A prática cotidiana do assistente social na escola-privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Amanda Boza
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12454
Resumo: Resumo: Este estudo discute a prática cotidiana do Assistente Social na escola privada e, seu principal objetivo, é compreender e analisar o modo de fazer dos Assistentes Sociais que atuam em escolas privadas, tendo como campo empírico da pesquisa os Colégios Maristas da Província Brasil Centro-Sul A metodologia de pesquisa adotada, fundamenta-se na abordagem qualitativa Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, sendo que os sujeitos da pesquisa foram quatro Assistentes Sociais que compõem o quadro funcional dos Colégios Maristas das seguintes cidades: São Paulo-SP, Ribeirão Preto-SP e Curitiba-PR A construção teórica, elaborada a partir dos objetivos do presente estudo, perpassa pela discussão entorno da educação no Brasil em seu âmbito público e privado, do sistema neoliberal, e do Terceiro Setor, enquanto um executor da política educacional O referencial teórico também é composto por uma explanação acerca do trabalho profissional do Serviço Social, com ênfase no debate acerca do cotidiano profissional, o qual se configura como uma categoria de análise da pesquisa A partir disso tratamos sobre o Serviço Social na escola e, mais especificamente, sobre sua atuação nos Colégios Maristas, caracterizado, por sua vez, como um espaço sócioocupacional permeado por limites, dificuldades, desafios e também por conquistas, acima de tudo
id UEL_aa540467d43f62071f7517f8972e5314
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12454
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A prática cotidiana do assistente social na escola-privadaServiço social como profissãoAssistentes sociaisPrática profissionalServiço socialEstudo e ensinoStudy and teachingSocial serviceResumo: Este estudo discute a prática cotidiana do Assistente Social na escola privada e, seu principal objetivo, é compreender e analisar o modo de fazer dos Assistentes Sociais que atuam em escolas privadas, tendo como campo empírico da pesquisa os Colégios Maristas da Província Brasil Centro-Sul A metodologia de pesquisa adotada, fundamenta-se na abordagem qualitativa Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, sendo que os sujeitos da pesquisa foram quatro Assistentes Sociais que compõem o quadro funcional dos Colégios Maristas das seguintes cidades: São Paulo-SP, Ribeirão Preto-SP e Curitiba-PR A construção teórica, elaborada a partir dos objetivos do presente estudo, perpassa pela discussão entorno da educação no Brasil em seu âmbito público e privado, do sistema neoliberal, e do Terceiro Setor, enquanto um executor da política educacional O referencial teórico também é composto por uma explanação acerca do trabalho profissional do Serviço Social, com ênfase no debate acerca do cotidiano profissional, o qual se configura como uma categoria de análise da pesquisa A partir disso tratamos sobre o Serviço Social na escola e, mais especificamente, sobre sua atuação nos Colégios Maristas, caracterizado, por sua vez, como um espaço sócioocupacional permeado por limites, dificuldades, desafios e também por conquistas, acima de tudoDissertação ( Mestrado em Serviço Social e Política Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialAbstract: This study discuss the daily practice of the social worker in the private school and its aim is comprehend and analyze the way the social workers that work in private schools, the research was done in Marista’s schools in the south of Brazil The researches’ methodology is based on qualitative approach The results were collected by interviews done by 4 social workers from Marista’s schools of the following cities: São Paulo –SP , Ribeirão Preto – SP and Curitiba – PR The theoretical construction was done with the aims of the present study, pass by discussion among Brazil’s education in public and private scope, of the neoliberal system , and of the third sector, while an executor of the educational politic The theoretical reference is also done by na explanation about the of the professional work of social work, with emphasis in the discussion about the day by day of the worker We treated about the social work at schools and more specific at Marista’s schools , characterized by a place surrounded by limits, difficulties, challenges and foremost conquesSuguihiro, Vera Lúcia Tieko [Orientador]Silva, Cláudia Neves daRossi, Maria de LourdesGonçalves, Amanda Boza2024-05-01T13:54:49Z2024-05-01T13:54:49Z2009.002009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12454porMestradoServiço Social e Política SocialCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12454Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática cotidiana do assistente social na escola-privada
title A prática cotidiana do assistente social na escola-privada
spellingShingle A prática cotidiana do assistente social na escola-privada
Gonçalves, Amanda Boza
Serviço social como profissão
Assistentes sociais
Prática profissional
Serviço social
Estudo e ensino
Study and teaching
Social service
title_short A prática cotidiana do assistente social na escola-privada
title_full A prática cotidiana do assistente social na escola-privada
title_fullStr A prática cotidiana do assistente social na escola-privada
title_full_unstemmed A prática cotidiana do assistente social na escola-privada
title_sort A prática cotidiana do assistente social na escola-privada
author Gonçalves, Amanda Boza
author_facet Gonçalves, Amanda Boza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Suguihiro, Vera Lúcia Tieko [Orientador]
Silva, Cláudia Neves da
Rossi, Maria de Lourdes
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Amanda Boza
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço social como profissão
Assistentes sociais
Prática profissional
Serviço social
Estudo e ensino
Study and teaching
Social service
topic Serviço social como profissão
Assistentes sociais
Prática profissional
Serviço social
Estudo e ensino
Study and teaching
Social service
description Resumo: Este estudo discute a prática cotidiana do Assistente Social na escola privada e, seu principal objetivo, é compreender e analisar o modo de fazer dos Assistentes Sociais que atuam em escolas privadas, tendo como campo empírico da pesquisa os Colégios Maristas da Província Brasil Centro-Sul A metodologia de pesquisa adotada, fundamenta-se na abordagem qualitativa Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, sendo que os sujeitos da pesquisa foram quatro Assistentes Sociais que compõem o quadro funcional dos Colégios Maristas das seguintes cidades: São Paulo-SP, Ribeirão Preto-SP e Curitiba-PR A construção teórica, elaborada a partir dos objetivos do presente estudo, perpassa pela discussão entorno da educação no Brasil em seu âmbito público e privado, do sistema neoliberal, e do Terceiro Setor, enquanto um executor da política educacional O referencial teórico também é composto por uma explanação acerca do trabalho profissional do Serviço Social, com ênfase no debate acerca do cotidiano profissional, o qual se configura como uma categoria de análise da pesquisa A partir disso tratamos sobre o Serviço Social na escola e, mais especificamente, sobre sua atuação nos Colégios Maristas, caracterizado, por sua vez, como um espaço sócioocupacional permeado por limites, dificuldades, desafios e também por conquistas, acima de tudo
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009.00
2009
2024-05-01T13:54:49Z
2024-05-01T13:54:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12454
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Serviço Social e Política Social
Centro de Estudos Sociais Aplicados
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823270995755008