O respeito por seres humanos : definição e justificação em Kant e Rawls
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16487 |
Resumo: | Resumo: A presente Dissertação tem como objetivo tratar da questão filosófica “por que devemos respeitar seres humanos?”, partindo da filosofia moral de Immanuel Kant e da filosofia política de John Rawls – tratando de início, nesse sentido, respectivamente de uma questão ética e outra política sobre o respeito A fim de buscar uma resposta para a questão (ou questões), lanço mão de dois tipos de condições de adequação, segundo as quais uma tentativa de resposta seria bem-sucedida: primeiro, condições para uma definição do respeito (que não seja auto-contraditória, circular ou insuficiente); segundo, condições para uma justificação para o respeito, visando uma resposta válida, que apoie a definição anterior e busque o máximo possível de universalidade) Uma vez colocadas tais condições já em um primeiro momento, (1) trato da filosofia moral kantiana – em especial em Grundlegung zur Metaphysik der Sitten (1785) – para buscar uma definição e uma justificação de respeito, enquanto uma questão inicialmente de cunho ético Argumento que Kant pode, em grande medida, ser considerado bem-sucedido em sua tentativa de definição, mas não de justificação para o requerimento de respeito (considerando sobretudo a estratégia justificatória da dupla cidadania dos seres humanos nos mundos sensível e inteligível) – tendo problemas com relação às condições de adequação para uma justificação Deste modo, (2) buscando escapar dos problemas justificativos de Kant, notadamente dos dualismos aos quais ele recorre, e de um debate metaético entre realistas e anti-realistas morais acerca de uma questão metaética sobre respeito, lanço mão da interpretação construtivista feita por John Rawls da filosofia moral de Kant, especificamente tratando o imperativo categórico como um procedimento de construção de princípios morais – dentre os quais o próprio requerimento de respeito –, a ser considerado como uma primeira alternativa justificatória para a questão Partindo disso, (3) considero ainda a filosofia política de John Rawls, ao tentar responder a uma questão política sobre respeito, de modo a tomar seu próprio construtivismo político como alternativa de resposta, particularmente considerando as noções de “pessoa”, “sociedade bem-ordenada” e “procedimentos de construção” em A Theory of Justice (1971), “Kantian Constructivism in Moral Theory” (198) e Political Liberalism (1993) Minha hipótese é de que a resposta de Rawls também não basta para responder à questão sobre respeito (sendo que as questões ética e política seriam redutíveis a uma mesma questão, de pontos de vista diversos), ao não fornecer uma resposta nem necessariamente internamente consistente, nem suficientemente universal (não satisfazendo, assim, às condições de adequação para justificação) |
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O respeito por seres humanos : definição e justificação em Kant e RawlsConstrutivismo (Filosofia)RespeitoConstructivism (Philosophy)RespectResumo: A presente Dissertação tem como objetivo tratar da questão filosófica “por que devemos respeitar seres humanos?”, partindo da filosofia moral de Immanuel Kant e da filosofia política de John Rawls – tratando de início, nesse sentido, respectivamente de uma questão ética e outra política sobre o respeito A fim de buscar uma resposta para a questão (ou questões), lanço mão de dois tipos de condições de adequação, segundo as quais uma tentativa de resposta seria bem-sucedida: primeiro, condições para uma definição do respeito (que não seja auto-contraditória, circular ou insuficiente); segundo, condições para uma justificação para o respeito, visando uma resposta válida, que apoie a definição anterior e busque o máximo possível de universalidade) Uma vez colocadas tais condições já em um primeiro momento, (1) trato da filosofia moral kantiana – em especial em Grundlegung zur Metaphysik der Sitten (1785) – para buscar uma definição e uma justificação de respeito, enquanto uma questão inicialmente de cunho ético Argumento que Kant pode, em grande medida, ser considerado bem-sucedido em sua tentativa de definição, mas não de justificação para o requerimento de respeito (considerando sobretudo a estratégia justificatória da dupla cidadania dos seres humanos nos mundos sensível e inteligível) – tendo problemas com relação às condições de adequação para uma justificação Deste modo, (2) buscando escapar dos problemas justificativos de Kant, notadamente dos dualismos aos quais ele recorre, e de um debate metaético entre realistas e anti-realistas morais acerca de uma questão metaética sobre respeito, lanço mão da interpretação construtivista feita por John Rawls da filosofia moral de Kant, especificamente tratando o imperativo categórico como um procedimento de construção de princípios morais – dentre os quais o próprio requerimento de respeito –, a ser considerado como uma primeira alternativa justificatória para a questão Partindo disso, (3) considero ainda a filosofia política de John Rawls, ao tentar responder a uma questão política sobre respeito, de modo a tomar seu próprio construtivismo político como alternativa de resposta, particularmente considerando as noções de “pessoa”, “sociedade bem-ordenada” e “procedimentos de construção” em A Theory of Justice (1971), “Kantian Constructivism in Moral Theory” (198) e Political Liberalism (1993) Minha hipótese é de que a resposta de Rawls também não basta para responder à questão sobre respeito (sendo que as questões ética e política seriam redutíveis a uma mesma questão, de pontos de vista diversos), ao não fornecer uma resposta nem necessariamente internamente consistente, nem suficientemente universal (não satisfazendo, assim, às condições de adequação para justificação)Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em FilosofiaAbstract: This dissertation has as its objective to consider the philosophical question “why do we ought to respect human beings?” with regarding to both Immanuel Kant’s moral philosophy and John Rawls’ political philosophy – considering at first an ethical, and at second a political question about respect In order to seek an answer to the question (or the question), two sorts of adequacy conditions will be called forward, so that a possible attempt to answering the question be successful: first, the definition conditions (concerning a definition of respect, that is neither self-contradictory, circular nor insufficient); second, the justification conditions (concerning a justification of respect, aiming for a valid answer, that supports the previous definition and seeks the maximum universality possible) Such conditions being stablished already in a first moment, (1) we shall consider Kant’ moral philosophy – especially his Grundlegung zur Metaphysik der Sitten (1785) – in order to render both a definition and a justification for respect, by considering at first an ethical question Kant can be considered as being succeeded, as I will attempt to show, in regard to his definition, but not to his justification to the requirement of respect (mainly with his justificatory strategy of the dual citizenship of human beings in both sensible and intelligible worlds) – being a problematical justification in regard to our justification conditions of adequacy So, (2) aiming to escape from Kant’s justificatory problems, notedly his recurrent dualistic approach, as well as a metaethical debate between moral realists and non-realists regarding a somewhat metaethical question about respect, we shall consider John Rawls’ constructivist interpretation of Kant’s moral philosophy, especially by regarding the categorical imperative as a procedure of constructing moral principles – among which the very requirement of respect –, as a first justificatory alternative to the question Thus, (3) we shall go as further to consider also John Rawls’ own political philosophy, by attempting to answer a political question about respect, so that his own political constructivism will be regarded as an alternative answer, particularly considering the notions of “person”, “well ordered society” and “procedures of construction” in his works A Theory of Justice (1971), “Kantian Constructivism in Moral Theory” (198) and Political Liberalism (1993) The hypothesis to be considered here is that Rawls’ answer is also not enough to answer properly to the question about respect (being both ethical and political questions reducible to the same question, dealing with different viewpoints), by giving neither a fully internally consistent, nor a sufficiently universal answer (not being able, therefore, to satisfy the justification conditions of adequacy)Pavão, Aguinaldo Antonio Cavalheiro [Orientador]Feldhaus, CharlesPerez, Daniel OmarStobbe, Emanuel Lanzini2024-05-01T15:09:26Z2024-05-01T15:09:26Z2018.0002.02.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16487porMestradoFilosofiaCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16487Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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