Percepção dos gerentes sobre a educação permanente em saúde e sua prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rosilene Aparecida
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12764
Resumo: Resumo: O Sistema Único de Saúde (SUS), após 23 anos de sua implantação, apresenta um inegável avanço na universalização da assistência e organização do sistema, porém o modelo assistencial, ainda predominante, caracteriza-se pela prática de ações fragmentadas, centralizadas em atos médicos, intensa medicalização e com predomínio de ações curativas, dificultando o alcance das diretrizes do sistema de saúde A Política de Educação Permanente em Saúde (EPS), instituída pelo Ministério da Saúde (MS), é reconhecida como uma estratégia de transformação destas práticas de saúde A Educação Permanente baseia-se na aprendizagem significativa e desenvolve-se a partir dos problemas diários que ocorrem no local da atuação profissional, levando em consideração os conhecimentos e as experiências pré-existentes da equipe Dada à relevância da estratégia, como propulsora em produzir mudanças no processo de trabalho, este estudo teve como objetivo realizar o levantamento da percepção de profissionais que vivenciaram a estratégia da EPS, no nível local, em uma Secretaria de Saúde, no período de 25 e 26, em um município de médio porte do estado do Paraná Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa que se utilizou do processo de entrevistas individuais gravadas e com perguntas norteadoras, realizadas com nove profissionais no período de outubro de 29 a abril de 21 O número de entrevistas foi definido por meio do método de saturação de dados e coincidência de informações A sistematização de dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo de Bardin Dos resultados, emergiram três categorias de análise: 1) Concepção dos profissionais entrevistados sobre educação permanente em saúde, 2) Percepção do caminho vivenciado pelos profissionais gerentes e 3) Efeitos na prática gerencial e na prática do cuidado A primeira categoria traz referências de pressupostos sobre EPS, feitas pelos profissionais Na segunda categoria emergiram duas subcategorias: a primeira chamada de: Resistências, tensões e ruídos no processo, onde os profissionais identificaram as tensões na gestão do cotidiano e a outra chamada de: O apoio como sustentação e fortalecimento do processo, onde os gerentes caracterizaram o tipo de ajuda para a condução do processo de EPS local E por último a categoria: Efeitos na prática gerencial e na prática do cuidado, que teve duas subcategorias de análise: a prática gerencial, mostrando as possibilidade de desenvolvimento desta prática e a subcategoria prática do cuidado, identificando efeitos neste campo Considerando as dificuldades para gerar mudanças nas práticas é preciso dar suporte, apoio, aos processos coletivos, estimular a capacidade dos trabalhadores para entender o mundo do trabalho o que possibilita mudanças na gestão local
id UEL_9754322d20a858023b9ad1f933f3dc46
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12764
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Percepção dos gerentes sobre a educação permanente em saúde e sua práticaEducação sanitáriaSaúde públicaEducação permanentePolítica de saúdeHealth educationPermanent educationHealth, PublicResumo: O Sistema Único de Saúde (SUS), após 23 anos de sua implantação, apresenta um inegável avanço na universalização da assistência e organização do sistema, porém o modelo assistencial, ainda predominante, caracteriza-se pela prática de ações fragmentadas, centralizadas em atos médicos, intensa medicalização e com predomínio de ações curativas, dificultando o alcance das diretrizes do sistema de saúde A Política de Educação Permanente em Saúde (EPS), instituída pelo Ministério da Saúde (MS), é reconhecida como uma estratégia de transformação destas práticas de saúde A Educação Permanente baseia-se na aprendizagem significativa e desenvolve-se a partir dos problemas diários que ocorrem no local da atuação profissional, levando em consideração os conhecimentos e as experiências pré-existentes da equipe Dada à relevância da estratégia, como propulsora em produzir mudanças no processo de trabalho, este estudo teve como objetivo realizar o levantamento da percepção de profissionais que vivenciaram a estratégia da EPS, no nível local, em uma Secretaria de Saúde, no período de 25 e 26, em um município de médio porte do estado do Paraná Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa que se utilizou do processo de entrevistas individuais gravadas e com perguntas norteadoras, realizadas com nove profissionais no período de outubro de 29 a abril de 21 O número de entrevistas foi definido por meio do método de saturação de dados e coincidência de informações A sistematização de dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo de Bardin Dos resultados, emergiram três categorias de análise: 1) Concepção dos profissionais entrevistados sobre educação permanente em saúde, 2) Percepção do caminho vivenciado pelos profissionais gerentes e 3) Efeitos na prática gerencial e na prática do cuidado A primeira categoria traz referências de pressupostos sobre EPS, feitas pelos profissionais Na segunda categoria emergiram duas subcategorias: a primeira chamada de: Resistências, tensões e ruídos no processo, onde os profissionais identificaram as tensões na gestão do cotidiano e a outra chamada de: O apoio como sustentação e fortalecimento do processo, onde os gerentes caracterizaram o tipo de ajuda para a condução do processo de EPS local E por último a categoria: Efeitos na prática gerencial e na prática do cuidado, que teve duas subcategorias de análise: a prática gerencial, mostrando as possibilidade de desenvolvimento desta prática e a subcategoria prática do cuidado, identificando efeitos neste campo Considerando as dificuldades para gerar mudanças nas práticas é preciso dar suporte, apoio, aos processos coletivos, estimular a capacidade dos trabalhadores para entender o mundo do trabalho o que possibilita mudanças na gestão localDissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de SaúdeAbstract: The Unified Health System, in Portuguese, Sistema Único de Saúde (SUS) after 23 years of its implementation presents an indubitable advance on universalization of assistance and health system organization However, the prevalent assistance model is characterized by fragmentary actions centered on medical acts, intense medicalization and curative actions that difficults the reach of health system (SUS) The Permanent Education Policy in Health, in Portuguese, Política de Educação Permanente em Saúde (EPS) created by Ministry of Health is recognized as a transformation strategy for these health practices Permanent Education is based on significative learning and develops from daily problems happening on the field, taking into consideration previous team knowledge and experiences Such strategy has proved its significance for producing changes on the working process This study had the goal to investigate the perception of professionals that implemented EPS strategy on local level, in a Secretary of Health from 25 and 26 located in a medium size Parana city The study has a qualitative approach, utilizing recorded individual interviews, with guiding questions, on nine health professionals from October 29 to April 21 The number of interviews was defined by data saturation and coincidental information method Data systematization was made through Bardin’s Content Analysis technique Three categories of analysis emerged from the results: 1) the idea of Permanent Education in Health as viewed by the professionals enterviewed, 2) the process lived by managers during EPS and3) Effects on managing practice and care practice The first category brings assumptions about EPS made by these professionals From the second category two sub-categories emerged: the first one called Resistances, tensions and noises on the process, where professionals identified the difficulties about managing daily work and the other called: the support as sustenance and strengthening of the process where managers characterized the kind of help they needed to lead the local EPS process And the last the category: Effects on managing practice and care practice had two sub-categories of analysis: the managing practice, showing developing possibilities for this practice and the subcategory care practice, identifying effects on this field Taking into account the difficulties for changing old practices, it is necessary to support collective processes and stimulate the capacity for workers to understand work dynamics, making it possible for them to change local managementMelchior, Regina [Orientador]Baduy, Rossana StaevieNunes, Elisabete de Fátima Polo de AlmeidaCampos, João José Batista deBaduy, Rossana Staevie [Coorientadora]Machado, Rosilene Aparecida2024-05-01T14:02:13Z2024-05-01T14:02:13Z2011.0028.06.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12764porMestrado ProfissionalGestão de Serviços de SaúdeCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de SaúdeLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12764Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos gerentes sobre a educação permanente em saúde e sua prática
title Percepção dos gerentes sobre a educação permanente em saúde e sua prática
spellingShingle Percepção dos gerentes sobre a educação permanente em saúde e sua prática
Machado, Rosilene Aparecida
Educação sanitária
Saúde pública
Educação permanente
Política de saúde
Health education
Permanent education
Health, Public
title_short Percepção dos gerentes sobre a educação permanente em saúde e sua prática
title_full Percepção dos gerentes sobre a educação permanente em saúde e sua prática
title_fullStr Percepção dos gerentes sobre a educação permanente em saúde e sua prática
title_full_unstemmed Percepção dos gerentes sobre a educação permanente em saúde e sua prática
title_sort Percepção dos gerentes sobre a educação permanente em saúde e sua prática
author Machado, Rosilene Aparecida
author_facet Machado, Rosilene Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melchior, Regina [Orientador]
Baduy, Rossana Staevie
Nunes, Elisabete de Fátima Polo de Almeida
Campos, João José Batista de
Baduy, Rossana Staevie [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Rosilene Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sanitária
Saúde pública
Educação permanente
Política de saúde
Health education
Permanent education
Health, Public
topic Educação sanitária
Saúde pública
Educação permanente
Política de saúde
Health education
Permanent education
Health, Public
description Resumo: O Sistema Único de Saúde (SUS), após 23 anos de sua implantação, apresenta um inegável avanço na universalização da assistência e organização do sistema, porém o modelo assistencial, ainda predominante, caracteriza-se pela prática de ações fragmentadas, centralizadas em atos médicos, intensa medicalização e com predomínio de ações curativas, dificultando o alcance das diretrizes do sistema de saúde A Política de Educação Permanente em Saúde (EPS), instituída pelo Ministério da Saúde (MS), é reconhecida como uma estratégia de transformação destas práticas de saúde A Educação Permanente baseia-se na aprendizagem significativa e desenvolve-se a partir dos problemas diários que ocorrem no local da atuação profissional, levando em consideração os conhecimentos e as experiências pré-existentes da equipe Dada à relevância da estratégia, como propulsora em produzir mudanças no processo de trabalho, este estudo teve como objetivo realizar o levantamento da percepção de profissionais que vivenciaram a estratégia da EPS, no nível local, em uma Secretaria de Saúde, no período de 25 e 26, em um município de médio porte do estado do Paraná Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa que se utilizou do processo de entrevistas individuais gravadas e com perguntas norteadoras, realizadas com nove profissionais no período de outubro de 29 a abril de 21 O número de entrevistas foi definido por meio do método de saturação de dados e coincidência de informações A sistematização de dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo de Bardin Dos resultados, emergiram três categorias de análise: 1) Concepção dos profissionais entrevistados sobre educação permanente em saúde, 2) Percepção do caminho vivenciado pelos profissionais gerentes e 3) Efeitos na prática gerencial e na prática do cuidado A primeira categoria traz referências de pressupostos sobre EPS, feitas pelos profissionais Na segunda categoria emergiram duas subcategorias: a primeira chamada de: Resistências, tensões e ruídos no processo, onde os profissionais identificaram as tensões na gestão do cotidiano e a outra chamada de: O apoio como sustentação e fortalecimento do processo, onde os gerentes caracterizaram o tipo de ajuda para a condução do processo de EPS local E por último a categoria: Efeitos na prática gerencial e na prática do cuidado, que teve duas subcategorias de análise: a prática gerencial, mostrando as possibilidade de desenvolvimento desta prática e a subcategoria prática do cuidado, identificando efeitos neste campo Considerando as dificuldades para gerar mudanças nas práticas é preciso dar suporte, apoio, aos processos coletivos, estimular a capacidade dos trabalhadores para entender o mundo do trabalho o que possibilita mudanças na gestão local
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2011.00
2024-05-01T14:02:13Z
2024-05-01T14:02:13Z
28.06.2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12764
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Gestão de Serviços de Saúde
Centro de Ciências da Saúde
Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823306484809728