A rede Cooperifa: Encontrando Sérgio Vaz, a poesia, a performance e as relações afetivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/264 |
Resumo: | Resumo: Essa dissertação tem como principal objetivo demonstrar a existência de uma rede, pautada, principalmente, pelos afetos mobilizados pela Cooperifa (Cooperação Cultural da Periferia) e pelos poetas-produtores que a mantém. Nesse sentido, buscase observar de que modo esse agrupamento foi criado, quais afetos o compõem, qual a perspectiva interna dos sujeitos que integram essa rede e o que os produtos desse projeto coletivo podem nos revelar. A Cooperifa foi criada pelo escritor Sérgio Vaz, em 2001, e compreende, hoje, uma gama de atividades culturais que têm como centro a realização de um sarau de poesia em um bar da periferia de São Paulo. Ao observarmos esse projeto, notamos suas bases ancoradas em um desejo de transformação pela palavra, um desejo de afetar-se. Assim, as análises aqui presentes foram realizadas com o objetivo de investigar de que forma o afeto se interliga ao Sarau da Cooperifa e estabelece uma rede a partir das interações mantidas entre os fatores desse polissistema literário, provocações que foram facilitadas pelas leituras de teorias a respeito do polissistema literário (EVEN-ZOHAR, 1990), performance (AGUILAR; CÁMARA, 2017), (ZUMTHOR, 1993, 1997, 2018), oralidade (ZUMTHOR, 1993) e a literatura como dispositivo de afeto (DI LEONE, 2014), realizadas a partir do projeto de pesquisa “Festivais Literários: redes afetivas e sistema literário”. Essa pesquisa, portanto, destaca a atuação heterogênea e não hierárquica da produção de Sérgio Vaz, demonstrando a existência de pontos de interdependência entre Vaz e os demais integrantes desse polissistema, pontos estes que são responsáveis pela criação de uma rede marcada pelo “fazer junto”, ou seja, pelo afeto (DI LEONE, 2014), (SPINOZA, 2020). Abstract: This research has as a main objective to demonstrate the existence of a network, based mainly on the affections prompted by Cooperifa (Cooperação Cultural da Periferia) and by the poets who support it. Thus, we seek to observe how this team was created, what affections compose it, what is the inner perspective of the subjects that integrate this network and what the products of this project can reveal to us. Cooperifa was created by the writer Sérgio Vaz, in 2001, and today consists of a range of cultural activities centered on holding a poetry soiree in a bar on the outskirts of São Paulo. As we observe this project, we notice its foundations anchored in a desire for transformation through the word, a desire to affect. Thus, the analyzes presented here were carried out with the objective of investigating how affection is linked to the Sarau da Cooperifa and establishes a network from the interactions held between the factors of this literary polysystem. These provocations were fomented by reading theories about the literary polysystem (EVAN-ZOHAR, 1990), performance (AGUILAR; CÁMARA, 2017), (ZUMTHOR, 1993, 1997, 2018), orality (ZUMTHOR, 1993) and literature as a device of affection (DI LEONE, 2014), carried out from the research project “Literary Festivals: affective networks and literary system”. Therefore, this research highlights the heterogeneous and non-hierarchical production of Sérgio Vaz, demonstrating the existence of a correlation between Vaz and the other members of this polysystem, which is responsible for creating a network determined by “doing together”, in other words, by the affection (DI LEONE, 2014), (SPINOZA, 2020). |
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A rede Cooperifa: Encontrando Sérgio Vaz, a poesia, a performance e as relações afetivasThe Cooperifa network: Meeting Sérgio Vaz, poetry, performance and affective relationshipsLiteratura marginal da periferiaSérgio VazSarauPerformanceAfetoResumo: Essa dissertação tem como principal objetivo demonstrar a existência de uma rede, pautada, principalmente, pelos afetos mobilizados pela Cooperifa (Cooperação Cultural da Periferia) e pelos poetas-produtores que a mantém. Nesse sentido, buscase observar de que modo esse agrupamento foi criado, quais afetos o compõem, qual a perspectiva interna dos sujeitos que integram essa rede e o que os produtos desse projeto coletivo podem nos revelar. A Cooperifa foi criada pelo escritor Sérgio Vaz, em 2001, e compreende, hoje, uma gama de atividades culturais que têm como centro a realização de um sarau de poesia em um bar da periferia de São Paulo. Ao observarmos esse projeto, notamos suas bases ancoradas em um desejo de transformação pela palavra, um desejo de afetar-se. Assim, as análises aqui presentes foram realizadas com o objetivo de investigar de que forma o afeto se interliga ao Sarau da Cooperifa e estabelece uma rede a partir das interações mantidas entre os fatores desse polissistema literário, provocações que foram facilitadas pelas leituras de teorias a respeito do polissistema literário (EVEN-ZOHAR, 1990), performance (AGUILAR; CÁMARA, 2017), (ZUMTHOR, 1993, 1997, 2018), oralidade (ZUMTHOR, 1993) e a literatura como dispositivo de afeto (DI LEONE, 2014), realizadas a partir do projeto de pesquisa “Festivais Literários: redes afetivas e sistema literário”. Essa pesquisa, portanto, destaca a atuação heterogênea e não hierárquica da produção de Sérgio Vaz, demonstrando a existência de pontos de interdependência entre Vaz e os demais integrantes desse polissistema, pontos estes que são responsáveis pela criação de uma rede marcada pelo “fazer junto”, ou seja, pelo afeto (DI LEONE, 2014), (SPINOZA, 2020). Abstract: This research has as a main objective to demonstrate the existence of a network, based mainly on the affections prompted by Cooperifa (Cooperação Cultural da Periferia) and by the poets who support it. Thus, we seek to observe how this team was created, what affections compose it, what is the inner perspective of the subjects that integrate this network and what the products of this project can reveal to us. Cooperifa was created by the writer Sérgio Vaz, in 2001, and today consists of a range of cultural activities centered on holding a poetry soiree in a bar on the outskirts of São Paulo. As we observe this project, we notice its foundations anchored in a desire for transformation through the word, a desire to affect. Thus, the analyzes presented here were carried out with the objective of investigating how affection is linked to the Sarau da Cooperifa and establishes a network from the interactions held between the factors of this literary polysystem. These provocations were fomented by reading theories about the literary polysystem (EVAN-ZOHAR, 1990), performance (AGUILAR; CÁMARA, 2017), (ZUMTHOR, 1993, 1997, 2018), orality (ZUMTHOR, 1993) and literature as a device of affection (DI LEONE, 2014), carried out from the research project “Literary Festivals: affective networks and literary system”. Therefore, this research highlights the heterogeneous and non-hierarchical production of Sérgio Vaz, demonstrating the existence of a correlation between Vaz and the other members of this polysystem, which is responsible for creating a network determined by “doing together”, in other words, by the affection (DI LEONE, 2014), (SPINOZA, 2020).Universidade Estadual de LondrinaFernandes, Frederico GarciaAlencar, Claudiana Nogueira deGodoy, Maria Carolina deRamos, Andreza Pereira Dias2024-03-15T17:42:57Z2024-03-15T17:42:57Z2022-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/264porLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:49Zoai:repositorio.uel.br:123456789/264Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:49Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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