Características e consequências de acidentes de trânsito para motociclistas após um ano do acidente, Londrina (PR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Wosiack da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10053
Resumo: Resumo: Este estudo teve o objetivo de analisar consequências de acidentes de trânsito para motociclistas e fatores associados à alteração no desempenho das atividades laborais após um ano do acidente Trata-se de um estudo longitudinal, no qual foram identificados todos os motociclistas atendidos pelos serviços de atenção pré-hospitalar do município de Londrina, PR, e encaminhados a dois hospitais terciários do município no período de 1o de abril de 21 a 31 de março de 211, com realização de entrevista um ano após o acidente A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) foi utilizada para avaliar a funcionalidade dos motociclistas após 12 meses do acidente Foram realizadas análises descritivas e de associação, por regressão logística binária hierarquizada, entre o relato, pelos motociclistas, de alteração no desempenho das atividades laborais em decorrência do acidente (variável dependente) e as seguintes variáveis independentes: características sociodemográficas, do acidente, assistenciais e outras consequências do acidente As análises estatísticas foram realizadas usando o programa SPSS 19 Foram entrevistados 242 motociclistas após um ano da ocorrência do acidente Houve predomínio de motociclistas do sexo masculino (74,4%) e com idade inferior a 35 anos (66,1%) O tempo de internação variou de a 32 dias e 44,3% receberam alta após a internação A maior parte dos acidentes (56,6%) envolveu trajetos relacionados ao trabalho Quase 8% dos motociclistas estudados referiram ter medo de envolvimento em novo acidente Dos condutores, 26,4% deixaram de dirigir moto, especialmente por medo de se envolver em novo acidente (62,5%) e por sequelas físicas (25%) A maioria (91,3%) dos 219 motociclistas com ocupação profissional no momento do acidente relatou necessidade de afastamento do trabalho, 35,6% referiram alterações no desempenho de suas atividades laborais e 12,8% necessidade de mudança de ocupação devido ao acidente Dores constantes residuais foram relatadas pela maioria dos motociclistas entrevistados (58,3%), sendo mais acometidos os membros inferiores e superiores, segmentos que também apresentaram maior frequência de deficiências, principalmente de força muscular e de mobilidade das articulações com percentuais superiores a 3% Os 242 motociclistas apresentaram dificuldades principalmente em atividades relacionadas à “Mobilidade”, destacando-se, com prevalências próximas a 2%, as atividades “Levantar e carregar objetos” e “Andar” Em mais de 1% dos casos, os motociclistas referiram dificuldades para “Dirigir” e nas atividades relacionadas à “Recreação e lazer” Na análise de regressão logística hierarquizada, foram fatores de risco para o relato de alteração na forma de trabalhar dos motociclistas: baixa escolaridade (Odds ratio [OR]=3,42), realização de tratamento de fisioterapia (OR=3,99) e ocorrência de lesão em região de membros superiores (OR=2,45) Ser do sexo masculino foi fator de proteção para o desfecho analisado (OR=,46) A investigação das consequências dos acidentes de trânsito para os participantes do presente estudo revelou um quadro bastante preocupante de comprometimento da saúde física e emocional de muitos motociclistas, além de limitações funcionais no desempenho das atividades pessoais e profissionais
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spelling Características e consequências de acidentes de trânsito para motociclistas após um ano do acidente, Londrina (PR)MotociclistasAcidentes de trânsitoLondrina (PR)Acidentes de trânsitoComplicações e sequelasMotorcyclistsPublic healthAccidents, TrafficResumo: Este estudo teve o objetivo de analisar consequências de acidentes de trânsito para motociclistas e fatores associados à alteração no desempenho das atividades laborais após um ano do acidente Trata-se de um estudo longitudinal, no qual foram identificados todos os motociclistas atendidos pelos serviços de atenção pré-hospitalar do município de Londrina, PR, e encaminhados a dois hospitais terciários do município no período de 1o de abril de 21 a 31 de março de 211, com realização de entrevista um ano após o acidente A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) foi utilizada para avaliar a funcionalidade dos motociclistas após 12 meses do acidente Foram realizadas análises descritivas e de associação, por regressão logística binária hierarquizada, entre o relato, pelos motociclistas, de alteração no desempenho das atividades laborais em decorrência do acidente (variável dependente) e as seguintes variáveis independentes: características sociodemográficas, do acidente, assistenciais e outras consequências do acidente As análises estatísticas foram realizadas usando o programa SPSS 19 Foram entrevistados 242 motociclistas após um ano da ocorrência do acidente Houve predomínio de motociclistas do sexo masculino (74,4%) e com idade inferior a 35 anos (66,1%) O tempo de internação variou de a 32 dias e 44,3% receberam alta após a internação A maior parte dos acidentes (56,6%) envolveu trajetos relacionados ao trabalho Quase 8% dos motociclistas estudados referiram ter medo de envolvimento em novo acidente Dos condutores, 26,4% deixaram de dirigir moto, especialmente por medo de se envolver em novo acidente (62,5%) e por sequelas físicas (25%) A maioria (91,3%) dos 219 motociclistas com ocupação profissional no momento do acidente relatou necessidade de afastamento do trabalho, 35,6% referiram alterações no desempenho de suas atividades laborais e 12,8% necessidade de mudança de ocupação devido ao acidente Dores constantes residuais foram relatadas pela maioria dos motociclistas entrevistados (58,3%), sendo mais acometidos os membros inferiores e superiores, segmentos que também apresentaram maior frequência de deficiências, principalmente de força muscular e de mobilidade das articulações com percentuais superiores a 3% Os 242 motociclistas apresentaram dificuldades principalmente em atividades relacionadas à “Mobilidade”, destacando-se, com prevalências próximas a 2%, as atividades “Levantar e carregar objetos” e “Andar” Em mais de 1% dos casos, os motociclistas referiram dificuldades para “Dirigir” e nas atividades relacionadas à “Recreação e lazer” Na análise de regressão logística hierarquizada, foram fatores de risco para o relato de alteração na forma de trabalhar dos motociclistas: baixa escolaridade (Odds ratio [OR]=3,42), realização de tratamento de fisioterapia (OR=3,99) e ocorrência de lesão em região de membros superiores (OR=2,45) Ser do sexo masculino foi fator de proteção para o desfecho analisado (OR=,46) A investigação das consequências dos acidentes de trânsito para os participantes do presente estudo revelou um quadro bastante preocupante de comprometimento da saúde física e emocional de muitos motociclistas, além de limitações funcionais no desempenho das atividades pessoais e profissionaisTese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaAbstract: This study aimed to evaluate the consequences of traffic accidents for motorcyclists and factors associated to the change in performance of labor activities a year after the accident It is a longitudinal study in which all the motorcyclists who went through the pre-hospital care in the city of Londrina, PR, Brazil, and who were referred to two tertiary hospitals between April 1st, 21 and March 31, 211, were identified, with interviews carried out a year after the accident The International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) was used to evaluate motorcyclists' functioning 12 months after the accident Descriptive and association analyses were made through hierarchical binary logistic regression between the motorcyclists’ reports of impacts on labor activity performance due to the accident (dependent variable) and some independent variables: sociodemographic characteristics, besides characteristics of the accident, of the care, and other consequences of the accident The statistical analyses were carried out using the software SPSS 19 242 motorcyclists were interviewed a year after the accident There was a prevalence of male motorcyclists (744%) and below 35 years old (661%) Length of hospital admissions ranged from zero to 32 days and 443% were discharged after being hospitalized The majority of the accidents (566%) was related to work tasks Nearly 8% of the motorcyclists studied reported being afraid of having a new accident Of the riders, 264% quit riding motorcycles especially due to the fear of having a new accident (625%) and to physical sequelae (25%) Most (913%) of the 219 motorcyclists who were employed at the time of the accident reported they needed to take time out of work, 356% reported changes in labor activity performance, and 128% reported needing to switch occupations due to the accident Constant residual pains were reported by most of the motorcyclists interviewed (583%), with a higher incidence in the upper and lower limbs, segments that also had a higher frequency of disability, mainly muscle strength and joint mobility, at over 3% The 242 motorcyclists had difficulties especially in activities related to “Mobility,” particularly the activities of “Standing up and carrying objects” and “Walking,” with close to 2% prevalence In over 1% of the cases, the motorcyclists reported difficulty in “Driving” and in the activities related to “Recreation and leisure” In the hierarchical logistic regression, the following were risk factors for the reporting of changes in the way the motorcyclists work: low schooling (Odds ratio [OR]=342), physiotherapy treatment (OR=399), and lesion in the upper-limb region (OR=245) Being male was a protection factor for the outcome analyzed (OR=46) The investigation of the consequences of traffic accidents to the subjects of the study revealed a very concerning scenario of compromised physical and emotional health by many motorcyclists, besides functional limitations in the performance of personal and professional activitiesAndrade, Selma Maffei de [Orientador]Mesas, Arthur EumannCosta, Viviane de Souza PinhoTrelha, Celita SalmasoSoares, Dorotéia Fátima Pelissari de PaulaSilva, Daniela Wosiack da2024-05-01T12:13:46Z2024-05-01T12:13:46Z2014.0017.02.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10053porDoutoradoSaúde ColetivaCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10053Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - 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