Mapeando o quilombo : religiosidades afro-brasileiras em contos de Cadernos negros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15709 |
Resumo: | Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar as representações das religiosidades afro-brasileiras nos volumes de contos de Cadernos Negros, que é uma coletânea de textos literários escritos por autores e autoras afrodescendentes que publica anualmente, desde 1978, volumes alternados de poesias e de contos de maneira que para esta Dissertação , foram lidos e estudados os volumes de contos, os quais são: Cadernos Negros, volume 18 (1995), Cadernos Negros, melhores contos (28), Cadernos Negros, volume 2 (1997), Cadernos Negros, volume 22 (1999), Cadernos Negros, volume 24 (21), Cadernos Negros, volume 26 (23), Cadernos Negros, volume 28 (25), Cadernos Negros, volume 3 (27), Cadernos Negros, volume 32 (29), Cadernos Negros, volume 34 (211), Cadernos Negros, volume 36 (213), Cadernos Negros, volume 38 (215) e Cadernos Negros, volume 4 (217), totalizando 13 livros, 284 contos sendo 37 da temática aqui analisada: religiosidade afro-brasileira O trabalho se divide em três capítulos, o primeiro, de maior teor teórico, intitulado de 1 Diálogos teóricos foi dividido em três partes: 11 identidade (sf), 12 (literatura) afro-brasileira (adj) e 13 religiosidade (sf); a ideia é apresentar o significado dicionarizado desses vernáculos e propor um diálogo com as (re)significações que as teorias e críticas dos estudos das humanidade propõem, portanto, o raciocínio teórico situa-se justamente nesse espaço de interpretações possíveis para os termos-chave desse trabalho O principal aporte teórico do subcapítulo 11 identidade (sf) são os apontamentos de Hall (211) em A identidade cultural da pós-modernidade, no segundo subcapítulo dois importantes teóricos da literatura afrodescendente foram utilizadas, Bernd, com os seus livros Introdução à literatura negra (1988) e Literatura e identidade nacional (1992); e Eduardo de Assis Duarte, especificamente o seu artigo “Literatura Afro-brasileira: um conceito em construção” (27) Por fim, no último subcapítulo, para melhor compreendermos algumas características importantes das religiões de matrizes africanas, usamos os livros O Candomblé da Bahia, de Bastide (21) e A morte branca do feiticeiro, negro de Ortiz (1999) O capítulo dois de teor informativo, intitulado de: 2 Um quilombo feito de palavras: contos de Cadernos Negros, é destinado a apresentar a história dos Cadernos Negros, macro corpus de análise desse trabalho, tal apresentação é também uma contextualização, pois acreditamos ser importante apresentar a coletânea tendo em vista o seu início bem como as pessoas que mais contribuíram para a sua história Por fim, no terceiro e último capítulo, intitulado de 3Natureza e humanidade: um encontro com o sagrado em Cadernos Negros, serão apresentadas análise dos contos: “Retorno de Tatiana”, de Miriam Alves, presente no v 22 (1999); “Menininha”, de Mel Adúm presente no v 34 (211); “Moça bonita”, de Leandro Passos, presente no v 4 (217), “Coluna”, de Cuti presente no v 2 (2997), “Yeyelodê” e “Terreiro da gente” ambos de Mel Adun e presentes no v 3 (27), “A casa do Rei” de Ana Fátima do v 38 (215), “A santa” de Fátima Trinchão também do volume 38 (215) e “Moça” de Esmeralda ribeiro presente no v 34 (211) |
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Mapeando o quilombo : religiosidades afro-brasileiras em contos de Cadernos negrosLiteratura brasileiraEscritores negrosIdentidadeReligiosidadeAspectos históricosShort stories, brazilianBlack authorsReligiousnessIdentityHistory and criticismBrazilian literatureResumo: O objetivo do presente trabalho é analisar as representações das religiosidades afro-brasileiras nos volumes de contos de Cadernos Negros, que é uma coletânea de textos literários escritos por autores e autoras afrodescendentes que publica anualmente, desde 1978, volumes alternados de poesias e de contos de maneira que para esta Dissertação , foram lidos e estudados os volumes de contos, os quais são: Cadernos Negros, volume 18 (1995), Cadernos Negros, melhores contos (28), Cadernos Negros, volume 2 (1997), Cadernos Negros, volume 22 (1999), Cadernos Negros, volume 24 (21), Cadernos Negros, volume 26 (23), Cadernos Negros, volume 28 (25), Cadernos Negros, volume 3 (27), Cadernos Negros, volume 32 (29), Cadernos Negros, volume 34 (211), Cadernos Negros, volume 36 (213), Cadernos Negros, volume 38 (215) e Cadernos Negros, volume 4 (217), totalizando 13 livros, 284 contos sendo 37 da temática aqui analisada: religiosidade afro-brasileira O trabalho se divide em três capítulos, o primeiro, de maior teor teórico, intitulado de 1 Diálogos teóricos foi dividido em três partes: 11 identidade (sf), 12 (literatura) afro-brasileira (adj) e 13 religiosidade (sf); a ideia é apresentar o significado dicionarizado desses vernáculos e propor um diálogo com as (re)significações que as teorias e críticas dos estudos das humanidade propõem, portanto, o raciocínio teórico situa-se justamente nesse espaço de interpretações possíveis para os termos-chave desse trabalho O principal aporte teórico do subcapítulo 11 identidade (sf) são os apontamentos de Hall (211) em A identidade cultural da pós-modernidade, no segundo subcapítulo dois importantes teóricos da literatura afrodescendente foram utilizadas, Bernd, com os seus livros Introdução à literatura negra (1988) e Literatura e identidade nacional (1992); e Eduardo de Assis Duarte, especificamente o seu artigo “Literatura Afro-brasileira: um conceito em construção” (27) Por fim, no último subcapítulo, para melhor compreendermos algumas características importantes das religiões de matrizes africanas, usamos os livros O Candomblé da Bahia, de Bastide (21) e A morte branca do feiticeiro, negro de Ortiz (1999) O capítulo dois de teor informativo, intitulado de: 2 Um quilombo feito de palavras: contos de Cadernos Negros, é destinado a apresentar a história dos Cadernos Negros, macro corpus de análise desse trabalho, tal apresentação é também uma contextualização, pois acreditamos ser importante apresentar a coletânea tendo em vista o seu início bem como as pessoas que mais contribuíram para a sua história Por fim, no terceiro e último capítulo, intitulado de 3Natureza e humanidade: um encontro com o sagrado em Cadernos Negros, serão apresentadas análise dos contos: “Retorno de Tatiana”, de Miriam Alves, presente no v 22 (1999); “Menininha”, de Mel Adúm presente no v 34 (211); “Moça bonita”, de Leandro Passos, presente no v 4 (217), “Coluna”, de Cuti presente no v 2 (2997), “Yeyelodê” e “Terreiro da gente” ambos de Mel Adun e presentes no v 3 (27), “A casa do Rei” de Ana Fátima do v 38 (215), “A santa” de Fátima Trinchão também do volume 38 (215) e “Moça” de Esmeralda ribeiro presente no v 34 (211)Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasGodoy, Maria Carolina de [Orientador]Brito, LucianaFranceschini, Marcelle AiresFernandes, Rute Gaia2024-05-01T14:54:44Z2024-05-01T14:54:44Z2020.0014.05.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15709porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15709Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar as representações das religiosidades afro-brasileiras nos volumes de contos de Cadernos Negros, que é uma coletânea de textos literários escritos por autores e autoras afrodescendentes que publica anualmente, desde 1978, volumes alternados de poesias e de contos de maneira que para esta Dissertação , foram lidos e estudados os volumes de contos, os quais são: Cadernos Negros, volume 18 (1995), Cadernos Negros, melhores contos (28), Cadernos Negros, volume 2 (1997), Cadernos Negros, volume 22 (1999), Cadernos Negros, volume 24 (21), Cadernos Negros, volume 26 (23), Cadernos Negros, volume 28 (25), Cadernos Negros, volume 3 (27), Cadernos Negros, volume 32 (29), Cadernos Negros, volume 34 (211), Cadernos Negros, volume 36 (213), Cadernos Negros, volume 38 (215) e Cadernos Negros, volume 4 (217), totalizando 13 livros, 284 contos sendo 37 da temática aqui analisada: religiosidade afro-brasileira O trabalho se divide em três capítulos, o primeiro, de maior teor teórico, intitulado de 1 Diálogos teóricos foi dividido em três partes: 11 identidade (sf), 12 (literatura) afro-brasileira (adj) e 13 religiosidade (sf); a ideia é apresentar o significado dicionarizado desses vernáculos e propor um diálogo com as (re)significações que as teorias e críticas dos estudos das humanidade propõem, portanto, o raciocínio teórico situa-se justamente nesse espaço de interpretações possíveis para os termos-chave desse trabalho O principal aporte teórico do subcapítulo 11 identidade (sf) são os apontamentos de Hall (211) em A identidade cultural da pós-modernidade, no segundo subcapítulo dois importantes teóricos da literatura afrodescendente foram utilizadas, Bernd, com os seus livros Introdução à literatura negra (1988) e Literatura e identidade nacional (1992); e Eduardo de Assis Duarte, especificamente o seu artigo “Literatura Afro-brasileira: um conceito em construção” (27) Por fim, no último subcapítulo, para melhor compreendermos algumas características importantes das religiões de matrizes africanas, usamos os livros O Candomblé da Bahia, de Bastide (21) e A morte branca do feiticeiro, negro de Ortiz (1999) O capítulo dois de teor informativo, intitulado de: 2 Um quilombo feito de palavras: contos de Cadernos Negros, é destinado a apresentar a história dos Cadernos Negros, macro corpus de análise desse trabalho, tal apresentação é também uma contextualização, pois acreditamos ser importante apresentar a coletânea tendo em vista o seu início bem como as pessoas que mais contribuíram para a sua história Por fim, no terceiro e último capítulo, intitulado de 3Natureza e humanidade: um encontro com o sagrado em Cadernos Negros, serão apresentadas análise dos contos: “Retorno de Tatiana”, de Miriam Alves, presente no v 22 (1999); “Menininha”, de Mel Adúm presente no v 34 (211); “Moça bonita”, de Leandro Passos, presente no v 4 (217), “Coluna”, de Cuti presente no v 2 (2997), “Yeyelodê” e “Terreiro da gente” ambos de Mel Adun e presentes no v 3 (27), “A casa do Rei” de Ana Fátima do v 38 (215), “A santa” de Fátima Trinchão também do volume 38 (215) e “Moça” de Esmeralda ribeiro presente no v 34 (211) |
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