegia a escuta e o aprofundamento das questões subjetivas, por fornecerem informações importantes sobre os processos complexos do mundo do sujeito O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semidirigida de perguntas abertas (Fontanella, Campos, & Turato, 26), que propicia uma maior flexibilidade entre os temas e uma escuta do entrevistador que possibilita uma abertura para o entrevistado responder por meio característico a ele O tipo de amostragem utilizado foi a proposital (Turato, 21) Foram entrevistados dez estudantes de uma universidade pública do Paraná, de diferentes cursos, nas modalidades de graduação e pós-graduação e que fazem uso de medicamentos psicotrópicos A técnica para o procedimento de tratamento dos dados foi a análise de conteúdo, segundo Bardin (216) Os resultados obtidos e discutidos foram agrupados em núcleos de sentido e, posteriormente, em categorias de análise, formando cinco delas, intituladas: 1) A necessidade de ser completo: “É como se você pegasse uns dados, jogasse e achasse que todos iam dar um”; 2) História de vida, relacionamentos e posicionamentos das escolhas; 3) Tomar remédio para dar conta da vida: “Ele deixa as coisas mais amenas”; 4) “Eu sou um peixe fora d’água nesse lugar”: do isolamento ao apagamento do sujeito; 5) Narrativas esvaziadas de sentido como saídas para o real vivido no corpo Pode-se concluir que todos os estudantes relacionam, de uma forma ou de outra, parte de seus sofrimentos à universidade Parecem ter encontrado, por meio do discurso universitário, uma forma de ocuparem seus lugares e estabelecerem seus laços De acordo com as entrevistas realizadas, é possível interpretar que esses sujeitos possuem uma dificuldade em adquirir sentidos e significados para suas dores e, por esse motivo, colocam-nas no corpo Diante de tanta rapidez nos processos, tanta burocratização, tecnologização e racionalização da vida humana, um sujeito inserido no contexto acadêmico e científico parece trabalhar a favor dessa racionalização do ser gente, e as dimensões poéticas e atravessadoras de um sujeito faltante podem se tornar petrificadasDissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em PsicologiaAbstract: This dissertation is part of Line 1, entitled Psychological Assessment and Clinical Process, of the Master’s Program in Psychology of the State University of Londrina With the advent of the Modern State, a rational look at the subjects in the fields of health and science was constituted, which, centuries later, culminated in the medicalization of the subjective life In this field, the medical and biological perspectives seem to claim the treatment of a body, not a subject, and for this reason, there is a sedation at the subjective level The word aimed to know the characteristics of psychological distress reported by students of a public university in the state of Paraná In addition, it was specifically proposed to analyze the possible repercussions of psychic suffering on the lives of university students and the interpretation of the meanings that subjects inserted in the university context attribute to the psychological suffering experienced in their ways of living The clinical-qualitative method was used (Turato, 21), which privileges the listening and deepening of subjective questions, by providing important information about the complex processes of the subject’s world The data collection instrument used was the semi-structured interview of open questions (Fontanella, Campos, & Turato, 26), which provides to greater flexibility between the themes and the interviewer’s listening that allows an opening for the respondent to respond through a characteristic and subjective means The sample used was purposive (Turato, 21) Ten students from a public university of Parana, from different courses, in undergraduate and postgraduate modalities and using psychotropic medicines were interviewed The technique for the data processing procedure was the content analysis, according to Bardin (216) The results obtained and discussed were grouped into meaning nuclei and, subsequently, into categories of analysis, forming five of them, entitled: 1) The need to be complete: “It’s as if you take some dice, play and think that everyone was going to give one”; 2) Life history, relationships and positioning of choices; 3) Take medicine to manage life – “It makes things more pleasant”; 4) “I am a fish out of water in that place”: from isolation to erasure of the subject; 5) Narratives emptied of meaning as exits to the real lived in the body It can be concluded that all the students relate, in one way or another, part of their suffering to the university They seem to have found, through university discourse, a way of occupy their places and establish their bonds According to the interviews, it is possible to interpret that these subjects have a difficulty in acquiring meanings for their pain and, for this reason, put them in the body Faced with such speed in the processes, so much bureaucratization, technologization and rationalization of human life, a subject inserted in the academic and scientific context seems to work in favor of this rationalization of being people, and the poetic and crossing dimensions of a missing subject can become petrifiedCordeiro, Sílvia Nogueira [Orientador]Santiago, Eneida SilveiraLondero, Selmara MerloSalvador, Isadora Nicastro2024-05-01T14:16:11Z2024-05-01T14:16:11Z2020.0006.02.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13567porMestradoPsicologiaCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13567Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sedação subjetiva : o sofrimento psíquico de sujeitos inseridos na universidade |
title |
Sedação subjetiva : o sofrimento psíquico de sujeitos inseridos na universidade |
spellingShingle |
Sedação subjetiva : o sofrimento psíquico de sujeitos inseridos na universidade Salvador, Isadora Nicastro Psicologia Medicalização Psicotrópicos Sofrimento Aspectos psíquicos Psychology Medicalization Psychotropic drugs Suffering College students Psychic aspects |
title_short |
Sedação subjetiva : o sofrimento psíquico de sujeitos inseridos na universidade |
title_full |
Sedação subjetiva : o sofrimento psíquico de sujeitos inseridos na universidade |
title_fullStr |
Sedação subjetiva : o sofrimento psíquico de sujeitos inseridos na universidade |
title_full_unstemmed |
Sedação subjetiva : o sofrimento psíquico de sujeitos inseridos na universidade |
title_sort |
Sedação subjetiva : o sofrimento psíquico de sujeitos inseridos na universidade |
author |
Salvador, Isadora Nicastro |
author_facet |
Salvador, Isadora Nicastro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cordeiro, Sílvia Nogueira [Orientador] Santiago, Eneida Silveira Londero, Selmara Merlo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salvador, Isadora Nicastro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Medicalização Psicotrópicos Sofrimento Aspectos psíquicos Psychology Medicalization Psychotropic drugs Suffering College students Psychic aspects |
topic |
Psicologia Medicalização Psicotrópicos Sofrimento Aspectos psíquicos Psychology Medicalization Psychotropic drugs Suffering College students Psychic aspects |
description |
Resumo: A presente Dissertação faz parte da Linha 1, intitulada Avaliação Psicológica e Processos Clínicos, do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina Com o advento do Estado Moderno, constituiu-se um olhar racional sobre os sujeitos nos âmbitos da saúde e da ciência, o que, séculos mais tarde, culminou na medicalização da vida subjetiva Nesse campo, as perspectivas médica e biológica parecem pretender o tratamento de um corpo, não de um sujeito e, por esse motivo, há uma sedação ao nível subjetivo O trabalho visou conhecer as características do sofrimento psíquico relatadas por estudantes de uma universidade pública do estado do Paraná Além disso, propôs-se especificamente a análise das possíveis repercussões do sofrimento psíquico na vida dos estudantes universitários e a interpretação dos sentidos que sujeitos inseridos no contexto universitário atribuem ao sofrimento psíquico experienciado nos seus modos de viver Utilizou-se o método clínico-qualitativo (Turato, 21), que privilegia a escuta e o aprofundamento das questões subjetivas, por fornecerem informações importantes sobre os processos complexos do mundo do sujeito O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semidirigida de perguntas abertas (Fontanella, Campos, & Turato, 26), que propicia uma maior flexibilidade entre os temas e uma escuta do entrevistador que possibilita uma abertura para o entrevistado responder por meio característico a ele O tipo de amostragem utilizado foi a proposital (Turato, 21) Foram entrevistados dez estudantes de uma universidade pública do Paraná, de diferentes cursos, nas modalidades de graduação e pós-graduação e que fazem uso de medicamentos psicotrópicos A técnica para o procedimento de tratamento dos dados foi a análise de conteúdo, segundo Bardin (216) Os resultados obtidos e discutidos foram agrupados em núcleos de sentido e, posteriormente, em categorias de análise, formando cinco delas, intituladas: 1) A necessidade de ser completo: “É como se você pegasse uns dados, jogasse e achasse que todos iam dar um”; 2) História de vida, relacionamentos e posicionamentos das escolhas; 3) Tomar remédio para dar conta da vida: “Ele deixa as coisas mais amenas”; 4) “Eu sou um peixe fora d’água nesse lugar”: do isolamento ao apagamento do sujeito; 5) Narrativas esvaziadas de sentido como saídas para o real vivido no corpo Pode-se concluir que todos os estudantes relacionam, de uma forma ou de outra, parte de seus sofrimentos à universidade Parecem ter encontrado, por meio do discurso universitário, uma forma de ocuparem seus lugares e estabelecerem seus laços De acordo com as entrevistas realizadas, é possível interpretar que esses sujeitos possuem uma dificuldade em adquirir sentidos e significados para suas dores e, por esse motivo, colocam-nas no corpo Diante de tanta rapidez nos processos, tanta burocratização, tecnologização e racionalização da vida humana, um sujeito inserido no contexto acadêmico e científico parece trabalhar a favor dessa racionalização do ser gente, e as dimensões poéticas e atravessadoras de um sujeito faltante podem se tornar petrificadas |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
06.02.2020 2020.00 2024-05-01T14:16:11Z 2024-05-01T14:16:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13567 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Psicologia Centro de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823273006923776 |