A crônica jornalística em sala de aula : um olhar sobre o trabalho com a escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Andréia Cristina do
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12728
Resumo: Resumo: O objetivo da pesquisa “A crônica jornalística em sala de aula: um olhar sobre o trabalho com a escrita” é propor a produção de crônicas jornalísticas em sala de aula como principal gênero discursivo na prática das competências argumentativas para alunos do 9º ano do ensino Fundamental Para tal proposição, são apontados os aspectos que podem fazer da crônica jornalística, explorada majoritariamente no âmbito da compreensão leitora, um gênero mais acessível à produção de textos de caráter argumentativo, atividade que hoje é dominada, na maior parte das vezes, pela produção de artigos de opinião e cartas do leitor Para a tessitura de tais reflexões, optou-se pela pesquisa qualitativa e bibliográfica, já que o afastamento dos alunos escolhidos no projeto inicial em consequência da pandemia de Covid-19 inviabilizou implantação de uma pesquisa-ação por meio de um projeto de intervenção Ainda assim, foram organizadas atividades em um caderno pedagógico e pensadas para aplicação posterior em turmas de 9º ano, nas quais o currículo estabelece prioritariamente o artigo de opinião e carta do leitor para desenvolver a competência argumentativa dos alunos Mais que isso, o que se busca nesta pesquisa é que a crônica jornalística não seja encarada apenas como mais um gênero discursivo cujo papel se reduz a um componente a ser vencido no currículo, mas um instrumento de auxílio ao estudante que encontra dificuldades ao expressar visão de mundo por meio dos gêneros discursivos da tipologia argumentativa tradicionalmente adotados em sala de aula
id UEL_97e6f4452bf365b92a6b144cb2657f17
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12728
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A crônica jornalística em sala de aula : um olhar sobre o trabalho com a escritaCrônicas jornalísticasProdução da escritaSala de aulaCrônicasCrônicasJournalistic ChroniclesWriting productionClassroom - ChroniclesChronicles - ProductionResumo: O objetivo da pesquisa “A crônica jornalística em sala de aula: um olhar sobre o trabalho com a escrita” é propor a produção de crônicas jornalísticas em sala de aula como principal gênero discursivo na prática das competências argumentativas para alunos do 9º ano do ensino Fundamental Para tal proposição, são apontados os aspectos que podem fazer da crônica jornalística, explorada majoritariamente no âmbito da compreensão leitora, um gênero mais acessível à produção de textos de caráter argumentativo, atividade que hoje é dominada, na maior parte das vezes, pela produção de artigos de opinião e cartas do leitor Para a tessitura de tais reflexões, optou-se pela pesquisa qualitativa e bibliográfica, já que o afastamento dos alunos escolhidos no projeto inicial em consequência da pandemia de Covid-19 inviabilizou implantação de uma pesquisa-ação por meio de um projeto de intervenção Ainda assim, foram organizadas atividades em um caderno pedagógico e pensadas para aplicação posterior em turmas de 9º ano, nas quais o currículo estabelece prioritariamente o artigo de opinião e carta do leitor para desenvolver a competência argumentativa dos alunos Mais que isso, o que se busca nesta pesquisa é que a crônica jornalística não seja encarada apenas como mais um gênero discursivo cujo papel se reduz a um componente a ser vencido no currículo, mas um instrumento de auxílio ao estudante que encontra dificuldades ao expressar visão de mundo por meio dos gêneros discursivos da tipologia argumentativa tradicionalmente adotados em sala de aulaDissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: The objective of the research “Journalistic chronicles in the classroom: a look at the work with writing” is to propose the production of journalistic chronicles in the classroom as the main discursive genre in the practice of argumentative skills for students in the 9th grade of elementary school For such a proposition, the aspects that can make the journalistic chronicle, mostly explored in the context of reading comprehension, a genre more accessible to the production of argumentative texts are pointed out, an activity that today is dominated, in most cases, by the production of opinion articles and reader letters For the weaving of such reflections, we opted for qualitative and bibliographic research, since the withdrawal of the students chosen in the initial project as a result of the Covid-19 pandemic made it impossible to implement an action research through an intervention project Even so, activities were organized in a pedagogical notebook and designed for later application in 9th grade classes, in which the curriculum primarily establishes the opinion article and reader's letter to develop the students' argumentative competence More than that, what is sought in this research is that the journalistic chronicle is not seen as just another discursive genre whose role is reduced to a component to be overcome in the curriculum, but an instrument to help students who find it difficult to express a vision of the world through the discursive genres of the argumentative typology traditionally adopted in the classroomRodrigues, Flávio Luis Freire [Orientador]Lima, Sheila OliveiraLunardelli, Mariângela GarciaPrado, Andréia Cristina do2024-05-01T14:01:48Z2024-05-01T14:01:48Z2021.0026.10.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12728porMestrado ProfissionalLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12728Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A crônica jornalística em sala de aula : um olhar sobre o trabalho com a escrita
title A crônica jornalística em sala de aula : um olhar sobre o trabalho com a escrita
spellingShingle A crônica jornalística em sala de aula : um olhar sobre o trabalho com a escrita
Prado, Andréia Cristina do
Crônicas jornalísticas
Produção da escrita
Sala de aula
Crônicas
Crônicas
Journalistic Chronicles
Writing production
Classroom - Chronicles
Chronicles - Production
title_short A crônica jornalística em sala de aula : um olhar sobre o trabalho com a escrita
title_full A crônica jornalística em sala de aula : um olhar sobre o trabalho com a escrita
title_fullStr A crônica jornalística em sala de aula : um olhar sobre o trabalho com a escrita
title_full_unstemmed A crônica jornalística em sala de aula : um olhar sobre o trabalho com a escrita
title_sort A crônica jornalística em sala de aula : um olhar sobre o trabalho com a escrita
author Prado, Andréia Cristina do
author_facet Prado, Andréia Cristina do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Flávio Luis Freire [Orientador]
Lima, Sheila Oliveira
Lunardelli, Mariângela Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Andréia Cristina do
dc.subject.por.fl_str_mv Crônicas jornalísticas
Produção da escrita
Sala de aula
Crônicas
Crônicas
Journalistic Chronicles
Writing production
Classroom - Chronicles
Chronicles - Production
topic Crônicas jornalísticas
Produção da escrita
Sala de aula
Crônicas
Crônicas
Journalistic Chronicles
Writing production
Classroom - Chronicles
Chronicles - Production
description Resumo: O objetivo da pesquisa “A crônica jornalística em sala de aula: um olhar sobre o trabalho com a escrita” é propor a produção de crônicas jornalísticas em sala de aula como principal gênero discursivo na prática das competências argumentativas para alunos do 9º ano do ensino Fundamental Para tal proposição, são apontados os aspectos que podem fazer da crônica jornalística, explorada majoritariamente no âmbito da compreensão leitora, um gênero mais acessível à produção de textos de caráter argumentativo, atividade que hoje é dominada, na maior parte das vezes, pela produção de artigos de opinião e cartas do leitor Para a tessitura de tais reflexões, optou-se pela pesquisa qualitativa e bibliográfica, já que o afastamento dos alunos escolhidos no projeto inicial em consequência da pandemia de Covid-19 inviabilizou implantação de uma pesquisa-ação por meio de um projeto de intervenção Ainda assim, foram organizadas atividades em um caderno pedagógico e pensadas para aplicação posterior em turmas de 9º ano, nas quais o currículo estabelece prioritariamente o artigo de opinião e carta do leitor para desenvolver a competência argumentativa dos alunos Mais que isso, o que se busca nesta pesquisa é que a crônica jornalística não seja encarada apenas como mais um gênero discursivo cujo papel se reduz a um componente a ser vencido no currículo, mas um instrumento de auxílio ao estudante que encontra dificuldades ao expressar visão de mundo por meio dos gêneros discursivos da tipologia argumentativa tradicionalmente adotados em sala de aula
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2021.00
2024-05-01T14:01:48Z
2024-05-01T14:01:48Z
26.10.2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12728
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Letras
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823291570913280