As narrativas de alunos do ensino médio de Londrina-PR sobre a ditadura militar brasileira (1964-1985)
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9945 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho tem como área de pesquisa as questões acerca do Ensino de História, particularmente inserido no campo das pesquisas em Educação Histórica Esta investigação tem como objetivo entender quais são as ideias de um grupo de jovens sobre o que foi o Ditadura Militar Brasileira(1964-1985), entendendo como estes lidam com narrativas divergentes sobre um mesmo período e quais justificativas utilizam para validar essas narrativas Como base teórica, utilizamos as concepções de narrativa e memorização de Jörn Rüsen (1993, 21, 212, 214), de Ensino de História de Peter Lee (21,23), de Jovens e Juventude de César (27) e Pais (1993) e também trabalhamos a Ditadura Militar e a sua memória a partir de Fico (214) e Napolitano (214) Utilizamos como metodologia as concepções de Gabriel Goyette, Michelle Lessard-Hébert e Gérald Boutin (212) sobre a investigação qualitativa Os sujeitos desta pesquisa foram 6 alunos de dois Colégios da cidade de Londrina que frequentavam o segundo e terceiro ano do Ensino Médio, sendo um Colégio central e outro localizado no centro expandido, tendo entre 15 a 2 anos de idade Para observar as ideias destes jovens foi aplicado um questionário de Estudo Exploratório, utilizando as respostas destes como referência para a categorização de suas ideias sobre o período entre 1964 a 1985 Em nossas primeiras análises percebemos que as ideias destes jovens tendem a fixar a Ditadura Militar em apenas um acontecimento, o golpe de 31 de março de 1964, sendo que os outros ressaltam questões como repressão, violência e 6ortura, caracterizando o período como de hegemonia militar, isto é, com pouca participação civil Já na questão o papel que o conceito substantivo (LEE, 21) Ditadura Militar Brasileira possui nas aulas de História, a tendência é o conceito aparecer como informação, algo que se deve aprender ou uma forma de se entender como se configura a nossa sociedade hoje No trabalho com versões divergentes, os alunos acabam adotando o ponto de vista do autor de uma das narrativas daquilo que ocorreu como válida, de forma acrítica Também perguntamos sobre quais as fontes para a aprendizagem do conteúdo, os alunos responderam que: a Internet em primeiro lugar e depois a explicação do professor e por último o livro didático A partir destes dados, e partindo das concepções de Assimilação de Pais (1993) e Memorização de Rüsen (214) julgamos que as concepções destes alunos são uma assimilação de uma memorização construída pela sociedade nas ultimas três décadas após a Ditadura Militar |
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As narrativas de alunos do ensino médio de Londrina-PR sobre a ditadura militar brasileira (1964-1985)História socialGoverno militarHistóriaSéc. 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Youngsters and Youth by César (27) and Pais (1993), we also worked the Military Dictatorship and its memory construction by Fico (214) and Napolitano (214) We used as methodology the ideas from Gabriel Goyette, Michelle Lessard-Hébert and Gérald Boutin (212) about the qualitative research The subjects were 6 students from two high-schools in Londrina – PR located in Downtown and West Area, having between 15 and 2 years old In order to observe the ideas of these youngsters a Exploratory Study questionnaire was applied and their responses were used as a reference for the categorization of the results Our first analysis concluded that the ideas tend to fix the military regime in one event, the military coup of March 31, 1964, whereas others emphasize issues such as Repression, Violence and Torture, featuring the period as Military Hegemony with little civil participation In the question about the value the substantive concept (LEE, 21) Brazilian Military Dictatorship has in History lessons, the trend is the concept appearing as information, something to be learned or a way to understand the configuration of our society today In working with different versions, students end up adopting the point of view of the author of one of the narratives of what occurred as valid, uncritically We also asked about which sources were used in learning, the students answered that: the Internet first and then the teacher's explanation and finally the textbook From these data, and based on the concepts of assimilation by Pais (1993) and narrative by Rüsen (214) it’s believed that the conceptions of these students are an assimilation of a memory built by the society on the last three decades after the Military DictatorshipCainelli, Marlene Rosa [Orientador]Alves, Ronaldo CardosoRamos, Márcia Elisa TetéÁvila, Brayan Lee Thompson2024-05-01T12:12:49Z2024-05-01T12:12:49Z2015.0030.04.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9945porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9945Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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