Autenticidade em atividades de modelagem matemática : da aprendizagem para o ensino em um curso de formação de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17125 |
Resumo: | A preocupação com a autenticidade em aulas de matemática teve seu despontar com o uso de problemas com contextos artificiais para aplicar a matemática nas aulas de matemática. Desse modo, a modelagem matemática é vista como um meio para inserir essa autenticidade na sala de aula. Mas como se caracteriza essa autenticidade em atividades de modelagem matemática? Construímos nossa fundamentação teórica sobre autenticidade em atividades de modelagem matemática, modelagem matemática na educação matemática e formação do professor para desenvolver atividades de modelagem na sala de aula. Considerando que as atividades desenvolvidas se caracterizam como uma atividade de modelagem matemática, definimos atributos para conferir a autenticidade a essas atividades. Levando em consideração o arcabouço teórico em que se fundamenta a pesquisa e o objetivo de investigar como se caracteriza a autenticidade em atividades de modelagem matemática desenvolvidas em um curso de formação inicial de professores, foram desenvolvidas atividades de modelagem matemática mediante a caraterização de dois contextos: o Contexto de Aprendizagem e o Contexto de Ensino. De acordo com as análises empreendidas nessa pesquisa, a autenticidade se mostra presente em todo o desenvolvimento da atividade de modelagem, no contexto em que se dá a atividade, mas também no papel do professor, na autonomia dos estudantes, nas decisões que são tomadas, no porquê dessas decisões e o que elas influenciam. As análises das atividades desenvolvidas no Contexto de Aprendizagem mostram que a autenticidade está ligada à autonomia dos estudantes para desenvolverem a atividade, pois o maior nível de autenticidade inclui atividades de 3º momento de familiarização dos estudantes com atividades de modelagem matemática, atividades em que os estudantes de fato percorrem todas as fases de desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática. Assim, uma atividade com maior nível de autenticidade exige que os próprios modeladores se envolvam na coleta de dados, conheçam mais profundamente a situação-problema estudada, analisem para buscar e selecionar informações necessárias, quais simplificações são possíveis de se fazer sem que comprometa a autenticidade da situação do mundo real, que hipóteses considerar, para então resolver o problema, construir o modelo matemático e interpretar os resultados, com vistas também às consequências desse modelo e o que os resultados podem trazer para o mundo dentro e fora da sala de aula. |
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Autenticidade em atividades de modelagem matemática : da aprendizagem para o ensino em um curso de formação de professoresAuthenticity in mathematical modeling activities : from learning to teaching in a teacher training courseModelagem matemáticaEducação matemáticaAutenticidadeFormação de professoresAutenticidade (Filosofia)Professores - FormaçãoCiências Exatas e da Terra - MatemáticaMathematical modelingMathematical educationAuthenticityTeacher trainingAuthenticity (Philosophy)A preocupação com a autenticidade em aulas de matemática teve seu despontar com o uso de problemas com contextos artificiais para aplicar a matemática nas aulas de matemática. Desse modo, a modelagem matemática é vista como um meio para inserir essa autenticidade na sala de aula. Mas como se caracteriza essa autenticidade em atividades de modelagem matemática? Construímos nossa fundamentação teórica sobre autenticidade em atividades de modelagem matemática, modelagem matemática na educação matemática e formação do professor para desenvolver atividades de modelagem na sala de aula. Considerando que as atividades desenvolvidas se caracterizam como uma atividade de modelagem matemática, definimos atributos para conferir a autenticidade a essas atividades. Levando em consideração o arcabouço teórico em que se fundamenta a pesquisa e o objetivo de investigar como se caracteriza a autenticidade em atividades de modelagem matemática desenvolvidas em um curso de formação inicial de professores, foram desenvolvidas atividades de modelagem matemática mediante a caraterização de dois contextos: o Contexto de Aprendizagem e o Contexto de Ensino. De acordo com as análises empreendidas nessa pesquisa, a autenticidade se mostra presente em todo o desenvolvimento da atividade de modelagem, no contexto em que se dá a atividade, mas também no papel do professor, na autonomia dos estudantes, nas decisões que são tomadas, no porquê dessas decisões e o que elas influenciam. As análises das atividades desenvolvidas no Contexto de Aprendizagem mostram que a autenticidade está ligada à autonomia dos estudantes para desenvolverem a atividade, pois o maior nível de autenticidade inclui atividades de 3º momento de familiarização dos estudantes com atividades de modelagem matemática, atividades em que os estudantes de fato percorrem todas as fases de desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática. Assim, uma atividade com maior nível de autenticidade exige que os próprios modeladores se envolvam na coleta de dados, conheçam mais profundamente a situação-problema estudada, analisem para buscar e selecionar informações necessárias, quais simplificações são possíveis de se fazer sem que comprometa a autenticidade da situação do mundo real, que hipóteses considerar, para então resolver o problema, construir o modelo matemático e interpretar os resultados, com vistas também às consequências desse modelo e o que os resultados podem trazer para o mundo dentro e fora da sala de aula.The concern with authenticity in mathematics classes had its emergence with the use of problems with artificial contexts to apply mathematics in mathematics classes. In this way, mathematical modeling is seen as a means to insert this authenticity in the classroom. But how is this authenticity characterized in mathematical modeling activities? We built our theoretical foundation on authenticity in mathematical modeling activities, mathematical modeling in mathematics education and teacher training to develop modeling activities in the classroom. Considering that the activities developed are characterized as a mathematical modeling activity, we define attributes to give authenticity to these activities. Taking into account the theoretical framework on which the research is based and the objective of investigating how authenticity is characterized in mathematical modeling activities developed in an initial teacher training course, mathematical modeling activities were developed through the characterization of two contexts: the Learning Context and the Teaching Context. According to the analyzes undertaken in this research, authenticity is present throughout the development of the modeling activity, in the context in which the activity takes place, but also in the role of the teacher, in the autonomy of the students, in the decisions that are made, why these decisions and what they influence. The analysis of the activities developed in the learning context shows that authenticity is linked to the autonomy of students to develop the activity, since the highest level of authenticity includes activities of the 3rd moment of familiarization of students with mathematical modeling activities, activities in which students in fact, they go through all the development phases of a mathematical modeling activity. Thus, an activity with a higher level of authenticity requires that the modelers themselves are involved in data collection, know more deeply the problem situation studied, analyze to search and select necessary information, which simplifications are possible to do without compromising authenticity. of the real world situation, what hypotheses to consider, to then solve the problem, build the mathematical model and interpret the results, also with a view to the consequences of this model and what the results can bring to the world inside and outside the classroom.Almeida, Lourdes Maria Werle deOliveira, Andréia Maria Pereira deSousa, Bárbara Nivalda Palharini AlvimSilva, Karina Alessandra Pessoa daCarreira, Susana Paula GraçaOmodei, Letícia Barcaro Celeste2024-08-05T16:26:42Z2024-08-05T16:26:42Z2021-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17125porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina189 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-06T06:04:36Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17125Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-06T06:04:36Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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