Efeito agudo da estimulação transcraniana por corrente contínua sobre sintomas motores e não motores em pacientes com Parkinson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento Neto, Luiz Inácio do
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8394
Resumo: Resumo: A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) tem sido amplamente utilizada na tentativa de melhorar os sintomas da Doença de Parkinson (DP) Contudo, tem apresentado dados conflitantes Na presente tese, objetivou-se (A) verificar a eficácia da ETCC anódica aguda do Córtex Pré-frontal Dorsolateral esquerdo (CPFDLE) sobre os sintomas não motores e sua consequente influência nos sintomas motores em pacientes com DP e (B) comparar os efeitos da ETCC anódica aguda do CPFDLE versus Córtex Pré-frontal Ventro Medial (CPFVM) sobre os sintomas motores e não motores em pacientes com DP Realizamos um estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo (sham), onde as funções motoras e não motoras foram avaliadas antes e após a estimulação usando o teste Timed Up and Go, análise de marcha por vídeo, Trail Making Test (TMT), teste de fluência verbal, teste de cores de Stroop e potencial relacionado a eventos (ERP) No primeiro estudo 2 indivíduos foram submetidos aleatoriamente a duas sessões de estimulação (uma anódica e uma sham) A corrente foi aplicada no CPFDLE por 2 minutos a 2 mA Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes apenas no teste de Fluência Verbal em favor do grupo que recebeu estimulação anódica Apesar de ambos os grupos terem revelado um tempo de reação melhorado nas fases congruente, incongruente e tempo total do teste de cores de Stroop, um efeito maior foi observado no grupo que recebeu estimulação real Não foram observadas diferenças nos aspectos motores Os resultados confirmam que melhorias nos testes cognitivos são possíveis após uma única sessão de estimulação CPFDLE Posteriormente, no segundo estudo, 4 indivíduos foram alocados aleatoriamente em dois grupos com diferentes montagens de ETCC e submetidos a duas sessões de estimulação (uma anódica e uma sham) A corrente foi aplicada sobre o CPFDLE ou CPFVM por 2 minutos a 2 mA Os principais achados mostraram efeito significativo da ETCC anódica sobre o CPFDLE apenas no desempenho cognitivo, evidenciado no desempenho do teste de fluência verbal (P=,1) com tamanho de efeito moderado Não houve alteração na função motora, aspectos motivacionais e ERP (N45) em nenhuma das montagens da ETCC Conclusão: ETCC anódica direcionada ao CPFDLE é eficaz para melhorar os aspectos cognitivos em pacientes com DP evidenciado pelo melhor desempenho apresentado no teste de fluência verbal após ETCC anódica, contudo, sem efeito sobre aspectos motores, motivacionais ou N45 A ETCC anódica aguda sobre CPFVM não apresenta efeito significativos sobre aspectos motores e não motores em indivíduos com DP
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: Transcranial direct current stimulation (tDCS) has been widely used to improve symptoms of Parkinson's disease (PD) However, it has presented conflicting data In the present thesis, the objectives were (A) to analyze the effects of acute anodal tDCS over the dorsolateral prefrontal cortex (DLPFC) on non-motor symptoms and their consequent influence on motor symptoms in individuals with PD and (B) compare the acute effects of anodal tDCS over (DLPFC) versus ventromedial prefrontal cortex (VMPFC) on the motor and non-motor symptoms in patients with PD Was conducted a double-blind, randomized, placebo-controlled study, where motor and non-motor functions were assessed before and after stimulation using the Timed Up and Go test, video gait analysis, Trail Making Test (TMT), verbal fluency, Stroop color test and event-related potential (ERP) In the first study, 2 individuals were randomly submitted to two tDCS sessions (one anodic and one sham) The current was applied over the DLPFC for 2 minutes at 2 mA Statistically significant differences were found only in the Verbal Fluency test in favor of the group that received anodic stimulation Although both groups showed an improved reaction time in the congruent, incongruent phases and total time of the Stroop color test, a greater effect was observed in the group that received anodic tDCS No differences were observed in motor aspects The results confirm that improvements in cognitive tasks are possible after a single session of tDCS over DLPFC Subsequently, in the second study, 4 individuals were randomly allocated to two groups with different tDCS montages and submitted to two stimulation sessions (one anodic and one sham) Anodal tDCS was applied over the DLPFC and VMPFC for 2 minutes at 2 mA The main findings showed a significant effect only of anodal tDCS over DLPFC on cognitive performance, evidenced in the performance of the verbal fluency test (P = 1) with moderate effect size There was no change in motor function, motivational aspects and ERP (N45) for any tDCS montage Conclusion: anodal tDCS targeting the DLPFC is effective to improving cognitive aspects in in individuals with PD evidenced by the better performance presented in the verbal fluency test after anodal tDCS, however, without effect on motor, motivational aspects or N45 Acute anodal tDCS over DLPFC improves cognitive aspects in individuals with PD, but without repercussions on the motor and motivational aspects or N45 Acute anodic tDCS over CPFVM has no significant effect on motor and non-motor aspects in individuals with PDOkano, Alexandre Hideki [Orientador]Almeida Junior, Ademar Avelar deTeixeira, Denilson de CastroMorya, EdgardBaptista, Abrahão FontesSantos, Suhaila Smaili [Coorientadora]Nascimento Neto, Luiz Inácio do2024-05-01T11:33:24Z2024-05-01T11:33:24Z2020.0026.08.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8394porDoutoradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8394Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - 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