Réquiem para o ser : produção ontológica a partir do filme "Eu, robô" e a emergência do devir
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15304 |
Resumo: | Resumo: Há tempos consideram-se possibilidades em direcionar a recepção de mídias para seus espectadores, estudam-se maneiras de guia-lo ao aprendizado esperado, à interpretação esperada Um espectador, ao ler um livro, ao assistir um filme poderia ser controlado ao ponto de emitir interpretações dotadas de previsões? Ou, ao praticar tal ato, o espectador desintegra-se ao se diluir a obra, ocupando posições instantâneas e fluidas, produzindo e criando pensamentos em uma simbiose singular? Tal conflito torna-se uma batalha de um lado só neste texto que, em nenhum momento busca interpretar o filme “Eu, robô” visando sua identidade enquanto obra Com inspiração na filosofia de Gilles Deleuze, a produção neste trabalho é integral, a todo o momento o autor está fundido com a bibliografia buscando conexões e “insights”, assim como quando o processo de analisar o filme é exposto As passagens do filme utilizadas no texto surgem como lampejos, sem obedecer a um padrão de escolha, o que endossa o caráter singular do texto que, só poderia ser produzido naquele momento Trata-se da exposição de um pensamento produzido em um dado momento, por um dado autor que, escolheu como aporte teórico o filósofo Gilles Deleuze e, como obra a ser analisada o filme “Eu, robô” de 24 Estaria o espectador querendo o fim da pedagogia? Ou, deslavadamente, afirmando sua inexistência? |
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Réquiem para o ser : produção ontológica a partir do filme "Eu, robô" e a emergência do devirOntologia no cinemaDiferença (Filosofia)OntologiaCiênciaFilosofiaDeleuze, Gilles - 1925-1995 -ScienceOntology in motion picturesDifference (Philosophy)OntologyPhilosophyCriticism and interpretationResumo: Há tempos consideram-se possibilidades em direcionar a recepção de mídias para seus espectadores, estudam-se maneiras de guia-lo ao aprendizado esperado, à interpretação esperada Um espectador, ao ler um livro, ao assistir um filme poderia ser controlado ao ponto de emitir interpretações dotadas de previsões? Ou, ao praticar tal ato, o espectador desintegra-se ao se diluir a obra, ocupando posições instantâneas e fluidas, produzindo e criando pensamentos em uma simbiose singular? Tal conflito torna-se uma batalha de um lado só neste texto que, em nenhum momento busca interpretar o filme “Eu, robô” visando sua identidade enquanto obra Com inspiração na filosofia de Gilles Deleuze, a produção neste trabalho é integral, a todo o momento o autor está fundido com a bibliografia buscando conexões e “insights”, assim como quando o processo de analisar o filme é exposto As passagens do filme utilizadas no texto surgem como lampejos, sem obedecer a um padrão de escolha, o que endossa o caráter singular do texto que, só poderia ser produzido naquele momento Trata-se da exposição de um pensamento produzido em um dado momento, por um dado autor que, escolheu como aporte teórico o filósofo Gilles Deleuze e, como obra a ser analisada o filme “Eu, robô” de 24 Estaria o espectador querendo o fim da pedagogia? Ou, deslavadamente, afirmando sua inexistência?Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Since sometime in the past, possibilities for direct reception of media to their viewers are considered Ways to guide you to the expected learning, the expected interpretation are studied A being, reading a book, watching a movie could be controlled to the point of issuing interpretations endowed with predictions? Or, as a viewer, the being disintegrates when this being dilutes to the work, occupying instant and fluid positions, producing and creating thoughts in a singular symbiosis? Such a conflict becomes a battle of one side in this text that in no time seeks to interpret the movie "I, Robot" seeking their identity as work Inspired by the philosophy of Gilles Deleuze, this production work is full, all the time the author is fused with the literature seeking connections and "insights", as well as when the process of analyzing the film is exposed The passages of the film used in the text appear as flashes, without obeying a standard choice, which endorses the unique character of the text that could only be produced at that time It is the exposure of a thought produced in a given time by a given author, chose as the theoretical philosopher Gilles Deleuze and, as a work to be considered the movie "I, Robot" (24) Would the viewer wanting the end of pedagogy? Or, deliberately stating their absence?Oliveira, Moisés Alves de [Orientador]Grisotto, AméricoWeber, José FernandesAmadeu Filho, João Ricardo2024-05-01T14:47:07Z2024-05-01T14:47:07Z2015.0031.05.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15304porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:49Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15304Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:49Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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