A doxa sobre a sustentabilidade da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer): narrativas de documentos analisadas à luz da sociologia bourdieusiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinello, Rodrigo Maia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17444
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo descrever, à luz da sociologia bourdieusiana, a doxa sobre a sustentabilidade da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer). Para isso, argumenta-se que as empresas listadas no ISE-B3 (Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo) apresentam narrativas “sustentáveis” que se apoiam em um ideal euro americano de sustentabilidade, porém, suas motivações para adesão ao índice são majoritariamente econômicas. Nas produções narrativas, há uma filosofia subjacente, um conjunto de elementos dados como garantidos, verdades inquestionáveis, nas quais as narrativas se apoiam para abordar um tema ou veicular uma interpretação. Esse conjunto de elementos é entendido por Bourdieu pelo conceito de doxa. Nos relatórios de sustentabilidade da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer) há a presença de entendimentos padronizados do que é sustentabilidade e de como ela é apresentada. Essa recorrência de padrões argumentativos ou de uso de símbolos são indícios de manifestação da doxa sobre sustentabilidade. Pretende-se então expor, por meio da análise de narrativas contidas nos relatórios de sustentabilidade das empresas selecionadas, das publicações em mídias sociais e nos canais de YouTube dessas empresas, qual a doxa sobre sustentabilidade da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer). A pesquisa foi desenvolvida por uma abordagem qualitativa e descritiva, que se utiliza da pesquisa documental e da análise de narrativas para interpretar e descrever os documentos selecionados. Analisou-se 21 relatórios corporativos e mais de 600 vídeos da Embraer, nos quais identificou-se a reprodução de um ideal euro-americano de sustentabilidade que se apoia no entendimento de sustentabilidade como um equilíbrio entre as dimensões ambientais, sociais e econômicas. Em suas narrativas, há a presença constante da apresentação da tecnologia e de novos produtos como promotores da sustentabilidade, vetores da sociedade rumo a um futuro sustentável com equilíbrio social, econômico e ambiental. A doxa sobre sustentabilidade construída pela Embraer é configurada a partir do entendimento de que sustentabilidade está apoiada em ecoeficiência, tecnocentrismo, sustentabilidade ambiental-social-econômica, futuro sustentável e responsabilidade (social, ambiental e econômica). A Embraer não apresenta detalhes profundos de seus programas e de como eles promovem a sustentabilidade. A narrativa da Embraer não apresenta o que a empresa entende por sustentabilidade de forma clara e definida. São narrativas que se utilizam da doxa, importada do ideal euro-americano de sustentabilidade, para se fazer ver e se fazer crer. Não descrevem seu processo produtivo e seus impactos sobre as regiões onde atuam. Como estudos futuros, sugere-se uma pesquisa empírica que descreva os impactos da empresa e a atuação social e ambiental da Embraer, a fim de relacionar como a Embraer se relaciona com seus próprios impactos sociais, econômicos e ambientais.
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Nas produções narrativas, há uma filosofia subjacente, um conjunto de elementos dados como garantidos, verdades inquestionáveis, nas quais as narrativas se apoiam para abordar um tema ou veicular uma interpretação. Esse conjunto de elementos é entendido por Bourdieu pelo conceito de doxa. Nos relatórios de sustentabilidade da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer) há a presença de entendimentos padronizados do que é sustentabilidade e de como ela é apresentada. Essa recorrência de padrões argumentativos ou de uso de símbolos são indícios de manifestação da doxa sobre sustentabilidade. Pretende-se então expor, por meio da análise de narrativas contidas nos relatórios de sustentabilidade das empresas selecionadas, das publicações em mídias sociais e nos canais de YouTube dessas empresas, qual a doxa sobre sustentabilidade da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer). A pesquisa foi desenvolvida por uma abordagem qualitativa e descritiva, que se utiliza da pesquisa documental e da análise de narrativas para interpretar e descrever os documentos selecionados. Analisou-se 21 relatórios corporativos e mais de 600 vídeos da Embraer, nos quais identificou-se a reprodução de um ideal euro-americano de sustentabilidade que se apoia no entendimento de sustentabilidade como um equilíbrio entre as dimensões ambientais, sociais e econômicas. Em suas narrativas, há a presença constante da apresentação da tecnologia e de novos produtos como promotores da sustentabilidade, vetores da sociedade rumo a um futuro sustentável com equilíbrio social, econômico e ambiental. A doxa sobre sustentabilidade construída pela Embraer é configurada a partir do entendimento de que sustentabilidade está apoiada em ecoeficiência, tecnocentrismo, sustentabilidade ambiental-social-econômica, futuro sustentável e responsabilidade (social, ambiental e econômica). A Embraer não apresenta detalhes profundos de seus programas e de como eles promovem a sustentabilidade. A narrativa da Embraer não apresenta o que a empresa entende por sustentabilidade de forma clara e definida. São narrativas que se utilizam da doxa, importada do ideal euro-americano de sustentabilidade, para se fazer ver e se fazer crer. Não descrevem seu processo produtivo e seus impactos sobre as regiões onde atuam. Como estudos futuros, sugere-se uma pesquisa empírica que descreva os impactos da empresa e a atuação social e ambiental da Embraer, a fim de relacionar como a Embraer se relaciona com seus próprios impactos sociais, econômicos e ambientais.This research aims to describe, in the light of Bourdieusian sociology, the doxa on the sustainability of Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer). For this, it is argued that the companies listed on the ISE-B3 (Corporate Sustainability Index of the São Paulo Stock Exchange) present “sustainable” narratives that are based on a Euro-American ideal of sustainability, however, their motivations for joining to the index are mostly economic. In narrative productions, there is an underlying philosophy, a set of elements taken for granted, unquestionable truths, on which the narratives are based to approach a theme or convey an interpretation. This set of elements is understood by Bourdieu by the concept of doxa. In the sustainability reports of Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer) there are standardized understandings of what sustainability is and how it is presented. This recurrence of argumentative patterns or use of symbols is evidence of the manifestation of the doxa on sustainability. It is then intended to expose, through the analysis of narratives contained in the sustainability reports of the selected companies, the publications on social media and on the YouTube channels of these companies, what is the doxa on sustainability of Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer). The research was developed using a qualitative and descriptive approach, which uses documental research and narrative analysis to interpret and describe the selected documents. 21 corporate reports and more than 600 Embraer videos were analyzed, in which the reproduction of a Euro-American ideal of sustainability was identified, based on the understanding of sustainability as a balance between environmental, social and economic dimensions. In their narratives, there is a constant presence of the presentation of technology and new products as promoters of sustainability, vectors of society towards a sustainable future with social, economic and environmental balance. The doxa on sustainability built by Embraer is based on the understanding that sustainability is based on eco-efficiency, technocentrism, environmental-social-economic sustainability, sustainable future and responsibility (social, environmental and economic). Embraer does not provide in-depth details of its programs and how they promote sustainability. Embraer's narrative does not present what the company understands by sustainability in a clear and defined way. These are narratives that use doxa, imported from the Euro-American ideal of sustainability, to make themselves seen and believe. They do not describe their production process and their impacts on the regions where they operate. As future studies, empirical research is suggested that describes the company's impacts and Embraer's social and environmental performance, in order to relate how Embraer relates to its own social, economic and environmental impacts.Souza, Rafael Borim deSantos, Luis Miguel Luzio dosSantos, Danielle Denes dosMarinello, Rodrigo Maia2024-09-06T11:49:54Z2024-09-06T11:49:54Z2022-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17444porCESA - Departamento de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina160 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-07T06:02:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17444Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-07T06:02:06Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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