A ficcionalidade da narrativa em primeira pessoa
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12404 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo aborda a ficcionalidade da narrativa em primeira pessoa O ponto de partida para a reflexão empreendida aqui é a teoria elaborada por Hamburger, para quem a primeira pessoa seria fingimento, e não ficção Refletindo sobre tal teoria, adota-se aqui o conceito de ficção elaborado por Iser, mas com atenção também para outros teóricos A ficção é vista como uma espécie de jogo, em que cada obra cria suas regras de acordo com a intencionalidade do autor e as possibilidades de recepção, pelo leitor A narrativa em primeira pessoa, pelas especificidades técnicas que desenvolveu, sobretudo a partir do início do século XX, aparece como uma intensificação daqueles elementos que desvelam a natureza fictícia da obra Aborda-se, assim, o foco narrativo e o tempo como sendo, dentre esses elementos, aqueles que exibem com maior intensidade essa natureza Após uma visão sobre as teorias acerca da ficção, aborda-se a transformação operada nesse foco em direção a formas que se evidenciam como ficcionais A análise de três obras representativas da moderna literatura brasileira especifica modos diversos de o ficcional revelar-se |
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A ficcionalidade da narrativa em primeira pessoaFicção brasileiraNarrativasNassar, Raduan, - 1935 - - Criticism and interpretationLisperctor, Clarice, - 1925-1977 - - Criticism and interpretationRosa, João Guimarães, - 1908-1967 - - Criticism and interpretationBrazilian fiction - - History anResumo: O presente estudo aborda a ficcionalidade da narrativa em primeira pessoa O ponto de partida para a reflexão empreendida aqui é a teoria elaborada por Hamburger, para quem a primeira pessoa seria fingimento, e não ficção Refletindo sobre tal teoria, adota-se aqui o conceito de ficção elaborado por Iser, mas com atenção também para outros teóricos A ficção é vista como uma espécie de jogo, em que cada obra cria suas regras de acordo com a intencionalidade do autor e as possibilidades de recepção, pelo leitor A narrativa em primeira pessoa, pelas especificidades técnicas que desenvolveu, sobretudo a partir do início do século XX, aparece como uma intensificação daqueles elementos que desvelam a natureza fictícia da obra Aborda-se, assim, o foco narrativo e o tempo como sendo, dentre esses elementos, aqueles que exibem com maior intensidade essa natureza Após uma visão sobre as teorias acerca da ficção, aborda-se a transformação operada nesse foco em direção a formas que se evidenciam como ficcionais A análise de três obras representativas da moderna literatura brasileira especifica modos diversos de o ficcional revelar-seTese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This analysis focuses the fictionality of the narrative made in first person The reflection begins having as a point of departure the theory about fictionality created by Hamburger, who considers this form is not fiction, but pretense Reflecting about this theory, this study accepts the theory elaborated by Iser, but also pays attention to other theories The fiction is seen as a type of game, in that each literary work creates its own rules, according the intentionality of the author and the possibilities of reception by the lector The narrative in first person, for having developed technical specificities, mainly from the beginning of the Twentieth century, appears as an intensification of those elements that show the fictional nature of the work This analysis treats, consequently, the narrative focus and the time as being, among all elements, those that show with strongest intensity this nature After a view about the theories that define fiction, this study treats the transformation occurred in focus towards the forms that become themselves clear as fiction The analysis of three representative works of the modern Brazilian literature specifies diverse manners for the fictional work shows itselfJoanilho, André Luiz [Orientador]Cruz, Antônio Donizete daJoanilho, Mariângela Peccioli GalliCézar, Adelaide CaramuruFernandes, Frederico Augusto GarciaSilva, Edson Ribeiro da2024-05-01T13:53:44Z2024-05-01T13:53:44Z2010.0012.03.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12404porDoutoradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:37Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:37Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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