O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11977 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem a intenção de investigar a formação de bacharéis em Física no Brasil, principalmente com relação à História, Filosofia e Sociologia da Ciência e as discussões a respeito da Natureza da Ciência Nossos referenciais teóricos são utilizados para sustentar a ideia de que o estudo da epistemologia da Física pode auxiliar docentes de Física do Ensino Superior, tanto no seu trabalho de docente quanto na sua pesquisa Além disso, defenderemos a Histórica, Filosofia e Sociologia da Ciência como forma de tornar as aulas das disciplinas do núcleo específico de formação do bacharel mais críticas e significativas, e também a necessidade dos docentes terem noções adequadas a respeito da Natureza da Ciência para que possam discutir historicamente e epistemologicamente suas disciplinas Para isso, torna-se importante conhecer as noções desses docentes com relação a Natureza da Ciência Levantamos os artigos em algumas das principais revistas científicas no Brasil acerca do assunto e também analisamos 47 cursos de Bacharelado em Física em todo o Brasil, bem como as Diretrizes Nacionais Curriculares dos Cursos de Física quanto a presença de Historia, Filosofia e Sociologia da Ciência Concluímos que os estudos são escassos e algumas grades curriculares não estão adequadas a esse aspecto Construímos um questionário para conhecer as noções de docentes das disciplinas do núcleo específico do Bacharelado em Física a respeito da Natureza da Ciência e elegemos a Análise de Conteúdo segundo Bardin (216) como nosso referencial metodológico para analisar esses dados |
id |
UEL_95bcaea6138af601391364ad8ff6f112 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11977 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciênciaBacharelado em físicaEpistemologia da físicaPesquisadoresCiênciaFilosofiaBachelor of PhysicsEpistemology of PhysicsResearch teamsPhilosophyStudy and teachingPhysicsScienceResumo: Este trabalho tem a intenção de investigar a formação de bacharéis em Física no Brasil, principalmente com relação à História, Filosofia e Sociologia da Ciência e as discussões a respeito da Natureza da Ciência Nossos referenciais teóricos são utilizados para sustentar a ideia de que o estudo da epistemologia da Física pode auxiliar docentes de Física do Ensino Superior, tanto no seu trabalho de docente quanto na sua pesquisa Além disso, defenderemos a Histórica, Filosofia e Sociologia da Ciência como forma de tornar as aulas das disciplinas do núcleo específico de formação do bacharel mais críticas e significativas, e também a necessidade dos docentes terem noções adequadas a respeito da Natureza da Ciência para que possam discutir historicamente e epistemologicamente suas disciplinas Para isso, torna-se importante conhecer as noções desses docentes com relação a Natureza da Ciência Levantamos os artigos em algumas das principais revistas científicas no Brasil acerca do assunto e também analisamos 47 cursos de Bacharelado em Física em todo o Brasil, bem como as Diretrizes Nacionais Curriculares dos Cursos de Física quanto a presença de Historia, Filosofia e Sociologia da Ciência Concluímos que os estudos são escassos e algumas grades curriculares não estão adequadas a esse aspecto Construímos um questionário para conhecer as noções de docentes das disciplinas do núcleo específico do Bacharelado em Física a respeito da Natureza da Ciência e elegemos a Análise de Conteúdo segundo Bardin (216) como nosso referencial metodológico para analisar esses dadosDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This work intends to investigate the formation of the bachelor’s degrees in Physics in Brazil, mainly with the relation History, Philosophy and Sociology of Science and discussions about the Nature of Science Our theoretical frameworks are used to support an idea that the study of the epistemology of physics can assist or teach physics in higher education both in their teaching and research work In addition, we will defend the History, Philosophy and Sociology of Science as a way of making classes in the disciplines of the specific core of bachelor's degree more critical and meaningful and also the need for teachers to have adequate notions about the Nature of Science so that they can discuss historically and epistemologically their disciplines Therefore, it is important to recognize the notions of these teachers in relation to the Nature of Science We collected the articles in some of the main scientific journals in Brazil and respected the subject and we also analyzed 47 Bachelor courses in Physics throughout Brazil, as well as the National Curricular Guidelines for Physics Courses regarding the presence of History, Philosophy and Sociology of Science, we conclude that studies are scarce and many curriculum notes are not included in this aspect We built a questionnaire to learn about the notions of professors in the disciplines of the specific core of the Bachelor of Physics regarding the Nature of Science and we chose Content Analysis according to Bardin (216) as our methodological framework to analyze these dataBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares deSilva, Marcos Rodrigues daBertogna, João Pedro Sussel2024-05-01T13:46:52Z2024-05-01T13:46:52Z2020.0021.11.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11977porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11977Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:07Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciência |
title |
O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciência |
spellingShingle |
O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciência Bertogna, João Pedro Sussel Bacharelado em física Epistemologia da física Pesquisadores Ciência Filosofia Bachelor of Physics Epistemology of Physics Research teams Philosophy Study and teaching Physics Science |
title_short |
O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciência |
title_full |
O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciência |
title_fullStr |
O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciência |
title_full_unstemmed |
O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciência |
title_sort |
O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciência |
author |
Bertogna, João Pedro Sussel |
author_facet |
Bertogna, João Pedro Sussel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador] Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de Silva, Marcos Rodrigues da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertogna, João Pedro Sussel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bacharelado em física Epistemologia da física Pesquisadores Ciência Filosofia Bachelor of Physics Epistemology of Physics Research teams Philosophy Study and teaching Physics Science |
topic |
Bacharelado em física Epistemologia da física Pesquisadores Ciência Filosofia Bachelor of Physics Epistemology of Physics Research teams Philosophy Study and teaching Physics Science |
description |
Resumo: Este trabalho tem a intenção de investigar a formação de bacharéis em Física no Brasil, principalmente com relação à História, Filosofia e Sociologia da Ciência e as discussões a respeito da Natureza da Ciência Nossos referenciais teóricos são utilizados para sustentar a ideia de que o estudo da epistemologia da Física pode auxiliar docentes de Física do Ensino Superior, tanto no seu trabalho de docente quanto na sua pesquisa Além disso, defenderemos a Histórica, Filosofia e Sociologia da Ciência como forma de tornar as aulas das disciplinas do núcleo específico de formação do bacharel mais críticas e significativas, e também a necessidade dos docentes terem noções adequadas a respeito da Natureza da Ciência para que possam discutir historicamente e epistemologicamente suas disciplinas Para isso, torna-se importante conhecer as noções desses docentes com relação a Natureza da Ciência Levantamos os artigos em algumas das principais revistas científicas no Brasil acerca do assunto e também analisamos 47 cursos de Bacharelado em Física em todo o Brasil, bem como as Diretrizes Nacionais Curriculares dos Cursos de Física quanto a presença de Historia, Filosofia e Sociologia da Ciência Concluímos que os estudos são escassos e algumas grades curriculares não estão adequadas a esse aspecto Construímos um questionário para conhecer as noções de docentes das disciplinas do núcleo específico do Bacharelado em Física a respeito da Natureza da Ciência e elegemos a Análise de Conteúdo segundo Bardin (216) como nosso referencial metodológico para analisar esses dados |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020.00 2024-05-01T13:46:52Z 2024-05-01T13:46:52Z 21.11.2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11977 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823286130900992 |