Monitoramento da aptidão física relacionada à saúde, desempenho, respostas de bem-estar e inflamação respiratória em atletas escolares de ginástica rítmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Shauane Emanuela Fornaciari
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9059
Resumo: Resumo: A Ginástica Rítmica é uma das modalidades esportivas que se caracteriza por proporcionar treinamento e especialização precoce para suas atletas Considerando o início prematuro, torna-se importante que a rotina de treinamento seja realizada de maneira planejada para que o desempenho físico tenha sua melhoria sem que ocorram impactos negativos na saúde, qualidade de vida e nos parâmetros psicológicos das praticantes Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar o efeito das cargas de treinamento e das respostas perceptuais durante um macrociclo de treinamento, a fim de identificar possíveis períodos que possam potencializar positivamente ou negativamente a saúde de atletas escolares praticantes de ginástica rítmica Participaram do estudo 16 ginastas (11,6 ± 1,3 anos) pertencentes a um programa de treinamento escolar, monitoradas durante 1 semanas de treinamento O desempenho físico foi avaliado através da bateria de testes PROESP-BR de Gaya e Gaya (216), que compreendem a avaliação das medidas de dimensão corporal e aptidão física relacionada à saúde A avaliação do desempenho esportivo específico foi realizada através do Teste de Capacidades Físicas (PAT-FIG) Dias et al, (221), a avaliação da maturação somática pelo PVC, Mirwald et al (22), os quais foram avaliados no início (T1) e final (T2) do macrociclo de treinamento Em todas as sessões, por meio de questionários, foram avaliados o bem-estar (WB), de Mclean et al, (21) e a carga interna de treinamento (CIT) através da percepção subjetiva do esforço (PSE) de Foster (1998), adaptada por Borg Por sua vez, a infecção de trato respiratório superior (ITRS) de Barret et al, (29) foi avaliada no primeiro dia de treinamento da semana e durante todo período de treinamento, antes de cada sessão, a fim de monitorar a ocorrência e incidência de inflamações/infecções do trato respiratório superior A comparação de bem-estar, CIT e ITRS durante as fases do programa foi realizado através da análise de variância (ANOVA) e a comparação entre os momentos T1 e T2 relacionados ao desempenho motor e específico do esporte foi realizada por meio do teste de Friedman, com significância fixada em p=,5 Como principais resultados pode-se destacar que o monitoramento de diversas variáveis dentro da periodização do treinamento se mostrou como uma estratégia viável, pois proporcionou o acompanhamento do desempenho físico e específico, além de possibilitar a observação das respostas perceptuais das ginastas, minimizando possíveis impactos negativos na saúde física e psicológica das atletas Observa-se que o modelo de treinamento utilizado parece ser um bom método, tanto para saúde quanto para o desempenho de ginastas, pois promoveu melhoras nos aspectos de aptidão física relacionado à saúde, além do desempenho específico da modalidade, mantendo uma percepção positiva do bem-estar (WB) Porém, alterações significativas na CIT e relatos de um aumento na severidade de sintomas de ITRS foram identificadas durante o período de intensificação do treinamento Concluindo, a estratégia de periodização realizada com relação a manipulação de cargas durante os períodos de treinamento permitiu melhorias de ordem física (saúde e desempenho), sem que houvesse alterações negativas no bem-estar das atletas
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esportes, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: Rhythmic Gymnastics is one of the sports that is characterized by providing early training and specialization for its athletes Considering the premature start, it is important that the training routine be carried out in a planned way so that the physical performance has its improvement without negative impacts on health, quality of life and psychological parameters of the practitioners Thus, the objective of the present study was to analyze the effect of training loads and perceptual responses during a training macrocycle, in order to identify possible periods that may positively or negatively enhance the health of school athletes who practice rhythmic gymnastics Participated in the study 16 gymnasts (116 ± 13 years) belonging to a school training program, monitored during 1 weeks of training Physical performance was evaluated through the battery of PROESP-BR tests by Gaya and Gaya (216), which comprise the assessment of measures of body size and health-related physical fitness The assessment of specific sports performance was carried out through the Physical Ability Test (PAT-FIG) Dias et al, (221), the assessment of somatic maturation by PVC, Mirwald et al (22), which were evaluated at the beginning (T1) and end (T2) of the training macrocycle In all sessions, through questionnaires, the well-being (WB) of Mclean et al, (21) and the internal training load (CIT) were evaluated through the subjective perception of effort (RPE) of Foster ( 1998), adapted by Borg In turn, the upper respiratory tract infection (URTI) by Barrett et al, (29) was evaluated on the first training day of the week and throughout the training period, before each session, in order to monitor the occurrence and incidence of upper respiratory tract infections/inflammations The comparison of well-being, CIT and ITRS during the phases of the program was performed using analysis of variance (ANOVA) and the comparison between moments T1 and T2 related to motor and sport-specific performance was performed using the Friedman test, with significance set at p=5 As main results, it can be highlighted that the monitoring of several variables within the training periodization proved to be a viable strategy, as it provided the monitoring of physical and specific performance, in addition to allowing the observation of the perceptual responses of the gymnasts, minimizing possible negative impacts the physical and psychological health of athletes It is observed that the training model used seems to be a good method, both for health and for the performance of gymnasts, as it promoted improvements in the aspects of physical fitness related to health, in addition to the specific performance of the modality, maintaining a positive perception of well-being -being (WB) However, significant changes in CIT and reports of an increase in the severity of SRTI symptoms were identified during the training intensification period In conclusion, the periodization strategy performed in relation to handling loads during training periods allowed physical improvements (health and performance), without negative changes in the athletes' well-beingSerassuelo Junior, Hélio [Orientador]Antualpa, Kizzy FernandesGonçalves, Ligia Andréa P.Silva, Shauane Emanuela Fornaciari2024-05-01T11:46:40Z2024-05-01T11:46:40Z2022.0024.06.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9059porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:02Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9059Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:02Repositório Institucional da UEL - 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