O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertogna, João Pedro Sussel
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11977
Resumo: Resumo: Este trabalho tem a intenção de investigar a formação de bacharéis em Física no Brasil, principalmente com relação à História, Filosofia e Sociologia da Ciência e as discussões a respeito da Natureza da Ciência Nossos referenciais teóricos são utilizados para sustentar a ideia de que o estudo da epistemologia da Física pode auxiliar docentes de Física do Ensino Superior, tanto no seu trabalho de docente quanto na sua pesquisa Além disso, defenderemos a Histórica, Filosofia e Sociologia da Ciência como forma de tornar as aulas das disciplinas do núcleo específico de formação do bacharel mais críticas e significativas, e também a necessidade dos docentes terem noções adequadas a respeito da Natureza da Ciência para que possam discutir historicamente e epistemologicamente suas disciplinas Para isso, torna-se importante conhecer as noções desses docentes com relação a Natureza da Ciência Levantamos os artigos em algumas das principais revistas científicas no Brasil acerca do assunto e também analisamos 47 cursos de Bacharelado em Física em todo o Brasil, bem como as Diretrizes Nacionais Curriculares dos Cursos de Física quanto a presença de Historia, Filosofia e Sociologia da Ciência Concluímos que os estudos são escassos e algumas grades curriculares não estão adequadas a esse aspecto Construímos um questionário para conhecer as noções de docentes das disciplinas do núcleo específico do Bacharelado em Física a respeito da Natureza da Ciência e elegemos a Análise de Conteúdo segundo Bardin (216) como nosso referencial metodológico para analisar esses dados
id UEL_95bcaea6138af601391364ad8ff6f112
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11977
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciênciaBacharelado em físicaEpistemologia da físicaPesquisadoresCiênciaFilosofiaBachelor of PhysicsEpistemology of PhysicsResearch teamsPhilosophyStudy and teachingPhysicsScienceResumo: Este trabalho tem a intenção de investigar a formação de bacharéis em Física no Brasil, principalmente com relação à História, Filosofia e Sociologia da Ciência e as discussões a respeito da Natureza da Ciência Nossos referenciais teóricos são utilizados para sustentar a ideia de que o estudo da epistemologia da Física pode auxiliar docentes de Física do Ensino Superior, tanto no seu trabalho de docente quanto na sua pesquisa Além disso, defenderemos a Histórica, Filosofia e Sociologia da Ciência como forma de tornar as aulas das disciplinas do núcleo específico de formação do bacharel mais críticas e significativas, e também a necessidade dos docentes terem noções adequadas a respeito da Natureza da Ciência para que possam discutir historicamente e epistemologicamente suas disciplinas Para isso, torna-se importante conhecer as noções desses docentes com relação a Natureza da Ciência Levantamos os artigos em algumas das principais revistas científicas no Brasil acerca do assunto e também analisamos 47 cursos de Bacharelado em Física em todo o Brasil, bem como as Diretrizes Nacionais Curriculares dos Cursos de Física quanto a presença de Historia, Filosofia e Sociologia da Ciência Concluímos que os estudos são escassos e algumas grades curriculares não estão adequadas a esse aspecto Construímos um questionário para conhecer as noções de docentes das disciplinas do núcleo específico do Bacharelado em Física a respeito da Natureza da Ciência e elegemos a Análise de Conteúdo segundo Bardin (216) como nosso referencial metodológico para analisar esses dadosDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This work intends to investigate the formation of the bachelor’s degrees in Physics in Brazil, mainly with the relation History, Philosophy and Sociology of Science and discussions about the Nature of Science Our theoretical frameworks are used to support an idea that the study of the epistemology of physics can assist or teach physics in higher education both in their teaching and research work In addition, we will defend the History, Philosophy and Sociology of Science as a way of making classes in the disciplines of the specific core of bachelor's degree more critical and meaningful and also the need for teachers to have adequate notions about the Nature of Science so that they can discuss historically and epistemologically their disciplines Therefore, it is important to recognize the notions of these teachers in relation to the Nature of Science We collected the articles in some of the main scientific journals in Brazil and respected the subject and we also analyzed 47 Bachelor courses in Physics throughout Brazil, as well as the National Curricular Guidelines for Physics Courses regarding the presence of History, Philosophy and Sociology of Science, we conclude that studies are scarce and many curriculum notes are not included in this aspect We built a questionnaire to learn about the notions of professors in the disciplines of the specific core of the Bachelor of Physics regarding the Nature of Science and we chose Content Analysis according to Bardin (216) as our methodological framework to analyze these dataBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares deSilva, Marcos Rodrigues daBertogna, João Pedro Sussel2024-05-01T13:46:52Z2024-05-01T13:46:52Z2020.0021.11.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11977porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11977Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:07Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciência
title O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciência
spellingShingle O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciência
Bertogna, João Pedro Sussel
Bacharelado em física
Epistemologia da física
Pesquisadores
Ciência
Filosofia
Bachelor of Physics
Epistemology of Physics
Research teams
Philosophy
Study and teaching
Physics
Science
title_short O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciência
title_full O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciência
title_fullStr O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciência
title_full_unstemmed O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciência
title_sort O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciência
author Bertogna, João Pedro Sussel
author_facet Bertogna, João Pedro Sussel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]
Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
Silva, Marcos Rodrigues da
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertogna, João Pedro Sussel
dc.subject.por.fl_str_mv Bacharelado em física
Epistemologia da física
Pesquisadores
Ciência
Filosofia
Bachelor of Physics
Epistemology of Physics
Research teams
Philosophy
Study and teaching
Physics
Science
topic Bacharelado em física
Epistemologia da física
Pesquisadores
Ciência
Filosofia
Bachelor of Physics
Epistemology of Physics
Research teams
Philosophy
Study and teaching
Physics
Science
description Resumo: Este trabalho tem a intenção de investigar a formação de bacharéis em Física no Brasil, principalmente com relação à História, Filosofia e Sociologia da Ciência e as discussões a respeito da Natureza da Ciência Nossos referenciais teóricos são utilizados para sustentar a ideia de que o estudo da epistemologia da Física pode auxiliar docentes de Física do Ensino Superior, tanto no seu trabalho de docente quanto na sua pesquisa Além disso, defenderemos a Histórica, Filosofia e Sociologia da Ciência como forma de tornar as aulas das disciplinas do núcleo específico de formação do bacharel mais críticas e significativas, e também a necessidade dos docentes terem noções adequadas a respeito da Natureza da Ciência para que possam discutir historicamente e epistemologicamente suas disciplinas Para isso, torna-se importante conhecer as noções desses docentes com relação a Natureza da Ciência Levantamos os artigos em algumas das principais revistas científicas no Brasil acerca do assunto e também analisamos 47 cursos de Bacharelado em Física em todo o Brasil, bem como as Diretrizes Nacionais Curriculares dos Cursos de Física quanto a presença de Historia, Filosofia e Sociologia da Ciência Concluímos que os estudos são escassos e algumas grades curriculares não estão adequadas a esse aspecto Construímos um questionário para conhecer as noções de docentes das disciplinas do núcleo específico do Bacharelado em Física a respeito da Natureza da Ciência e elegemos a Análise de Conteúdo segundo Bardin (216) como nosso referencial metodológico para analisar esses dados
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2020.00
2024-05-01T13:46:52Z
2024-05-01T13:46:52Z
21.11.2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11977
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823286130900992