Religiosidade contemporânea: aproximações entre o neopentecostalismo e o neoliberalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Edson Elias de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17647
Resumo: A pesquisa teve como foco a análise da relação entre religião e sociedade na contemporaneidade, procurando perceber o grau de influência entre a religiosidade neopentecostal com o neoliberalismo. Procuramos perceber qual a influência que as igrejas que assimilaram a religiosidade neopentecostal estabelecem com a sociedade brasileira por meio dos ensinamentos religiosos e das práticas dos fiéis no cotidiano. Sociedade que é marcada pela desigualdade econômica, política e social, mas que está imbuída pela ideologia do capitalismo neoliberal que prega riqueza, consumo de bens materiais, individualismo e competição. Nosso objeto de investigação é a religiosidade neopentecostal, que nasceu no Brasil em fins de 1970, se consolidou na década de 1990 e se propagou em outros segmentos evangélicos na primeira década do século XXI. Assim, o universo da pesquisa foram quatro segmentos evangélicos distintos a priori, localizados em Londrina-PR, dos quais selecionamos a Igreja Assembleia de Deus, a Igreja Nova Aliança, a Igreja Presbiteriana do Brasil e a Igreja Universal do Reino de Deus, com o objetivo de comparar e interpretar os discursos e perceber em que medida a religiosidade neopentecostal tem sido assimilada por outros segmentos evangélicos, e como isso tem reverberado nas práticas políticas e sociais destas igrejas. Para esta investigação fundamentamo-nos na perspectiva do materialismo histórico que considera a estrutura social um reflexo da organização dos homens na produção das condições materiais de vida, sendo que esta perspectiva tem por princípio explicativo a contradição. Mas ao mesmo tempo não desconsideramos as questões subjetivas envolvidas na religião e na religiosidade neopentecostal, e para isso nos sustentamos em conceitos da sociologia compreensiva weberiana. A construção teórica foi sedimentada a partir das contribuições de Antônio Gouvêa Mendonça, Ricardo Mariano, Paul Freston e José Bittencourt Filho e dos clássicos da sociologia da religião como Otto Maduro e Peter Berger. Como método de pesquisa utilizamos a técnica da entrevista semiestruturada com dois líderes das referidas denominações, observação participante nos cultos e análise de discurso dos sermões e das orações. Verificou-se que os outros segmentos evangélicos assimilaram, em proporções diferentes, a religiosidade neopentecostal, pois ela se apresenta maleável e intercambiável com as religiosidades já estabelecidas. E, devido às suas características contemplativa e individualista, estimula os fiéis a uma vivência distante de uma prática política combativa contra as desigualdades sociais próprias do sistema capitalista e do engajamento na transformação da realidade social; assim, a religiosidade neopentecostal mantém relações de interdependência com a ideologia neoliberal que sustenta um mercado de bens religiosos lucrativo.
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Sociedade que é marcada pela desigualdade econômica, política e social, mas que está imbuída pela ideologia do capitalismo neoliberal que prega riqueza, consumo de bens materiais, individualismo e competição. Nosso objeto de investigação é a religiosidade neopentecostal, que nasceu no Brasil em fins de 1970, se consolidou na década de 1990 e se propagou em outros segmentos evangélicos na primeira década do século XXI. Assim, o universo da pesquisa foram quatro segmentos evangélicos distintos a priori, localizados em Londrina-PR, dos quais selecionamos a Igreja Assembleia de Deus, a Igreja Nova Aliança, a Igreja Presbiteriana do Brasil e a Igreja Universal do Reino de Deus, com o objetivo de comparar e interpretar os discursos e perceber em que medida a religiosidade neopentecostal tem sido assimilada por outros segmentos evangélicos, e como isso tem reverberado nas práticas políticas e sociais destas igrejas. Para esta investigação fundamentamo-nos na perspectiva do materialismo histórico que considera a estrutura social um reflexo da organização dos homens na produção das condições materiais de vida, sendo que esta perspectiva tem por princípio explicativo a contradição. Mas ao mesmo tempo não desconsideramos as questões subjetivas envolvidas na religião e na religiosidade neopentecostal, e para isso nos sustentamos em conceitos da sociologia compreensiva weberiana. A construção teórica foi sedimentada a partir das contribuições de Antônio Gouvêa Mendonça, Ricardo Mariano, Paul Freston e José Bittencourt Filho e dos clássicos da sociologia da religião como Otto Maduro e Peter Berger. Como método de pesquisa utilizamos a técnica da entrevista semiestruturada com dois líderes das referidas denominações, observação participante nos cultos e análise de discurso dos sermões e das orações. Verificou-se que os outros segmentos evangélicos assimilaram, em proporções diferentes, a religiosidade neopentecostal, pois ela se apresenta maleável e intercambiável com as religiosidades já estabelecidas. E, devido às suas características contemplativa e individualista, estimula os fiéis a uma vivência distante de uma prática política combativa contra as desigualdades sociais próprias do sistema capitalista e do engajamento na transformação da realidade social; assim, a religiosidade neopentecostal mantém relações de interdependência com a ideologia neoliberal que sustenta um mercado de bens religiosos lucrativo.This research focused on the analysis of the relationship between religion and society in the contemporary times, seeking to realize the degrees of influence between neopentecostal religiosity and neoliberalism. Our attempt was to understand which influence have the churches assimilated from the Neopentecostal religiosity, and established with Brazilian society through religious teachings and practices of the faithful believers in their daily routines. This society has been marked by economic, political and social inequality; hence it was imbued with the ideology of Neoliberal capitalism, preaching wealth, consumption of material goods, individualism and competition. Our research focus is the Neopentecostal religiosity, which grew in Brazil in late decade of 1970, and was consolidated in the 1990s, and spread to other Evangelical segments in the first decade of 21st century. Thus, the universe of the research was a priori four Evangelical distinct segments, located in the city of Londrina, Paraná State. We selected the Assembly of God Church, New Covenant Church, the Presbyterian Church of Brazil and the Universal Church of the Kingdom of God, with the goal of comparing and interpreting their discourses and realize to what extent the Neopentecostal religiosity has been assimilated by other Evangelical segments, and how that has reverberated in the political and social practices of these churches. For this investigation, we are based on the Historical Materialism perspectives that consider the social structure a reflection of the Humankind organization for the production of the material conditions of life, and this perspective is par excellence the explanatory principle of contradiction. At the same time, we do not neglect the subjective issues involved in the Neopentecostal religion and religiosity, and for that we hold in the concepts of Weber´s Comprehensive Sociology. The theoretical construction was conceived from the contributions of Antonio Gouvea Mendonça, Ricardo Mariano, Paul Freston and Jose Bittencourt Filho, and from the classics of Sociology of Religion like Otto Maduro and Peter Berger. As a research method we used the technique of semi-structured interviews with two leaders of these mentioned denominations, participant observation method in worships, and discourse analysis of sermons and prayers. It was found that Evangelicals assimilated other segments in different proportions from Neopentecostal religion, because it is pliable and has interchangeable with the religiosities already established. And, for being contemplative and individualistic, the Neopentecostal religiosity stimulates the believers to be far from the experience of a combative political practice against social inequalities and from engagement in the transformation of social reality; thus Neopentecostal religiosity maintains relations of interdependence with the Neoliberal ideology that sustains a lucrative market for religious goods.Lanza, FábioWiik, Flavio BraunePoker, José Geraldo Alberto BertonciniMorais, Edson Elias de2024-09-19T12:27:38Z2024-09-19T12:27:38Z2013-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17647porCLCH - Departamento de Ciências SociaisPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina206 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-20T06:06:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17647Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-20T06:06:52Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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