(Re)construção identitária da Comunidade Quilombola de Guajuvira de Curiúva - PR a partir do processo de certificação quilombola em 2005
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9821 |
Resumo: | Resumo: A (re)construção identitária de vários grupos sociais, necessita de um suporte concreto ou imaginário, isto é, o território Deste modo, a manutenção de formas culturais materiais e simbólicas, por esses grupos, nesses espaços, tem como intuito expressar sua cultura, e por conseguinte, dar visibilidade a esta identidade em função das suas especificidades Tendo em vista essa relação território/identidade e cultura, bem como também outras esferas da vida em sociedade, como os vieses econômico e político O presente trabalho tem por objetivo analisar a identidade territorial da Comunidade Quilombola de Guajuvira localizada no município de Curiúva – PR, a partir de sua certificação como remanescente quilombola no ano de 25 pela Fundação Cultural Palmares – FCP Para realização da pesquisa, foi adotado o Método Dedutivo, que parte de estudos e concepções gerais, para compreensão de um fenômeno particular, de modo que como procedimentos metodológicos foram realizadas leituras de obras de teóricos, que discutem a questão quilombola, identidade e território, da legislação brasileira que versa sobre a temática e trabalhos de campo e entrevistas Alicerçado ainda, na perspectiva teórica - metodológica do Materialismo Histórico e Dialético, que pauta-se na ideia que os fenômenos e objetos se conectam e que tudo tudo é passível de transformação, fundamentando assim, a noção de que para se compreender a dinâmica identitária e territorial especifica da comunidade de Guajuvira, é preciso discutir sua interação socioespacial a nível municipal e estadual Sendo assim, percebeu-se que, este reconhecimento como quilombola, refletiu em vários impactos a Comunidade, especialmente no que se refere aos conflitos enfrentados pela mesma com seu entorno, especialmente os latifundiários vizinhos do grupo interessados no território ancestral, os embates intracomunidade entre os que eram a favor do processo e os contrários e também fruto da ação do poder público municipal em desarticular a iniciativa De modo que, apresentou-se a configuração de um processo identitário complexo Inicialmente de afirmação identitária, no período de reconhecimento pela FCP, pela possibilidade de acesso aos programas governamentais e ao território tradicional via regularização fundiária Porém, 14 anos depois desse reconhecimento, em virtude dos problemas enfrentados pelo grupo, apresenta-se uma configuração de negação da identidade quilombola, mesmo diante da impossibilidade de acesso a totalidade do território ancestral, em função da paralização do processo de titulação fundiária no ano de 21 e todavia existindo vários marcos socioculturais que atualmente que permeiam a vivência cotidiana da comunidade e que compõe o ser quilombola, a exemplo da forte religiosidade, relações de parentesco, forte ligação territorial, territorialidade específica, entre outros aspectos |
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(Re)construção identitária da Comunidade Quilombola de Guajuvira de Curiúva - PR a partir do processo de certificação quilombola em 2005GeografiaQuilombolasIdentidadeTerritórioGeographyQuilombolasIdentityTerritoryResumo: A (re)construção identitária de vários grupos sociais, necessita de um suporte concreto ou imaginário, isto é, o território Deste modo, a manutenção de formas culturais materiais e simbólicas, por esses grupos, nesses espaços, tem como intuito expressar sua cultura, e por conseguinte, dar visibilidade a esta identidade em função das suas especificidades Tendo em vista essa relação território/identidade e cultura, bem como também outras esferas da vida em sociedade, como os vieses econômico e político O presente trabalho tem por objetivo analisar a identidade territorial da Comunidade Quilombola de Guajuvira localizada no município de Curiúva – PR, a partir de sua certificação como remanescente quilombola no ano de 25 pela Fundação Cultural Palmares – FCP Para realização da pesquisa, foi adotado o Método Dedutivo, que parte de estudos e concepções gerais, para compreensão de um fenômeno particular, de modo que como procedimentos metodológicos foram realizadas leituras de obras de teóricos, que discutem a questão quilombola, identidade e território, da legislação brasileira que versa sobre a temática e trabalhos de campo e entrevistas Alicerçado ainda, na perspectiva teórica - metodológica do Materialismo Histórico e Dialético, que pauta-se na ideia que os fenômenos e objetos se conectam e que tudo tudo é passível de transformação, fundamentando assim, a noção de que para se compreender a dinâmica identitária e territorial especifica da comunidade de Guajuvira, é preciso discutir sua interação socioespacial a nível municipal e estadual Sendo assim, percebeu-se que, este reconhecimento como quilombola, refletiu em vários impactos a Comunidade, especialmente no que se refere aos conflitos enfrentados pela mesma com seu entorno, especialmente os latifundiários vizinhos do grupo interessados no território ancestral, os embates intracomunidade entre os que eram a favor do processo e os contrários e também fruto da ação do poder público municipal em desarticular a iniciativa De modo que, apresentou-se a configuração de um processo identitário complexo Inicialmente de afirmação identitária, no período de reconhecimento pela FCP, pela possibilidade de acesso aos programas governamentais e ao território tradicional via regularização fundiária Porém, 14 anos depois desse reconhecimento, em virtude dos problemas enfrentados pelo grupo, apresenta-se uma configuração de negação da identidade quilombola, mesmo diante da impossibilidade de acesso a totalidade do território ancestral, em função da paralização do processo de titulação fundiária no ano de 21 e todavia existindo vários marcos socioculturais que atualmente que permeiam a vivência cotidiana da comunidade e que compõe o ser quilombola, a exemplo da forte religiosidade, relações de parentesco, forte ligação territorial, territorialidade específica, entre outros aspectosDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: The identity (re)construction of various social groups requires a concrete or imaginary support, that is, the territory In this way, the maintenance of material and symbolic cultural forms, by these groups, in these spaces, aims to express their culture, and therefore, give visibility to this identity according to their specificities In view of this relationship between territory / identity and culture, as well as other spheres of life in society, such as economic and political bias The present work aims to analyze the territorial identity of the Quilombola Community of Guajuvira located in the municipality of Curiúva - PR, from its certification as a quilombola remnant in 25 by Fundação Cultural Palmares - FCP To carry out the research, the Deductive Method was adopted, which starts from studies and general conceptions, to understand a particular phenomenon, so that as methodological procedures, readings of the works of theorists were carried out, which discuss the quilombola issue, identity and territory, brazilian legislation on the theme and fieldwork and interviews Founded still in the theoretical - methodological perspective of the Historical and Dialectical Materialism, which is guided on the idea that the phenomena and objects are connected and that everything is suitable for further transformation, thus, justifying the notion that in order to understand the dynamics of identity and territory specific of the Guajuvira community, it is necessary to discuss its socio-spatial interaction at the municipal and state level Thus, it was noticed that this recognition as quilombola, reflected in several impacts the Community, especially with regard to the conflicts faced by it with its surroundings, especially the neighboring landowners of the group interested in the ancestral territory, the intra-community clashes between the who were in favor of the process and the opposite and also the result of the action of the municipal government in dismantling the initiative In a way that, the configuration of a complex identity process was presented Initially of identity affirmation, in the period of recognition by the FCP, for the possibility of access to government programs and the traditional territory via land regularization However, 14 years after this recognition, due to the problems faced by the group, there is a configuration of denial of the quilombola identity, even in the face of the impossibility of accessing the entire ancestral territory, due to the paralysis of the land title process in the year of 21 and still, there are several socio-cultural milestones that currently permeate the daily life of the community and that make up the quilombola being, like strong religiosity, kinship relationships, strong territorial connection, specific territoriality, among other aspectsFraga, Nilson Cesar [Orientador]Mendes, João RobertoSilva, Carla Holanda daOliveira, Andressa Rodrigues Sensato2024-05-01T12:12:11Z2024-05-01T12:12:11Z2019.0008.04.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9821porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9821Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - 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