Mediação no ambiente universitário : possibilidades de implantação na Universidade Estadual de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conchon, Kellin Cris Vacari
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10156
Resumo: Resumo: O ambiente escolar de uma universidade pública pela diversidade de culturas e pluralidade de opiniões, é um universo propício para o surgimento de relações conflituosas Ainda, envolto nesse espaço, há regras, regulamentos e diretrizes impostos pelo Estado e, também, por um órgão superior e que devem ser seguidas Por vezes, essas divergências levam a questões mais complexas e, no intuito de solucionar o problema, realiza-se uma denúncia na Ouvidora, abrindo-se um Procedimento Administrativo Disciplinar, sendo que em algumas situações o litígio é materializado através da judicialização A problemática recai no fato de que, não raras vezes, não há a efetiva solução da questão que originaram os impasses, tais quais: questões como as emocionais, psicológicas, comportamentais e relacionais que, se não forem adequadamente tratadas, podem gerar maiores embates no futuro Diante disso, a hipótese do problema estaria na utilização de técnicas de mediação de conflitos, como ferramenta para a pacificação no ambiente universitário Nessa senda, perfaz alguns questionamentos pertinentes: Como seria possível transformar a mediação em uma ferramenta para a prevenção, resolução e administração de conflitos em um ambiente universitário? A mediação no contexto universitário teria o escopo de melhorar o ambiente escolar e, até mesmo, contribuir para um ambiente mais produtivo? Visando informações às indagações, a pesquisa utilizou-se do método lógico dedutivo, bibliográfico e está vinculada à área de concentração e acesso à justiça sobre a solução de conflitos atinentes a negócios jurídicos públicos e privados envolvendo interesses individuais e transindividuais
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