Fotogramas e fragmentos : literatura e cinema em O Fotógrafo, de Cristovão Tezza, e Short Cuts : cenas da vida, de Robert Altman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Bárbara Cristina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10566
Resumo: Resumo: Esta tese propõe-se a analisar o romance O Fotógrafo (24), de Cristóvão Tezza, e o filme Short Cuts: cenas da vida (1993), de Robert Altman, tendo em vista a noção de fragmentação A inserção do filme de Altman nesse trabalho funcionou como uma espécie de contraponto cinematográfico para o romance de Tezza, pois, afinal, a ideia primeira era tratar das relações entre literatura e cinema a partir do lugar do texto literário Isto é, avaliar as implicações de uma influência de elementos do cinema no romance Sem adentrar nos domínios das adaptações e transposições fílmicas, uma parte significativa da tese é dedicada às discussões a respeito da relação entre os dois registros, desde o surgimento do cinema Nesse sentido, nessa primeira parte, procurei refletir, baseada tanto em um instrumental teórico e crítico da área da cinematografia, quanto daquele do campo literário, de que modo e em que medida a incorporação de uma linguagem cinematográfica alterava os procedimentos de representação da prosa de ficção Na segunda parte, voltada para a leitura e análise dos dois objetos escolhidos, orientei minha avaliação a partir de alguns critérios de ordem compositiva, buscando em alguns teóricos reflexões acerca dessa noção de uma escritura fragmentária A partir daí, procurei analisar o modo como se dava o procedimento da montagem e, portanto, a organização dos vários pequenos enredos (entendidos como fragmentos), relacionando-o com algumas questões igualmente significativas em obras dessa natureza: justaposição de cenas, subtração de uma narração linear; desintegração do espaço-temporal; agenciamento dos inúmeros eventos simultâneos; questões relativas aos cortes de cena e das repetições das mesmas
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História e crítica
Cinema e literatura
Cinema e linguagem
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