Grupos de educação em saúde como espaço de construção de corresponsabilidades : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Fernanda de Freitas
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13745
Resumo: Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar as atividades de grupo de educação em saúde desenvolvidas pelas Equipes de Saúde da Família (ESF) como espaços de constituição de sujeitos corresponsáveis Trata-se de um estudo quanti-qualitativo que utilizou a metodologia de estudo de caso para melhor apreensão do objeto de pesquisa O estudo foi realizado no município de Campo Mourão e a coleta de dados ocorreu no período de novembro de 21 a fevereiro de 211 Durante esse período, foram realizadas duas etapas de coleta de dados A primeira quantitativa realizada com todos os profissionais vinculados à ESF por meio de um formulário e a segunda qualitativa desenvolvida com usuários dos grupos de educação em saúde por meio de entrevista Os dados quantitativos foram analisados por meio de medidas de ocorrência, já os qualitativos com o uso da técnica de análise de discurso proposta por Martins e Bicudo Os resultados revelaram que a maioria das ESF realizava o grupo de educação em saúde, contudo, verificou-se traços da pedagogia de transmissão de conhecimentos com foco, predominantemente, em assuntos que tratam apenas das doenças Em relação às potencialidades e desafios para a produção de corresponsabilidades, verificou-se a presença de algumas dualidades, sobretudo, relacionadas ao aprendizado e à alteração no estilo de vida Em geral, os que mais se destacaram como elementos que favorecem a construção de corresponsabilidades foram: a disposição do usuário de aprender e assumir o autocuidado bem como a valorização do conhecimento adquirido; a utilização do saber popular; a construção de conhecimento; a alteração no estilo de vida e manutenção do controle da doença; e o apoio social Por outro lado, a utilização de metodologias pouco participativas, a dificuldade de aprendizado dos usuários, o discreto interesse em mudar a forma de realização dos grupos e a incipiente utilização de instrumentos de avaliação surgiram como elementos que dificultam a produção de sujeitos corresponsáveis Diante disso, embora os grupos de educação em saúde tenham o potencial de produção de corresponsabilidade, isso só irá ocorrer na medida em que forem compreendidos pelos seus diferentes atores, e adotados como estratégias de gestão em paralelo com a formulação de políticas públicas que ofereçam as condições mínimas para que as mudanças implicadas no processo de educação em saúde sejam concretizadas
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a utilização do saber popular; a construção de conhecimento; a alteração no estilo de vida e manutenção do controle da doença; e o apoio social Por outro lado, a utilização de metodologias pouco participativas, a dificuldade de aprendizado dos usuários, o discreto interesse em mudar a forma de realização dos grupos e a incipiente utilização de instrumentos de avaliação surgiram como elementos que dificultam a produção de sujeitos corresponsáveis Diante disso, embora os grupos de educação em saúde tenham o potencial de produção de corresponsabilidade, isso só irá ocorrer na medida em que forem compreendidos pelos seus diferentes atores, e adotados como estratégias de gestão em paralelo com a formulação de políticas públicas que ofereçam as condições mínimas para que as mudanças implicadas no processo de educação em saúde sejam concretizadasTese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaAbstract: This study has the purpose to examine the group activities in health education developed by the Family Health Teams (FHT) as spaces to form co-responsible individuals This is a quantitative and qualitative study using the case study methodology to better understand the research object The study was held in the municipality of Campo Mourão between November 21 and February 211, with two stages for data collection The first quantitative was undertaken with all professionals involved in the FHT, through a questionnaire, and the second qualitative was developed with users of the health education groups, through interview Quantitative data were analyzed by measures of occurrence, and qualitative data, using the discourse analysis technique, proposed by Martins and Bicudo Results revealed that most FHT have performed the health education groups but it was verified the transfer of knowledge primarily based on issues related to only diseases Considering the potential and challenges for producing co-responsibilities, there was some dualities particularly associated with learning and change in lifestyle In general, the most outstanding elements that favor the construction of co-responsibilities were: user’s willingness to learn and assume the self-care and the appreciation of the knowledge gained; the use of popular knowledge; the construction of knowledge; the change in lifestyle and maintenance of disease control; and social support On the other hand, the use of methodologies with little participation, the difficulty of learning from users, the discrete interest in changing the way to establish groups, and the scarce use of assessment tools have emerged as elements that hinder the production of co-responsible subjects In this way, although health education groups have the potential to produce co-responsibility, this will only take place in so far as understood by different actors, and adopted as management strategies along with the formulation of public policies that afford minimum conditions to implement changes implied in the health education processNunes, Elisabete de Fátima Polo de Almeida [Orientador]Fontoura, Helena Amaral deSouza, Regina Kazue Tanno deBaduy, Rosana StaevieGuariente, Maria Helena Dantas de MenezesMendonça, Fernanda de Freitas2024-05-01T14:18:12Z2024-05-01T14:18:12Z2012.0020.12.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13745porDoutoradoSaúde ColetivaCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13745Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:52Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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