Sensibilização para a cartografia tátil, por meio do uso das ferramentas digitais no curso de formação de docentes para as séries iniciais do município de São Sebastião da Amoreira-PR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17177 |
Resumo: | A Geografia é uma disciplina muito importante dentro da sala de aula, tendo em vista que ela desenvolve inúmeras potencialidades como uma leitura crítica e reflexiva do espaço que está a nossa volta, através de seus recursos visuais como mapas, maquetes, imagens, que auxiliam na construção da percepção dos alunos. No entanto, quando direcionamos nossos olhares para o ensino aprendizagem das pessoas com deficiência visual, percebemos que a realidade escolar é complexa, considerando que muitos professores sentem dificuldades de incluírem tais alunos, por não terem acesso a recursos didáticos específicos que atendam às necessidades do grupo, recorrendo as explicações orais, que se caracterizam sendo pouco efetivas para aprendizagem significativa dos discentes. Por isso, o objetivo central foi discutir e trabalhar a Cartografia Tátil com os professorandos do curso de Formação de Docentes para Séries Iniciais do município de São Sebastião da Amoreira, abordando metodologias diferenciadas de construção de materiais didáticos táteis, por meio da realização de uma oficina remota, tendo em vista o cenário de pandemia mundial. A pesquisa científica possui uma abordagem qualitativa e os instrumentos metodológicos utilizados foram a realização de trabalho de campo na instituição (antes do período da pandemia), observações simples, aplicação de entrevista semiestruturada com a professora de Metodologia do Ensino de Geografia e com o diretor da instituição, além de desenvolver um website educacional gratuito, com o propósito de disseminar a Cartografia Tátil, tanto com os professorandos do grupo estudado quanto aos demais professores e adeptos dessa questão. Referente ao período de aplicação da pesquisa ela teve início no primeiro semestre de 2019 e foi concluída no segundo semestre de 2020. Assim, acreditamos que essa temática não pode esperar mais, devendo ser abordada constantemente e disseminada por todo território, para que os discentes com deficiência visual tenham suas potencialidades exploradas por completo, tendo em vista que, seu potencial de aprendizagem é o mesmo que de qualquer outra criança. Nos resultados, constatamos que os professorandos e os demais envolvidos na pesquisa não tinham conhecimento construído sobre essa temática, deduziram quando mencionado o nome “tátil”, porém, não é um recurso que faz parte da realidade dos professorandos, tendo em vista que na ementa curricular do curso é debatido apenas a Educação Especial de modo generalizado e não esmiuçado em cada disciplina. Percebe-se que os envolvidos foram sensibilizados perante o tema e que a “sementinha” da curiosidade foi plantada em cada professorando e que será refletida em suas práticas docentes. |
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Sensibilização para a cartografia tátil, por meio do uso das ferramentas digitais no curso de formação de docentes para as séries iniciais do município de São Sebastião da Amoreira-PRAwareness to tactile cartography through the using of digital tools in a teacher training course for initial grades of the town of São Sebastião da Amoreira-PRCartografia inclusivaEnsino de geografiaFormação inicialWebsite educacionalCiências Humanas - GeografiaInclusive cartographyGeography teachingInitial teacher trainingEducational websiteA Geografia é uma disciplina muito importante dentro da sala de aula, tendo em vista que ela desenvolve inúmeras potencialidades como uma leitura crítica e reflexiva do espaço que está a nossa volta, através de seus recursos visuais como mapas, maquetes, imagens, que auxiliam na construção da percepção dos alunos. No entanto, quando direcionamos nossos olhares para o ensino aprendizagem das pessoas com deficiência visual, percebemos que a realidade escolar é complexa, considerando que muitos professores sentem dificuldades de incluírem tais alunos, por não terem acesso a recursos didáticos específicos que atendam às necessidades do grupo, recorrendo as explicações orais, que se caracterizam sendo pouco efetivas para aprendizagem significativa dos discentes. Por isso, o objetivo central foi discutir e trabalhar a Cartografia Tátil com os professorandos do curso de Formação de Docentes para Séries Iniciais do município de São Sebastião da Amoreira, abordando metodologias diferenciadas de construção de materiais didáticos táteis, por meio da realização de uma oficina remota, tendo em vista o cenário de pandemia mundial. A pesquisa científica possui uma abordagem qualitativa e os instrumentos metodológicos utilizados foram a realização de trabalho de campo na instituição (antes do período da pandemia), observações simples, aplicação de entrevista semiestruturada com a professora de Metodologia do Ensino de Geografia e com o diretor da instituição, além de desenvolver um website educacional gratuito, com o propósito de disseminar a Cartografia Tátil, tanto com os professorandos do grupo estudado quanto aos demais professores e adeptos dessa questão. Referente ao período de aplicação da pesquisa ela teve início no primeiro semestre de 2019 e foi concluída no segundo semestre de 2020. Assim, acreditamos que essa temática não pode esperar mais, devendo ser abordada constantemente e disseminada por todo território, para que os discentes com deficiência visual tenham suas potencialidades exploradas por completo, tendo em vista que, seu potencial de aprendizagem é o mesmo que de qualquer outra criança. Nos resultados, constatamos que os professorandos e os demais envolvidos na pesquisa não tinham conhecimento construído sobre essa temática, deduziram quando mencionado o nome “tátil”, porém, não é um recurso que faz parte da realidade dos professorandos, tendo em vista que na ementa curricular do curso é debatido apenas a Educação Especial de modo generalizado e não esmiuçado em cada disciplina. Percebe-se que os envolvidos foram sensibilizados perante o tema e que a “sementinha” da curiosidade foi plantada em cada professorando e que será refletida em suas práticas docentes.Geography is a very important subject in the classroom since it develops countless potentialities as a critical and reflexive reading of the space around us through its visual resources such as maps, models, images, which helps in the construction of the students' perception. However, when we direct our glances towards teaching and learning process of visually impaired people, we realize that school reality is complicated, considering that many teachers find it difficult to include such students, because they do not have access to specific teaching resources that meet the needs of the group, in this way, teachers end up resorting to oral explanations, which are characterized as being not very effective for the meaningful learning of students. For this reason, the main purpose of this research was to discuss and work on Tactile Cartography with students teachers of the Teacher Training Course for Initial Grades in the town of São Sebastião da Amoreira, approaching differentiated methodologies for the construction of tactile didactic materials, through the realization of a remote workshop, because of the world pandemic scenario. The scientific research is based in a qualitative approach, and the methodological tools used were the conducting of a case study in the institution (before the pandemic period), simple observations, the application of semi-structured interview with the teacher of Geography Teaching Methodology and with the principal of the institution, besides developing a free educational website, to disseminate Tactile Cartography, both with the students teachers of the studied group as well as with other teachers and supporters of this issue. Regarding the application period of the survey, it started in the first half of 2019 and was completed in the second half of 2020. Thus, we believe that this issue can no longer wait, it should be constantly addressed and disseminated throughout the territory, so the visually impaired students will may have their full potential explored, bearing in mind that their learning potential is the same as that of any other child. In the results, we found that the students teachers and others involved in the research had no built knowledge on this subject, they deduced when we mentioned the name "tactile", however, it is not a resource that is part of teachers' reality, considering that in the curricular agenda of the course it is only discussed the special education in a generalized way, and it is not detailed in each subject. In this sense, it is noticeable that those involved in this study were touched by the theme and that the "little seed" of curiosity was planted in each student teacher, and that it will be reflected in their teaching practices.Torres, Eloiza CristianeVeiga, Léia AparecidaBarbosa, Andrea HaddadScheer, Márcia Aparecida Procópio da SilvaCorreia, Suellen Jane2024-08-12T17:31:05Z2024-08-12T17:31:05Z2021-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17177porCCE - Departamento de GeografiaPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina139 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T06:09:41Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17177Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-13T06:09:41Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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A Geografia é uma disciplina muito importante dentro da sala de aula, tendo em vista que ela desenvolve inúmeras potencialidades como uma leitura crítica e reflexiva do espaço que está a nossa volta, através de seus recursos visuais como mapas, maquetes, imagens, que auxiliam na construção da percepção dos alunos. No entanto, quando direcionamos nossos olhares para o ensino aprendizagem das pessoas com deficiência visual, percebemos que a realidade escolar é complexa, considerando que muitos professores sentem dificuldades de incluírem tais alunos, por não terem acesso a recursos didáticos específicos que atendam às necessidades do grupo, recorrendo as explicações orais, que se caracterizam sendo pouco efetivas para aprendizagem significativa dos discentes. Por isso, o objetivo central foi discutir e trabalhar a Cartografia Tátil com os professorandos do curso de Formação de Docentes para Séries Iniciais do município de São Sebastião da Amoreira, abordando metodologias diferenciadas de construção de materiais didáticos táteis, por meio da realização de uma oficina remota, tendo em vista o cenário de pandemia mundial. A pesquisa científica possui uma abordagem qualitativa e os instrumentos metodológicos utilizados foram a realização de trabalho de campo na instituição (antes do período da pandemia), observações simples, aplicação de entrevista semiestruturada com a professora de Metodologia do Ensino de Geografia e com o diretor da instituição, além de desenvolver um website educacional gratuito, com o propósito de disseminar a Cartografia Tátil, tanto com os professorandos do grupo estudado quanto aos demais professores e adeptos dessa questão. Referente ao período de aplicação da pesquisa ela teve início no primeiro semestre de 2019 e foi concluída no segundo semestre de 2020. Assim, acreditamos que essa temática não pode esperar mais, devendo ser abordada constantemente e disseminada por todo território, para que os discentes com deficiência visual tenham suas potencialidades exploradas por completo, tendo em vista que, seu potencial de aprendizagem é o mesmo que de qualquer outra criança. Nos resultados, constatamos que os professorandos e os demais envolvidos na pesquisa não tinham conhecimento construído sobre essa temática, deduziram quando mencionado o nome “tátil”, porém, não é um recurso que faz parte da realidade dos professorandos, tendo em vista que na ementa curricular do curso é debatido apenas a Educação Especial de modo generalizado e não esmiuçado em cada disciplina. Percebe-se que os envolvidos foram sensibilizados perante o tema e que a “sementinha” da curiosidade foi plantada em cada professorando e que será refletida em suas práticas docentes. |
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