Desenvolvimento de sistemas com motores trifásicos de indução de alto rendimento, IFOC e comando por joystick para cadeira de rodas
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15489 |
Resumo: | Resumo: Pessoas portadoras de deficiência de locomoção permanente ou temporária correspondem a uma quantia significativa da população Tal contingente populacional ausenta-se de conforto e independência de locomoção em virtude de suas limitações físicas Equipamentos como cadeiras de rodas motorizadas minimizam tais efeitos e possibilitam a acessibilidade de portadoras de deficiência na sociedade Cadeiras de rodas motorizadas utilizam-se basicamente de motores CC, em virtude de sua simplicidade de controle No entanto, avanços significativos na eletrônica de potência permitem o acionamento de alto desempenho e de baixo custo de motores de indução, os quais são mais robustos, de menor manutenção, além de consumirem menos energia na aceleração e frenagem quando comparados a motores CC Este trabalho aplica o estudo matemático de estratégias de controle com a técnica de acionamento vetorial para motores de indução aplicável à cadeira de rodas motorizadas Para isso, implementa-se o modelo cinemático direto e inverso da cadeira de rodas com a técnica de controle por campo orientado indireto (IFOC) para motores de indução trifásicos de alto rendimento, utilizando o MATLAB/Simulink e o processador TMS32F28335 para o controle do inversor trifásico do sistema |
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Desenvolvimento de sistemas com motores trifásicos de indução de alto rendimento, IFOC e comando por joystick para cadeira de rodasMotores elétricos de induçãoCadeiras de rodasSistemas eletrônicosEngenharia elétricaElectric motors, InductionWheelchairsElectronic systemsElectric engineeringResumo: Pessoas portadoras de deficiência de locomoção permanente ou temporária correspondem a uma quantia significativa da população Tal contingente populacional ausenta-se de conforto e independência de locomoção em virtude de suas limitações físicas Equipamentos como cadeiras de rodas motorizadas minimizam tais efeitos e possibilitam a acessibilidade de portadoras de deficiência na sociedade Cadeiras de rodas motorizadas utilizam-se basicamente de motores CC, em virtude de sua simplicidade de controle No entanto, avanços significativos na eletrônica de potência permitem o acionamento de alto desempenho e de baixo custo de motores de indução, os quais são mais robustos, de menor manutenção, além de consumirem menos energia na aceleração e frenagem quando comparados a motores CC Este trabalho aplica o estudo matemático de estratégias de controle com a técnica de acionamento vetorial para motores de indução aplicável à cadeira de rodas motorizadas Para isso, implementa-se o modelo cinemático direto e inverso da cadeira de rodas com a técnica de controle por campo orientado indireto (IFOC) para motores de indução trifásicos de alto rendimento, utilizando o MATLAB/Simulink e o processador TMS32F28335 para o controle do inversor trifásico do sistemaDissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaAbstract: Disabled permanently or temporarily getting up a significant amount of the population This population group is absent comfort and independence of movement because of their physical limitations Equipment such as motorized wheelchairs minimize these effects and enable accessibility with disabilities in society Basically, motorized wheelchairs are with DC motors because of its simplicity of control However, significant advances in power electronics allow high-performance drive and inexpensive induction motors, which are more robust, less maintenance, and consume less power during acceleration and braking when compared to DC motors This work applies the mathematical study of control strategies with vector drive technology for induction motors applicable to the motorized wheelchairs For this, implements up the kinematic control of the wheelchair with the control technique by indirect oriented field for high performance three-phase induction motors, using the MATLAB / Simulink and the TMS32F28335 processor to control the three-phase inverter systemSilva, Newton da [Orientador]Treviso, Carlos Henrique GonçalvesPereira, Adriano AlvesGaino, Ruberlei [Coorientador]Nunes, Willian Ricardo Bispo Murbak2024-05-01T14:49:57Z2024-05-01T14:49:57Z2015.0023.09.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15489porMestradoEngenharia ElétricaCentro de Tecnologia e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15489Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:54Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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