Aprendizagem e desenvolvimento de professores em formação inicial no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras : articulações entre o materialismo histórico e dialético e a teoria da atividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16858 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa tem como propósito compreender o potencial da formação de professores de inglês em um Núcleo de Línguas (Nucli) do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) Os objetivos específicos são: a) analisar os pressupostos de Formação de Professores no contexto do IsF; e b) analisar as possibilidades de desenvolvimento para os professores em formação inicial, em um espaço de formação do Nucli-IsF O estudo se baseia nos pressupostos teóricos e metodológicos do Materialismo Histórico e Dialético (MARX, 215a, 215b, 215c, 213, 24, 23; MARX; ENGELS, 211, 27, 25, 1968; MARX, ENGELS; DANGEVILLE, 1976), e na terceira geração da Teoria da Atividade, que tem como base os ciclos expansivos de aprendizagem (ENGESTRÖM, 1996, 1993, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21) No que se refere ao primeiro objetivo específico, analisei 2 Portarias, 1 Edital, e 11 trabalhos que tratavam especificamente da formação de professores de inglês para atuação no IsF, com base nas categorias dialéticas trabalho, práxis, mediação, totalidade, singularidade, particularidade, universalidade Em seguida, analisei as propostas de formação de professores em contexto de internacionalização com base na transcrição de 6 reuniões pedagógicas do Nucli-IsF Para essa segunda análise, me utilizei dos subsídios do MHD e do ciclo expansivo de aprendizagem (ENGESTRÖM, 1987) Os resultados indicam que, em primeiro lugar, há uma estreita relação entre as concepções de homem estabelecidas nos documentos oficiais e na literatura produzida sobre o tema, com supervalorização da prática e ênfase em uma formação que seja capaz de se encaixar nos moldes estabelecidos pela superestrutura, que tem como base no neoliberalismo que prima por uma educação que adeque os sujeitos às necessidades mercadológicas Em segundo lugar, no contexto do Nucli-IsF estudado, a superação das contradições e a formação de ciclos expansivos de aprendizagem por meio da transformação do objeto, evidencia que é possível operar em meio às contradições do sistema capitalista para uma formação menos alienada Apesar da impossibilidade de um rompimento total com a alienação na produção dos modos de vida, a superação das contradições no sistema de atividade, auxiliam a pensar estratégias que caminhem em direção a uma possível formação omnilateral As possibilidades diante da realidade leva-nos a compreender a tese de que a formação de professores no ISF, por meio de seus documentos e literatura produzida, se alinha à uma perspectiva neoliberal de educação, na qual o conhecimento é capitalizado e transportado para a esfera do mercado internacional, com pressupostos de uma formação alinhada a supervalorização da epistemologia da prática Mas ao mesmo tempo, essa formação tem potencial para desenvolvimento pois apresenta indícios de uma aprendizagem expansiva que opera em meio as contradições do sistema de atividade Porém, não chega a possibilitar uma práxis revolucionária Conclui-se que ao operar em meio às contradições e na dialética da vida material, pode-se avançar na superação das dicotomias subjacentes à formação de professores de línguas caminhando para o estabelecimento da omnilateralidade |
id |
UEL_8e2fd92552920afb6f7ed916a8aa9b80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/16858 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem e desenvolvimento de professores em formação inicial no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras : articulações entre o materialismo histórico e dialético e a teoria da atividadeProfessoresFormaçãoMaterialismo históricoMaterialismo dialéticoGlobalizaçãoTeacher trainingHistorical materialismDialectical materialismGlobalizationResumo: Esta pesquisa tem como propósito compreender o potencial da formação de professores de inglês em um Núcleo de Línguas (Nucli) do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) Os objetivos específicos são: a) analisar os pressupostos de Formação de Professores no contexto do IsF; e b) analisar as possibilidades de desenvolvimento para os professores em formação inicial, em um espaço de formação do Nucli-IsF O estudo se baseia nos pressupostos teóricos e metodológicos do Materialismo Histórico e Dialético (MARX, 215a, 215b, 215c, 213, 24, 23; MARX; ENGELS, 211, 27, 25, 1968; MARX, ENGELS; DANGEVILLE, 1976), e na terceira geração da Teoria da Atividade, que tem como base os ciclos expansivos de aprendizagem (ENGESTRÖM, 1996, 1993, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21) No que se refere ao primeiro objetivo específico, analisei 2 Portarias, 1 Edital, e 11 trabalhos que tratavam especificamente da formação de professores de inglês para atuação no IsF, com base nas categorias dialéticas trabalho, práxis, mediação, totalidade, singularidade, particularidade, universalidade Em seguida, analisei as propostas de formação de professores em contexto de internacionalização com base na transcrição de 6 reuniões pedagógicas do Nucli-IsF Para essa segunda análise, me utilizei dos subsídios do MHD e do ciclo expansivo de aprendizagem (ENGESTRÖM, 1987) Os resultados indicam que, em primeiro lugar, há uma estreita relação entre as concepções de homem estabelecidas nos documentos oficiais e na literatura produzida sobre o tema, com supervalorização da prática e ênfase em uma formação que seja capaz de se encaixar nos moldes estabelecidos pela superestrutura, que tem como base no neoliberalismo que prima por uma educação que adeque os sujeitos às necessidades mercadológicas Em segundo lugar, no contexto do Nucli-IsF estudado, a superação das contradições e a formação de ciclos expansivos de aprendizagem por meio da transformação do objeto, evidencia que é possível operar em meio às contradições do sistema capitalista para uma formação menos alienada Apesar da impossibilidade de um rompimento total com a alienação na produção dos modos de vida, a superação das contradições no sistema de atividade, auxiliam a pensar estratégias que caminhem em direção a uma possível formação omnilateral As possibilidades diante da realidade leva-nos a compreender a tese de que a formação de professores no ISF, por meio de seus documentos e literatura produzida, se alinha à uma perspectiva neoliberal de educação, na qual o conhecimento é capitalizado e transportado para a esfera do mercado internacional, com pressupostos de uma formação alinhada a supervalorização da epistemologia da prática Mas ao mesmo tempo, essa formação tem potencial para desenvolvimento pois apresenta indícios de uma aprendizagem expansiva que opera em meio as contradições do sistema de atividade Porém, não chega a possibilitar uma práxis revolucionária Conclui-se que ao operar em meio às contradições e na dialética da vida material, pode-se avançar na superação das dicotomias subjacentes à formação de professores de línguas caminhando para o estabelecimento da omnilateralidadeTese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research endeavour to investigate the potential in English language teacher education in the Institutional Program Languages without Borders (LwB) This study analyzes a) the assumptions of Teacher Training in the LwB; and b) the possibilities of development for in-service teacher training The theoretical background is rooted in dialectical and historical materialism (ENGESTRÖM, 1996, 1993, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21; MARX, 215a, 215b, 215c, 213, 24, 23; MARX; ENGELS, 211, 27, 25, 1968; MARX, ENGELS; DANGEVILLE, 1976, and the third generation of cultural-historical Activity theory, whose mains concepts are the expanding cycles and expansive learning (ENGESTRÖM, 1996, 1993, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21) In relation to the first objective, I examined 2 public calls, 1 decree and 11 studies that approached English Language teacher education in LwB, based on the Marxist categories: work, praxis, mediation, totality, singularity, particularity, universality After that, I analysed the possibilities of development for in service teacher training in the context of internationalization based on the trasncripts of Six pedagogical meetings from Nucli-LwB that were audio recorded I based this second analysis in the marxist categories and the concept of expansive learning (ENGESTRÖM, 1987) The results show that there is a correlation between the conception of “man” established by the official documents that guide the program and the literature that was produced about teaching-learning in this context There is an enphasis in a type of education that corresponds to what is stablished in the superstructure foregrounding capitalistic values, and neoliberal economic policies Second, in the context of the Nucli-LwB analysed in this research, the overcoming of contradictions and the formation of expansive cycles of learning through the transformation of the object, highlights that it is possible to operate in the midst of the contradictions of the capitalist system for a less alienated education Despite the impossibility of a total disruption with alienation in the capitalist way of life, the surpassing of the underlying contradictions in the moments of production of the instructional material produced by LwB in-service teachers, helps us think about strategies that move towards a possible omnilateral education The possibilities of development for in-service teacher training in context, lead us to understand the thesis that teaching and learning in LwB, through its documents and literature, is aligned to a neoliberal perspective of education, in which knowledge is capitalized and transported to the sphere of the international market, with assumptions of an overvaluation of the epistemology of practice But at the same time, this education has potential for deveploment because the analysis highlights evidences of an expansive learning that operates amidst the contradictions of the activity system But the results of this expansive learning do not enable a revolutionay praxis In conclusion, it is possible to state that by operating with contradictions and in the dialectics of material life, we can move forward in bridging the dichotomies underlying language teacher education towards the establishment of an omnilateral basisFranco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Finardi, Kyria RebecaSforni, Marta Sueli de MariaRamos, Samantha Gonçalves ManciniMello, Diene Eire deEl Kadri, Michele SallesFran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Molinari, Andressa Cristina2024-05-01T15:15:46Z2024-05-01T15:15:46Z2020.0028.08.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16858porDoutoradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16858Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:52Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem e desenvolvimento de professores em formação inicial no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras : articulações entre o materialismo histórico e dialético e a teoria da atividade |
title |
Aprendizagem e desenvolvimento de professores em formação inicial no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras : articulações entre o materialismo histórico e dialético e a teoria da atividade |
spellingShingle |
Aprendizagem e desenvolvimento de professores em formação inicial no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras : articulações entre o materialismo histórico e dialético e a teoria da atividade Molinari, Andressa Cristina Professores Formação Materialismo histórico Materialismo dialético Globalização Teacher training Historical materialism Dialectical materialism Globalization |
title_short |
Aprendizagem e desenvolvimento de professores em formação inicial no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras : articulações entre o materialismo histórico e dialético e a teoria da atividade |
title_full |
Aprendizagem e desenvolvimento de professores em formação inicial no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras : articulações entre o materialismo histórico e dialético e a teoria da atividade |
title_fullStr |
Aprendizagem e desenvolvimento de professores em formação inicial no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras : articulações entre o materialismo histórico e dialético e a teoria da atividade |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem e desenvolvimento de professores em formação inicial no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras : articulações entre o materialismo histórico e dialético e a teoria da atividade |
title_sort |
Aprendizagem e desenvolvimento de professores em formação inicial no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras : articulações entre o materialismo histórico e dialético e a teoria da atividade |
author |
Molinari, Andressa Cristina |
author_facet |
Molinari, Andressa Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador] Finardi, Kyria Rebeca Sforni, Marta Sueli de Maria Ramos, Samantha Gonçalves Mancini Mello, Diene Eire de El Kadri, Michele Salles Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Molinari, Andressa Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Formação Materialismo histórico Materialismo dialético Globalização Teacher training Historical materialism Dialectical materialism Globalization |
topic |
Professores Formação Materialismo histórico Materialismo dialético Globalização Teacher training Historical materialism Dialectical materialism Globalization |
description |
Resumo: Esta pesquisa tem como propósito compreender o potencial da formação de professores de inglês em um Núcleo de Línguas (Nucli) do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) Os objetivos específicos são: a) analisar os pressupostos de Formação de Professores no contexto do IsF; e b) analisar as possibilidades de desenvolvimento para os professores em formação inicial, em um espaço de formação do Nucli-IsF O estudo se baseia nos pressupostos teóricos e metodológicos do Materialismo Histórico e Dialético (MARX, 215a, 215b, 215c, 213, 24, 23; MARX; ENGELS, 211, 27, 25, 1968; MARX, ENGELS; DANGEVILLE, 1976), e na terceira geração da Teoria da Atividade, que tem como base os ciclos expansivos de aprendizagem (ENGESTRÖM, 1996, 1993, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21) No que se refere ao primeiro objetivo específico, analisei 2 Portarias, 1 Edital, e 11 trabalhos que tratavam especificamente da formação de professores de inglês para atuação no IsF, com base nas categorias dialéticas trabalho, práxis, mediação, totalidade, singularidade, particularidade, universalidade Em seguida, analisei as propostas de formação de professores em contexto de internacionalização com base na transcrição de 6 reuniões pedagógicas do Nucli-IsF Para essa segunda análise, me utilizei dos subsídios do MHD e do ciclo expansivo de aprendizagem (ENGESTRÖM, 1987) Os resultados indicam que, em primeiro lugar, há uma estreita relação entre as concepções de homem estabelecidas nos documentos oficiais e na literatura produzida sobre o tema, com supervalorização da prática e ênfase em uma formação que seja capaz de se encaixar nos moldes estabelecidos pela superestrutura, que tem como base no neoliberalismo que prima por uma educação que adeque os sujeitos às necessidades mercadológicas Em segundo lugar, no contexto do Nucli-IsF estudado, a superação das contradições e a formação de ciclos expansivos de aprendizagem por meio da transformação do objeto, evidencia que é possível operar em meio às contradições do sistema capitalista para uma formação menos alienada Apesar da impossibilidade de um rompimento total com a alienação na produção dos modos de vida, a superação das contradições no sistema de atividade, auxiliam a pensar estratégias que caminhem em direção a uma possível formação omnilateral As possibilidades diante da realidade leva-nos a compreender a tese de que a formação de professores no ISF, por meio de seus documentos e literatura produzida, se alinha à uma perspectiva neoliberal de educação, na qual o conhecimento é capitalizado e transportado para a esfera do mercado internacional, com pressupostos de uma formação alinhada a supervalorização da epistemologia da prática Mas ao mesmo tempo, essa formação tem potencial para desenvolvimento pois apresenta indícios de uma aprendizagem expansiva que opera em meio as contradições do sistema de atividade Porém, não chega a possibilitar uma práxis revolucionária Conclui-se que ao operar em meio às contradições e na dialética da vida material, pode-se avançar na superação das dicotomias subjacentes à formação de professores de línguas caminhando para o estabelecimento da omnilateralidade |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020.00 2024-05-01T15:15:46Z 2024-05-01T15:15:46Z 28.08.2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16858 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823262050353152 |