Educação e felicidade : a relação entre ética e política na formação humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eduardo, Aldrean Thais Ribeiro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16144
Resumo: Resumo: Este trabalho propõe uma discussão entre a relação ética e política na formação humana com vistas à uma educação para a felicidade em Aristóteles, ao mesmo tempo, cotejar a Constituição do Brasil de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases nº9394/96, analisando-as à luz desse conceito, para então refletir sobre a liberdade de uma educação para a promoção de uma vida feliz, uma vez que a ética é a própria prática humana de valores anteriormente refletidos e aprendidos, por não ser inata deve ser ensinada Para tanto, adotou-se como metodologia um estudo filosófico-educacional bibliográfico A relevância deste tema reside na necessidade de sair do senso comum ao tratar o conceito de felicidade como parte de uma reflexão filosófica desde a antiguidade clássica além de contribuir com reflexões referentes à educação atual percebendo-a como elemento indispensável para se atingir o conceito ético de felicidade o qual perpassa pelas ideias de cidadania e vida política e como este se faz presente na educação Neste processo humano pela busca em atingir o conceito ético de felicidade a educação livre, plural e democrática assume seu papel responsável na formação dos seres humanos enquanto pessoas que tenham senso crítico, espírito de comunidade, atitude reflexiva e ativa em diálogo com a relação entre o pensamento, a consciência e a ação no mundo e para o mundo Acredita-se que a felicidade é um tema ético que não pode faltar nas discussões sobre a formação humana, sendo muito caro à filosofia da educação
id UEL_a89704ec1cf8510ee10141e4b0f2e882
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16144
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Educação e felicidade : a relação entre ética e política na formação humanaEducaçãoFilosofiaFelicidadeÉticaEducationHappinessEthicsPhilosophyResumo: Este trabalho propõe uma discussão entre a relação ética e política na formação humana com vistas à uma educação para a felicidade em Aristóteles, ao mesmo tempo, cotejar a Constituição do Brasil de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases nº9394/96, analisando-as à luz desse conceito, para então refletir sobre a liberdade de uma educação para a promoção de uma vida feliz, uma vez que a ética é a própria prática humana de valores anteriormente refletidos e aprendidos, por não ser inata deve ser ensinada Para tanto, adotou-se como metodologia um estudo filosófico-educacional bibliográfico A relevância deste tema reside na necessidade de sair do senso comum ao tratar o conceito de felicidade como parte de uma reflexão filosófica desde a antiguidade clássica além de contribuir com reflexões referentes à educação atual percebendo-a como elemento indispensável para se atingir o conceito ético de felicidade o qual perpassa pelas ideias de cidadania e vida política e como este se faz presente na educação Neste processo humano pela busca em atingir o conceito ético de felicidade a educação livre, plural e democrática assume seu papel responsável na formação dos seres humanos enquanto pessoas que tenham senso crítico, espírito de comunidade, atitude reflexiva e ativa em diálogo com a relação entre o pensamento, a consciência e a ação no mundo e para o mundo Acredita-se que a felicidade é um tema ético que não pode faltar nas discussões sobre a formação humana, sendo muito caro à filosofia da educaçãoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This work aims to analyze the relationship between ethics and politics in human formation with a view to an education for happiness in Aristotle The methodology of this research consists of a bibliographical-philosophical-educational study The problem that guides this research dialogues with the relation between ethics and politics in human formation with a view to an education for happiness in Aristotle The relevance of this theme lies in the need to get out of common sense by treating the concept of happiness as part of a philosophical reflection from classical antiquity, as well as contributing with reflections regarding current education, perceiving it as an indispensable element to reach the ethical concept of Happiness that runs through the ideas of citizenship and political life We believe that happiness is an ethical theme that can not be lacking in the discussions about human formation, being very expensive to the philosophy of educationThis work aims to discuss the interrelation between ethical and political in human formation in the field of education to achieve happiness according to Aristotle while collating Brazil's Constitution of 1988 and the Law of Directives and Bases n• 9394/96, looking at this concept to ponder how education freedom can be a path to a happy and fulfilling life once ethics is the human practice of values previously reflected and learned, for not being innate must be taught For this reason, it was adopted as methodology a philosophical-educational bibliographic study The relevance of this theme resides in the necessity to deal with the concept of happiness out of the common sense, as a part of a philosophical reflection since the Classical Antiquity, besides contributing to reflections of the current education perceiving as an indispensable element to achieve an ethical concept of happiness which permeates the ideas of citizenship and political life and like this finds presence in education In the human pursuit process of the ethical concept of happiness, a free, plural and democratic education assumes its responsible role in the formation of human beings as persons who have a critical sense, a spirit of community, a reflexive and active attitude in dialogue with the relation between the thought, consciousness and action in the world and for the worldVerástegui, Rosa de Lourdes Aguilar [Orientador]Carvalho, Alonso Bezerra deMuraro, Darcísio NatalHenning, Leoni Maria PadilhaEduardo, Aldrean Thais Ribeiro2024-05-01T15:02:12Z2024-05-01T15:02:12Z2017.0021.02.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16144porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:30Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:30Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e felicidade : a relação entre ética e política na formação humana
title Educação e felicidade : a relação entre ética e política na formação humana
spellingShingle Educação e felicidade : a relação entre ética e política na formação humana
Eduardo, Aldrean Thais Ribeiro
Educação
Filosofia
Felicidade
Ética
Education
Happiness
Ethics
Philosophy
title_short Educação e felicidade : a relação entre ética e política na formação humana
title_full Educação e felicidade : a relação entre ética e política na formação humana
title_fullStr Educação e felicidade : a relação entre ética e política na formação humana
title_full_unstemmed Educação e felicidade : a relação entre ética e política na formação humana
title_sort Educação e felicidade : a relação entre ética e política na formação humana
author Eduardo, Aldrean Thais Ribeiro
author_facet Eduardo, Aldrean Thais Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Verástegui, Rosa de Lourdes Aguilar [Orientador]
Carvalho, Alonso Bezerra de
Muraro, Darcísio Natal
Henning, Leoni Maria Padilha
dc.contributor.author.fl_str_mv Eduardo, Aldrean Thais Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofia
Felicidade
Ética
Education
Happiness
Ethics
Philosophy
topic Educação
Filosofia
Felicidade
Ética
Education
Happiness
Ethics
Philosophy
description Resumo: Este trabalho propõe uma discussão entre a relação ética e política na formação humana com vistas à uma educação para a felicidade em Aristóteles, ao mesmo tempo, cotejar a Constituição do Brasil de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases nº9394/96, analisando-as à luz desse conceito, para então refletir sobre a liberdade de uma educação para a promoção de uma vida feliz, uma vez que a ética é a própria prática humana de valores anteriormente refletidos e aprendidos, por não ser inata deve ser ensinada Para tanto, adotou-se como metodologia um estudo filosófico-educacional bibliográfico A relevância deste tema reside na necessidade de sair do senso comum ao tratar o conceito de felicidade como parte de uma reflexão filosófica desde a antiguidade clássica além de contribuir com reflexões referentes à educação atual percebendo-a como elemento indispensável para se atingir o conceito ético de felicidade o qual perpassa pelas ideias de cidadania e vida política e como este se faz presente na educação Neste processo humano pela busca em atingir o conceito ético de felicidade a educação livre, plural e democrática assume seu papel responsável na formação dos seres humanos enquanto pessoas que tenham senso crítico, espírito de comunidade, atitude reflexiva e ativa em diálogo com a relação entre o pensamento, a consciência e a ação no mundo e para o mundo Acredita-se que a felicidade é um tema ético que não pode faltar nas discussões sobre a formação humana, sendo muito caro à filosofia da educação
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2017.00
2024-05-01T15:02:12Z
2024-05-01T15:02:12Z
21.02.2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16144
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823238245580800