A política pública brasileira de educação integral implementada pelos governos Lula (2003/2010) : o Programa Mais Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pio, Camila Aparecida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15321
Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a política pública brasileira de educação integral, implementada pelos governos de Luiz Inácio Lula da Silva, no período de 23 a 21 Buscou-se responder à seguinte problemática: Qual a proposta dos governos Lula para a educação? Como se configura a política pública brasileira de educação integral, implementada na sua gestão? Qual a proposta do Programa Mais Educação como expressão da política pública de educação integral? Desenvolvida a partir da análise da estrutura capitalista e da conjuntura política brasileira adotada desde os anos de 199, nesta pesquisa, procura-se, especificamente, discutir a proposição de educação dos governos Lula; analisar a configuração da política pública de educação integral, implementada por seu governo; debater a proposta do Programa Mais Educação enquanto iniciativa de fomento à educação integral de crianças, jovens e adolescentes Concretizou-se esta pesquisa por meio de discussão bibliográfica e análise de documentos Para tanto, estabeleceu-se um diálogo entre autores que discutem a temática e as fontes primárias utilizadas para compreender a política de educação integral, como a Portaria Interministerial n° 17/27, o Decreto n° 783/21, a trilogia de cadernos Série Mais Educação (29) e os Manuais Operacionais de Educação Integral Os dados obtidos na pesquisa permitem compreender que a política pública de educação integral, assumida pelos governos Lula, expressa por meio do Programa Mais Educação, apresenta como gênese a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola, a partir da reinvenção do tempo e do espaço escolar em instituições de baixo IDEB e localizadas em bairros vulneráveis Percebe-se que esta política exige que a escola assuma não só a função de educar, mas de zelar pela garantia dos cuidados básicos com as crianças, jovens e adolescentes Assim, torna-se evidente que a educação nos governos Lula foi desenvolvida em articulação com as estratégias de redução da pobreza, encaminhamento que demarca, além da preocupação governamental, as exigências do sistema capitalista para a regulação social
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Desenvolvida a partir da análise da estrutura capitalista e da conjuntura política brasileira adotada desde os anos de 199, nesta pesquisa, procura-se, especificamente, discutir a proposição de educação dos governos Lula; analisar a configuração da política pública de educação integral, implementada por seu governo; debater a proposta do Programa Mais Educação enquanto iniciativa de fomento à educação integral de crianças, jovens e adolescentes Concretizou-se esta pesquisa por meio de discussão bibliográfica e análise de documentos Para tanto, estabeleceu-se um diálogo entre autores que discutem a temática e as fontes primárias utilizadas para compreender a política de educação integral, como a Portaria Interministerial n° 17/27, o Decreto n° 783/21, a trilogia de cadernos Série Mais Educação (29) e os Manuais Operacionais de Educação Integral Os dados obtidos na pesquisa permitem compreender que a política pública de educação integral, assumida pelos governos Lula, expressa por meio do Programa Mais Educação, apresenta como gênese a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola, a partir da reinvenção do tempo e do espaço escolar em instituições de baixo IDEB e localizadas em bairros vulneráveis Percebe-se que esta política exige que a escola assuma não só a função de educar, mas de zelar pela garantia dos cuidados básicos com as crianças, jovens e adolescentes Assim, torna-se evidente que a educação nos governos Lula foi desenvolvida em articulação com as estratégias de redução da pobreza, encaminhamento que demarca, além da preocupação governamental, as exigências do sistema capitalista para a regulação socialDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The objective of this research is to analyze the Brazilian public policy for full-time education implemented by Lula’s two-term administration between 23 and 21, by trying to answer the following questions: What’s Lula’s two-term administration proposal for education? How is the full-time education policy implemented by President Lula’s government designed? What’s the proposal of the Mais Educação (More Education) Program as an expression of a full-time education policy? Based on an analysis of the capitalist structure and the Brazilian political context adopted since the 199’s, this study seeks to address, more specifically, the educational proposal of the Lula’s two-term administration; to analyze the configuration of the full-time public education implemented by his government; and to discuss the Mais Educação Program proposal designed to foster full-time education to children, pre-adolescents and adolescents This study was carried out through a bibliographic review and documents analyses To do so, a dialogue between the authors who have discussed the theme and the primary sources used to understand the full-time education policy adopted by Lula such as the Interdepartamental Administrative Rule n 17/27, the Decree n 783/21, the Mais Educação Series (29) trilogy of books and the Full - Time Education Operational Manuals were discussed Research data showed that the basic principle behind the full-time education policy adopted by Lula’s two-term administration and expressed by the Mais Educação Program is the expansion of the amount of time students spend at school by reinventing school time and space at low IDEB (Basic Education Development Index) institutions located in vulnerable neighborhoods It is noted that this policy requires that the school takes up not only its educational function but also cares for the basic needs of children, pre-adolescents and adolescents Therefore, it becomes evident that education during Lula’s two-term administration was developed in articulation with other poverty reduction strategies which stresses not only the government preoccupation but also its desire to meet the demands of a capitalist system for social regulationCzernisz, Eliane Cleide da Silva [Orientador]Noma, Amélia KimikoRuiz, Maria José FerreiraPerrude, Marleide Rodrigues da SilvaPio, Camila Aparecida2024-05-01T14:47:19Z2024-05-01T14:47:19Z2014.002014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15321porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15321Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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