Aprendizagem(ns) para mudar totalidade(s) : uma experiência de formação colaborativa de professores(as) de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marta Gresechen Paiter Luzia de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13947
Resumo: Resumo: Este trabalho objetiva investigar uma rede de práticas de Formação Inicial e Contínua de Professores(as) de Língua Inglesa desenvolvida no “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência” – PIBID, na Universidade Estadual de Londrina (UEL) A partir do modelo de Formação Colaborativa proposto no subprojeto de Letras Estrangeiras Modernas/Inglês, contemplado pelo Edital Nº 2/29 Capes/DEB (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ Diretoria de Educação Básica Presencial), pretendo analisar as características sócio-discursivas que ativam e/ou inibem possibilidades de aprendizagem(ns) de professores(as) em desenvolvimento entrelaçadas a seus (re)posicionamentos sociais Para isso, a metodologia analítica, ou seja, os processos de reflexões conceituais acerca das unidades dialéticas de significado/sentido para a formação de categorias de análise estão alicerçados nos estudos da Análise de Discurso Crítica (ADC) (FAIRCLOUGH, 21, 23, 24; HALLIDAY, 1994; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 1999; 24; van LEEUWEN, 28; WODAK; KRZYZANOWSKI, 28; van DIJK, 21) e em concepções de metáforas conceituais (LAKOFF; JOHNSON, 198) Os pressupostos teórico-filosófico-metodológicos norteadores deste estudo baseiam-se na teoria Sócio-Histórico-Cultural (SCH) (VYGOTSKY, 1934/1962; 1974; 1978; 1989) e em uma perspectiva dialógica e enunciativa da lingua(gem), fundamentada nos estudos bakhtinianos (BAKHTIN, 1997; 26) Os dados analisados foram coletados no período de maio a dezembro de 21, por meio de gravações em áudio dos Grupos de Estudos (GE), dos quais participaram 1 professora-pesquisadora, 1 professora-formadora-coordenadora, 1 professora-colaboradora e 9 professores(as)-novatos(as) Por meio da análise desenvolvida, faz-se possível dizer que os modos de ação e (inter)ação entre os(as) participantes do PIBID abriram possibilidades de aprendizagem(ns) com o outro, tanto explicitamente, pelo questionamento/contestamento, da voz autoritária/hegemônica, expresso no grupo, quanto de forma tácita, pelas materializações de mudanças sócio-discursivas, engendradas pela incorporação do enunciar do outro, nos processos representativos e identificativos, nos momentos em que se falava sobre os atores/atrizes sociais ‘alunos(as)’ Esta investigação visa possibilitar que contribuições sejam levadas a outras propostas de Formação Colaborativa Inicial e Contínua de Professores(as), não para prescrever modos de ser, pensar e/ou agir no mundo social, mas para (re)pensar a (re)criação de possibilidades de produção conjunta/colaborativa de conhecimento(s) e de aprendizagem(s)/desenvolvimento(s)/transformação(s) com o outro, com vistas à construção de espaços que visem à (re)criação (inter)subjetiva e à internalização de atividades humanas potencialmente transformadoras de totalidade(s) e promotoras de desenvolvimento humano/profissional
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spelling Aprendizagem(ns) para mudar totalidade(s) : uma experiência de formação colaborativa de professores(as) de língua inglesaLíngua inglesaFormação de professoresPrática de ensinoEnglish languageEnglish languageStudy and teachingTeacher trainingResumo: Este trabalho objetiva investigar uma rede de práticas de Formação Inicial e Contínua de Professores(as) de Língua Inglesa desenvolvida no “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência” – PIBID, na Universidade Estadual de Londrina (UEL) A partir do modelo de Formação Colaborativa proposto no subprojeto de Letras Estrangeiras Modernas/Inglês, contemplado pelo Edital Nº 2/29 Capes/DEB (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ Diretoria de Educação Básica Presencial), pretendo analisar as características sócio-discursivas que ativam e/ou inibem possibilidades de aprendizagem(ns) de professores(as) em desenvolvimento entrelaçadas a seus (re)posicionamentos sociais Para isso, a metodologia analítica, ou seja, os processos de reflexões conceituais acerca das unidades dialéticas de significado/sentido para a formação de categorias de análise estão alicerçados nos estudos da Análise de Discurso Crítica (ADC) (FAIRCLOUGH, 21, 23, 24; HALLIDAY, 1994; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 1999; 24; van LEEUWEN, 28; WODAK; KRZYZANOWSKI, 28; van DIJK, 21) e em concepções de metáforas conceituais (LAKOFF; JOHNSON, 198) Os pressupostos teórico-filosófico-metodológicos norteadores deste estudo baseiam-se na teoria Sócio-Histórico-Cultural (SCH) (VYGOTSKY, 1934/1962; 1974; 1978; 1989) e em uma perspectiva dialógica e enunciativa da lingua(gem), fundamentada nos estudos bakhtinianos (BAKHTIN, 1997; 26) Os dados analisados foram coletados no período de maio a dezembro de 21, por meio de gravações em áudio dos Grupos de Estudos (GE), dos quais participaram 1 professora-pesquisadora, 1 professora-formadora-coordenadora, 1 professora-colaboradora e 9 professores(as)-novatos(as) Por meio da análise desenvolvida, faz-se possível dizer que os modos de ação e (inter)ação entre os(as) participantes do PIBID abriram possibilidades de aprendizagem(ns) com o outro, tanto explicitamente, pelo questionamento/contestamento, da voz autoritária/hegemônica, expresso no grupo, quanto de forma tácita, pelas materializações de mudanças sócio-discursivas, engendradas pela incorporação do enunciar do outro, nos processos representativos e identificativos, nos momentos em que se falava sobre os atores/atrizes sociais ‘alunos(as)’ Esta investigação visa possibilitar que contribuições sejam levadas a outras propostas de Formação Colaborativa Inicial e Contínua de Professores(as), não para prescrever modos de ser, pensar e/ou agir no mundo social, mas para (re)pensar a (re)criação de possibilidades de produção conjunta/colaborativa de conhecimento(s) e de aprendizagem(s)/desenvolvimento(s)/transformação(s) com o outro, com vistas à construção de espaços que visem à (re)criação (inter)subjetiva e à internalização de atividades humanas potencialmente transformadoras de totalidade(s) e promotoras de desenvolvimento humano/profissionalDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciencias Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This research investigates a network of practices of Initial and Continuing English Teacher Education developed in the Institutional Scholarship Program for New Teachers (male and female) (Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID), in the State University of Londrina (Universidade Estadual de Londrina – UEL) I intend to analyse the socio-discursive characteristics that enable/constrain teachers (male and female) in development possibilities of learning(s), intertwined with their social repositionings based on the model of Collaborative Education present in the Modern Foreign Languages Graduation Course (Letras Estrangeiras Modernas – LEM) subproject proposal, submitted by the Public Notice Nº 2/29 Capes/DEB – Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel / Traditional Basic Education Management (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ Diretoria de Educação Básica Presencial) In order to do that, the analytical methodology, that is to say, the processes of conceptual reflexions about the significance/meaning dialectic units for the formation of analytical categories, lays the foundation of the studies on Critical Discourse Analysis (CDA) (FAIRCLOUGH, 21, 23, 24; HALLIDAY, 1994; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 1999, 24; van LEEUWEN, 28; WODAK; KRZYZANOWSKI, 28; van DIJK, 21) and on conceptions of metaphorical concepts (LAKOFF; JOHNSON, 198) The study is rooted in the Cultural-Historical Theory (VYGOTSKY, 1934/1962; 1974; 1978; 1989) and in a dialogical and enunciative language perspective, grounded on the bakhtinian studies (BAKHTIN, 1997; 26) The data were collected, between May 4th, 21 and December 7th, 21, by means of audio recordings of the Study Groups (SG), from which 1 researcher-teacher (female), 1 coordinator-educator-teacher (female), 1 collaborative-teacher (female) and 9 new-teachers (male and female) participated Throught the developed analyses, it is possible to say that the ways of action and (inter)action among the PIBID participants opened possibilities of learning(s) with the other, both explicitly, by the questioning/objection, in relation to the authoritarian/hegemonic discourse, expressed within the group, as in a tacit way, by the materializations of socio-discoursive changes, engendered by the incorporation of the other´s enunciation, within the representational and identificational processes, in the moments when the group talked about students (male or female) This investigation aims to enable contributions to be made to other Initial and Continuing English Teacher Education proposals, not to prescribe ways of being, thinking and/or acting, but to (re)think the (re)creation of opportunities for joint/collaborative production of knowledge and learning(s)/development(s)/transformation(s) with the other, with a view to build spaces that seek the (inter)subjective (re)creation and the internalization of potencially transformative human activities of totality(s), that promote human/professional/personal developmentMateus, Elaine Fernandes [Orientador]Gimenez, Telma NunesSilva, Kleber Aparecido daSouza, Marta Gresechen Paiter Luzia de2024-05-01T14:21:34Z2024-05-01T14:21:34Z2013.0019.04.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13947porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13947Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:01Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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