A organização do trabalho em saúde bucal nas equipes da rede de atenção básica em municípios de pequeno porte do norte do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Vera Lúcia Ribeiro de Carvalho
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13896
Resumo: Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar a organização do trabalho em saúde bucal nas equipes da Rede de Atenção Básica em municípios de pequeno porte do norte do Paraná Trata-se de um estudo transversal, teórico, empírico, de natureza analítico compreensiva, com abordagem quantitativa/qualitativa A região norte foi representada pelas regiões administrativas de Apucarana, Londrina e Cornélio Procópio que correspondem às seguintes Regionais de Saúde (RS): 16ª RS, 17ª RS e 18ª RS A pesquisa aconteceu em duas etapas, sendo que a coleta de dados da primeira eta-pa, designada como quantitativa, aconteceu entre julho e dezembro de 21, e a da segunda etapa, designada como qualitativa, entre junho e julho de 211, com exce-ção do segundo grupo focal da 18ª RS que foi realizado em junho de 212 Na pri-meira etapa foram aplicados dois questionários, um específico para coordenadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outro para os demais profissionais Para análise descritiva, utilizaram-se as medidas de ocorrência Na segunda etapa foram realizados grupos focais Responderam às questões específicas para coordenadores 9 profissionais De 295 profissionais que atuavam na Equipe Saúde Bucal, (ESB) responderam às questões 178 (6,3%) Foram realizados nove grupos focais, sendo cinco com coordenadores de UBS e quatro com membros da ESB Os resultados revelaram que, na cidade pequena, existe uma grande proximidade entre as pessoas, mas isso não resultou em gestão democrática e participativa, nem em vínculo com a população e trabalho em equipe Nesses municípios, os recursos para implantação das ESB foram absorvidos de maneira acrítica dificultando a implantação/implementação da Política Nacional de Saúde Bucal, como estabelecem os tex-tos ministeriais e resultando em uma rotina de atividades sem planejamento Nos referidos locais, persistia a falta de integração entre os profissionais da ESB e da UBS Ambos alegaram que não se integravam por causa da demanda excessiva que os impedia de fazer reuniões, o que pode ser questionado tendo em vista que diversos não cumpriam suas cargas horárias Foi observado dificuldade de se romper com o sistema incremental e efetivar os princípios da universalidade e integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS) Quanto à organização do trabalho, observou-se uma dicotomia entre atividades de promoção/prevenção e atividades clínicas com preferência pelo atendimento clínico, tanto dos profissionais, dos gestores, como também da população Os dentistas alegaram que não cumpriam a carga horária de trabalho devido à baixa remuneração Quanto à gestão, observou-se que era influenciada por quatro atores diferentes: Coordenador ESB, Coordenador UBS, Prefeito/secretário de saúde e RS Esta última se destacou como ente articulador entre os municípios, sendo um importante local para debater o modelo assistencial e apoi-ar a efetivação do SUS Para a implantação da Política Nacional de Saúde Bucal, sugere-se a adoção de sistemas de trabalho por compromisso em que se definem ações com metas, previamente acordadas, acompanhadas por instâncias de partici-pação democrática e gestores
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaAbstract: This study aimed to analyze the organization of work in dentistry within teams in the Primary Healthcare System in small municipalities in Northern Paraná State It is a theoretical empirical transversal study of analytic and comprehensive nature, with a quantitative and qualitative approach Northern Paraná was represented by the ad-ministrative areas of Apucarana, Londrina and Cornélio Procópio, which correspond to the following Health Care Regionals: 16th RS, 17th RS e 18th RS The research had two stages The data collection within the first stage, of quantitative nature, took place from July to December 21, and the second stage, of qualitative nature, from June to July 211, with the exception of the second focus group of the 18th RS, which happened in June 212 In the first stage two different questionnaires were given to coordinators of Primary Health Care Units (PHCU) and to other local profes-sionals Occurrence measurements were used for the descriptive analysis On the second stage focus groups were done Ninety professionals answered the specific questionnaire for coordinators From 295 professionals of the Oral Health Team (OHT), 178 (6,3%) answered the questions Nine focus groups were created, of which five had coordinators of PHCU and four had members of the OHT The results revealed that in small cities there is a proximity between people, but this resulted nei-ther in participatory democratic management, nor a bond with the population or team work In these municipalities the resources for the implementation of the OHTs were absorbed without critic, which made raised difficulties for the implementation of the National Policy on Oral Health as established by ministerial texts and resulted in a routine of unplanned activities In these places the lack of integration between the professionals of OHTs and PHCUs was persistent They claimed that excessive de-mands prevented them from having meetings, which may be questioned as these professionals did not work the hours they were supposed to It was observed diffi-culty in breaking with the incremental system and bringing about the universal and integral principles of the Unified Health System (UHS) As for the organization of the work, there was a dichotomy between promotional / preventive activities and clinical ones, with the preference for the clinical care on the part of professionals and man-agers, as well as the population The dentists alleged they did not fulfill their hours due to low wages As for management, it was influenced by four different actors: Co-ordinator of OHT, Coordinator of PHCU, Mayor/ Health Care Secretary and RS The latter is distinguished as an articulator between the municipalities, as an important place for the debate on a model of assistance and as a support for the execution of UHS For the implementation of the National Policy on Oral Health we suggest the adoption of work systems based on commitments with defined actions and goals previously agreed on, followed by participatory and democratic instances and man-agersCordoni Junior, Luiz [Orientador]Haddad, Maria do Carmo Fernandez LourençoMishima, Silvana MartinsMesas, Arthur EumannNunes, Elisabete de Fátima Polo de AlmeidaBueno, Vera Lúcia Ribeiro de Carvalho2024-05-01T14:20:38Z2024-05-01T14:20:38Z2014.0026.05.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13896porDoutoradoSaúde ColetivaCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13896Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - 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description Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar a organização do trabalho em saúde bucal nas equipes da Rede de Atenção Básica em municípios de pequeno porte do norte do Paraná Trata-se de um estudo transversal, teórico, empírico, de natureza analítico compreensiva, com abordagem quantitativa/qualitativa A região norte foi representada pelas regiões administrativas de Apucarana, Londrina e Cornélio Procópio que correspondem às seguintes Regionais de Saúde (RS): 16ª RS, 17ª RS e 18ª RS A pesquisa aconteceu em duas etapas, sendo que a coleta de dados da primeira eta-pa, designada como quantitativa, aconteceu entre julho e dezembro de 21, e a da segunda etapa, designada como qualitativa, entre junho e julho de 211, com exce-ção do segundo grupo focal da 18ª RS que foi realizado em junho de 212 Na pri-meira etapa foram aplicados dois questionários, um específico para coordenadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outro para os demais profissionais Para análise descritiva, utilizaram-se as medidas de ocorrência Na segunda etapa foram realizados grupos focais Responderam às questões específicas para coordenadores 9 profissionais De 295 profissionais que atuavam na Equipe Saúde Bucal, (ESB) responderam às questões 178 (6,3%) Foram realizados nove grupos focais, sendo cinco com coordenadores de UBS e quatro com membros da ESB Os resultados revelaram que, na cidade pequena, existe uma grande proximidade entre as pessoas, mas isso não resultou em gestão democrática e participativa, nem em vínculo com a população e trabalho em equipe Nesses municípios, os recursos para implantação das ESB foram absorvidos de maneira acrítica dificultando a implantação/implementação da Política Nacional de Saúde Bucal, como estabelecem os tex-tos ministeriais e resultando em uma rotina de atividades sem planejamento Nos referidos locais, persistia a falta de integração entre os profissionais da ESB e da UBS Ambos alegaram que não se integravam por causa da demanda excessiva que os impedia de fazer reuniões, o que pode ser questionado tendo em vista que diversos não cumpriam suas cargas horárias Foi observado dificuldade de se romper com o sistema incremental e efetivar os princípios da universalidade e integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS) Quanto à organização do trabalho, observou-se uma dicotomia entre atividades de promoção/prevenção e atividades clínicas com preferência pelo atendimento clínico, tanto dos profissionais, dos gestores, como também da população Os dentistas alegaram que não cumpriam a carga horária de trabalho devido à baixa remuneração Quanto à gestão, observou-se que era influenciada por quatro atores diferentes: Coordenador ESB, Coordenador UBS, Prefeito/secretário de saúde e RS Esta última se destacou como ente articulador entre os municípios, sendo um importante local para debater o modelo assistencial e apoi-ar a efetivação do SUS Para a implantação da Política Nacional de Saúde Bucal, sugere-se a adoção de sistemas de trabalho por compromisso em que se definem ações com metas, previamente acordadas, acompanhadas por instâncias de partici-pação democrática e gestores
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