A hora-atividade de professores/as de línguas em uma escola pública e as possíveis transformações por meio do laboratório de mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nilceia Bueno de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9673
Resumo: Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar, criticamente, as ações rotineiras no espaço-tempo da hora-atividade dos professores de línguas, numa escola pública do norte do Paraná, Brasil Esses professores lecionam Português como língua materna, e Inglês como língua aditional Esta pesquisa do tipo intervencionista (ENGËSTROM, 27) consiste de coleta de dados, descrição e análise de ações rotineiras no espaço-tempo mencionado, a fim de, no campo da pesquisa-ação, explorar possibilidades para os professores mudarem e promoverem a sua aprendizagem expansiva Os dados foram coletados com o auxílio de diferentes meios: um questionário respondido por professores de línguas do universo investigado (215); algumas fotografias etnográfico-descritivas tiradas durante dois meses (216); e gravação em áudio do discurso dos professores, realizada durante os encontros na hora-atividade (217) As bases teóricas que dão suporte à investigação são: o Laboratório de Mudança (VIRKKUNEN; NEWNHAM, 215), o referencial teórico-metodológico da Teoria da Atividade (ENGESTRON, 1999a, 27) e a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 21) No campo teórico-metodológico, os resultados apontam para o potencial de oficinas de intervenção como uma prática para a transformação coletiva de problemas sociais situados
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