Pedagogizados por um mundo steampunk : uma análise cultural educacional por meio do filme As loucas aventuras de James West

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bialetzki, Ana Carolina Arenhardt Tomaz
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15045
Resumo: Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo analisar e problematizar as produções no sentido em que pedagogizam os sujeitos para um mundo steampunk e para isso, como material de análise, foi escolhido o filme As Loucas Aventuras de James West (1999) Com base na vertente dos estudos culturais, considera-se que produtos midiáticos, como filmes, ensinam determinados modos de ser, estar e fazer, na relação aberta entre obra e espectador No movimento inverso ao da produção cinematográfica, a escolha das cenas se deu identificando os sentidos que o filme produziu na pesquisadora, dentre os quais se destacou o conceito steampunk, que se tornou a ferramenta teórica da análise feita aqui O steampunk coloca sobrasura diferentes conceitos e preconceitos que fluem por entre os grupos culturais, provocando pensamentos a respeito das informações que nos interceptam, das apropriações que fazemos, do que nos constituímos como participantes de uma geração profundamente afetada pela interrelação com os avanços tecnológicos e científicos Deste modo, no processo de apropriação, entre lutas e desconfianças, em meio a processos de resistência, construímos/endereçamos de maneira negociada o significado de ciência, de homem, de máquina, conceitos que nos ensinam sobre um mundo steampunk, no qual relações de criação e interação formam um novo espaço Por tais possibilidades entendemos que o material analisado pedagogiza e estabiliza modos de se viver e aceitar uma nova posição do homem, que já não é natureza em sua totalidade, que hibridizado se tornou ciborgue Podemos, assim, apreender que o ato de assistir é um modo de apropriação e mediação cultural, de apropriação, pois nessa troca contrariam-se efeitos de homogeneização do cinema com relação ao grupo de espectadores que se pretende atingir Encontramos neste trabalho subsídios para conjecturar que a educação pode ocorrer em diversos espaços da sociedade contemporânea, sendo a escola apenas um deles Interpelados por filmes, propagandas, pela televisão, estamos a todo o momento sendo endereçados, particularmente neste caso, ensinados para a vida em uma sociedade tecnicista, uma vida steampunk
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This dissertation has an objective of analyzing and problematizing the production in a way that teaches about or, that "pedagogys" the subjects of steampunk's world, for this analysis the chosen material was the movie Wild Wild West (1999) Grounded on cultural studies we believe media products, as movies, teach certain ways of being, feeling and acting, in an open relationship between the work and the viewer In the opposite movement of movie production, the choice of the scenes occurred identifying the senses that the movie produced on the researcher, among these stands out steampunk concept that became the theoretical analysis tool here The steampunk a theoretical tool that puts under-erasure different concepts and prejudices that flow through the cultural groups, teasing us to think about information we intercept, appropriations we make, that constitute ourselves as participants in a generation affected by interrelations with technological and scientific advances Thus, in the process of appropriation, between fights and mistrust amid resistance processes built/address in a negotiated manner the meaning of science, man, machine, concepts that teach us about a world where stempunk creation and interaction relations form a new space For these possibilities we understand that the material analyzed pedagogization and stabilizes ways to live and to accept a new position of man, it is no longer nature in its entirety, which hybridized became cyborg We can thus learn that the act of watching is a mode of appropriation and cultural mediation, of ownership, as in this Exchange contradict homogenizing effects of cinema in relation to the Group of spectators to be achieved We Found this job subsidies to conjecture that education can occur in several different spaces of contemporary society, being the school just one of them Challenged by movies, television advertisements, we are all now being addressed, particularly in this case taught to life in a technical society, a life steampunkOliveira, Moisés Alves de [Orientador]Carvalho, Marcelo dePegoraro, ÉverlyBialetzki, Ana Carolina Arenhardt Tomaz2024-05-01T14:44:37Z2024-05-01T14:44:37Z2016.0013.05.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15045porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:37Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15045Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:37Repositório Institucional da UEL - 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