Transtorno bipolar infantil e/ou adolescente : revisão sistemática de estudos empíricos de intervenções psicossociais
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13527 |
Resumo: | Resumo: O transtorno bipolar (TB) é considerado pela Psiquiatria como um transtorno mental que apresenta um quadro grave, crônico, recorrente e incapacitante e que representa um grande problema de saúde É caracterizado por dois tipos de condições: (a) mania e (b) depressão Tais sintomas influenciam significativamente a vida dos indivíduos diagnosticados com TB, tanto na apresentação sintomática, ou quando submetidos às estratégias de tratamento O diagnóstico do TB é feito por meio do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) e pela Classificação Internacional de Doenças (CID) O transtorno bipolar em crianças e/ou adolescentes (TBIA) é foco crescente de interesse e de investigação por pesquisadores, uma vez que tem sido constatada a presença de sintomas de TB na infância Embora literatura apresente controvérsias sobre o diagnóstico e tratamento para o TBIA, estratégias de intervenções farmacológicas e psicossociais estão sendo desenvolvidas Os objetivos deste estudo são os de identificar e analisar intervenções psicossociais para tratar o TBIA Para isso, foi realizada uma revisão de pesquisas empíricas para o tratamento do TBIA, publicadas entre 1999 e 211 Um total de 18 artigos que atenderam aos critérios de inclusão foram selecionados e analisados de acordo com as seguintes categorias: (a) informações básicas dos artigos; (b) método, (c) temas abordados e (d) resultados obtidos com a intervenção Os resultados da intervenção evidenciam que a maioria dos estudos (16), atenderam aos critérios científicos de validade e confiabilidade por meio de delineamentos experimentais ou quase-experimentais Constatou-se a ausência de uma medida de avaliação desenvolvida especificamente para o transtorno na infância e adolescência Autores pontuaram a limitação do DSM e CID para diagnosticar o TBIA uma vez que os critérios presentes nestes manuais estão direcionados a idade adulta Ao mesmo tempo afirmam haver diferença na manifestação do transtorno relacionada ao desenvolvimento do indivíduo A principal estratégia de intervenção utilizada no tratamento do TBIA foi a psicoeducacional Os temas abordados relacionaram-se à adesão ao tratamento medicamentoso, treino em resolução de problemas e hábitos saudáveis Pelo fato de esta ser uma área de investigação científica recente, os resultados desta revisão fornecem um panorama geral sobre pesquisas de intervenção para tratar o TBIA, bem como, suas limitações e benefícios Tais resultados poderão ser utilizados por pesquisadores e profissionais da área como meio de informação e atualização sobre a produção científica deste transtorno na infância e adolescência |
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Transtorno bipolar infantil e/ou adolescente : revisão sistemática de estudos empíricos de intervenções psicossociaisTranstorno bipolarCriançasTranstorno bipolarAdolescênciaTranstorno bipolarMental illnessDiagnosisBipolar disordersTreatmentBipolar disorders - ChildrenBipolar disordersAdolescentsResumo: O transtorno bipolar (TB) é considerado pela Psiquiatria como um transtorno mental que apresenta um quadro grave, crônico, recorrente e incapacitante e que representa um grande problema de saúde É caracterizado por dois tipos de condições: (a) mania e (b) depressão Tais sintomas influenciam significativamente a vida dos indivíduos diagnosticados com TB, tanto na apresentação sintomática, ou quando submetidos às estratégias de tratamento O diagnóstico do TB é feito por meio do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) e pela Classificação Internacional de Doenças (CID) O transtorno bipolar em crianças e/ou adolescentes (TBIA) é foco crescente de interesse e de investigação por pesquisadores, uma vez que tem sido constatada a presença de sintomas de TB na infância Embora literatura apresente controvérsias sobre o diagnóstico e tratamento para o TBIA, estratégias de intervenções farmacológicas e psicossociais estão sendo desenvolvidas Os objetivos deste estudo são os de identificar e analisar intervenções psicossociais para tratar o TBIA Para isso, foi realizada uma revisão de pesquisas empíricas para o tratamento do TBIA, publicadas entre 1999 e 211 Um total de 18 artigos que atenderam aos critérios de inclusão foram selecionados e analisados de acordo com as seguintes categorias: (a) informações básicas dos artigos; (b) método, (c) temas abordados e (d) resultados obtidos com a intervenção Os resultados da intervenção evidenciam que a maioria dos estudos (16), atenderam aos critérios científicos de validade e confiabilidade por meio de delineamentos experimentais ou quase-experimentais Constatou-se a ausência de uma medida de avaliação desenvolvida especificamente para o transtorno na infância e adolescência Autores pontuaram a limitação do DSM e CID para diagnosticar o TBIA uma vez que os critérios presentes nestes manuais estão direcionados a idade adulta Ao mesmo tempo afirmam haver diferença na manifestação do transtorno relacionada ao desenvolvimento do indivíduo A principal estratégia de intervenção utilizada no tratamento do TBIA foi a psicoeducacional Os temas abordados relacionaram-se à adesão ao tratamento medicamentoso, treino em resolução de problemas e hábitos saudáveis Pelo fato de esta ser uma área de investigação científica recente, os resultados desta revisão fornecem um panorama geral sobre pesquisas de intervenção para tratar o TBIA, bem como, suas limitações e benefícios Tais resultados poderão ser utilizados por pesquisadores e profissionais da área como meio de informação e atualização sobre a produção científica deste transtorno na infância e adolescênciaDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do CorpamentoAbstract: Bipolar disorder (BD) is considered by psychiatry as a mental illness that presents as a severe, chronic, recurrent and disabling disorder and is a major health problem It is characterized by two types of conditions: (a) mania and (b) depression The diagnosis of BD is made by the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) and through the International Classification of Diseases (CID) Bipolar disorder in children and / or adolescents (CABD) is a growing focus of interest and research of researchers, since the presence of symptoms of childhood BD has bein found Although literature present controversies about diagnosis and treatment for CABD, strategies of pharmacological and psychosocial interventions are being developed The objectives of this study are to identify and analyze psychosocial interventions to treat CABD For this reason a review of empirical research for the treatment of CABD published between 1999 and 211 Was done a total of 18 articles that met the inclusion criteria were selected and analyzed according to the following categories: (a) basic information of the articles, (b) method, (c) themes and (d) results obtained with the intervention The results of this review show that in most studies (16) met the criteria for scientific validity and reliability by means of experimental designs or quasi-experimental It was noted the absence of an evaluation measure developed specifically for the disorder in childhood and adolescence Authors mentioned the limitation of the DSM and CID to diagnose CABD since the criteria contained in these manuals were directed to adulthood At the same time they say there was difference in the manifestation of the disorder related to the development of the individual The main strategy of intervention used to treat CABD was the psychoeducational Themes related to adherence of treatment, training in problem solving and healthy habits Because this is an area of recent scientific research the results of this review provide an overview about intervention research to treat CABD, as well as their limitations and benefits Such results may be used by researchers and practitioners as means of information and update on the scientific production of this disorder in childhood and adolescenceGon, Márcia Cristina Caserta [Orientador]Corchs, Felipe D’Alessandro FerreiraFornazari, Silvia AparecidaMoraes, Renata Garcia de Almeida2024-05-01T14:15:50Z2024-05-01T14:15:50Z2012.0016.04.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13527porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:04Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:04Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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