A prática cotidiana do assistente social na escola-privada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12454 |
Resumo: | Resumo: Este estudo discute a prática cotidiana do Assistente Social na escola privada e, seu principal objetivo, é compreender e analisar o modo de fazer dos Assistentes Sociais que atuam em escolas privadas, tendo como campo empírico da pesquisa os Colégios Maristas da Província Brasil Centro-Sul A metodologia de pesquisa adotada, fundamenta-se na abordagem qualitativa Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, sendo que os sujeitos da pesquisa foram quatro Assistentes Sociais que compõem o quadro funcional dos Colégios Maristas das seguintes cidades: São Paulo-SP, Ribeirão Preto-SP e Curitiba-PR A construção teórica, elaborada a partir dos objetivos do presente estudo, perpassa pela discussão entorno da educação no Brasil em seu âmbito público e privado, do sistema neoliberal, e do Terceiro Setor, enquanto um executor da política educacional O referencial teórico também é composto por uma explanação acerca do trabalho profissional do Serviço Social, com ênfase no debate acerca do cotidiano profissional, o qual se configura como uma categoria de análise da pesquisa A partir disso tratamos sobre o Serviço Social na escola e, mais especificamente, sobre sua atuação nos Colégios Maristas, caracterizado, por sua vez, como um espaço sócioocupacional permeado por limites, dificuldades, desafios e também por conquistas, acima de tudo |
id |
UEL_aa540467d43f62071f7517f8972e5314 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/12454 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática cotidiana do assistente social na escola-privadaServiço social como profissãoAssistentes sociaisPrática profissionalServiço socialEstudo e ensinoStudy and teachingSocial serviceResumo: Este estudo discute a prática cotidiana do Assistente Social na escola privada e, seu principal objetivo, é compreender e analisar o modo de fazer dos Assistentes Sociais que atuam em escolas privadas, tendo como campo empírico da pesquisa os Colégios Maristas da Província Brasil Centro-Sul A metodologia de pesquisa adotada, fundamenta-se na abordagem qualitativa Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, sendo que os sujeitos da pesquisa foram quatro Assistentes Sociais que compõem o quadro funcional dos Colégios Maristas das seguintes cidades: São Paulo-SP, Ribeirão Preto-SP e Curitiba-PR A construção teórica, elaborada a partir dos objetivos do presente estudo, perpassa pela discussão entorno da educação no Brasil em seu âmbito público e privado, do sistema neoliberal, e do Terceiro Setor, enquanto um executor da política educacional O referencial teórico também é composto por uma explanação acerca do trabalho profissional do Serviço Social, com ênfase no debate acerca do cotidiano profissional, o qual se configura como uma categoria de análise da pesquisa A partir disso tratamos sobre o Serviço Social na escola e, mais especificamente, sobre sua atuação nos Colégios Maristas, caracterizado, por sua vez, como um espaço sócioocupacional permeado por limites, dificuldades, desafios e também por conquistas, acima de tudoDissertação ( Mestrado em Serviço Social e Política Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialAbstract: This study discuss the daily practice of the social worker in the private school and its aim is comprehend and analyze the way the social workers that work in private schools, the research was done in Marista’s schools in the south of Brazil The researches’ methodology is based on qualitative approach The results were collected by interviews done by 4 social workers from Marista’s schools of the following cities: São Paulo –SP , Ribeirão Preto – SP and Curitiba – PR The theoretical construction was done with the aims of the present study, pass by discussion among Brazil’s education in public and private scope, of the neoliberal system , and of the third sector, while an executor of the educational politic The theoretical reference is also done by na explanation about the of the professional work of social work, with emphasis in the discussion about the day by day of the worker We treated about the social work at schools and more specific at Marista’s schools , characterized by a place surrounded by limits, difficulties, challenges and foremost conquesSuguihiro, Vera Lúcia Tieko [Orientador]Silva, Cláudia Neves daRossi, Maria de LourdesGonçalves, Amanda Boza2024-05-01T13:54:49Z2024-05-01T13:54:49Z2009.002009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12454porMestradoServiço Social e Política SocialCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12454Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática cotidiana do assistente social na escola-privada |
title |
A prática cotidiana do assistente social na escola-privada |
spellingShingle |
A prática cotidiana do assistente social na escola-privada Gonçalves, Amanda Boza Serviço social como profissão Assistentes sociais Prática profissional Serviço social Estudo e ensino Study and teaching Social service |
title_short |
A prática cotidiana do assistente social na escola-privada |
title_full |
A prática cotidiana do assistente social na escola-privada |
title_fullStr |
A prática cotidiana do assistente social na escola-privada |
title_full_unstemmed |
A prática cotidiana do assistente social na escola-privada |
title_sort |
A prática cotidiana do assistente social na escola-privada |
author |
Gonçalves, Amanda Boza |
author_facet |
Gonçalves, Amanda Boza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Suguihiro, Vera Lúcia Tieko [Orientador] Silva, Cláudia Neves da Rossi, Maria de Lourdes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Amanda Boza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviço social como profissão Assistentes sociais Prática profissional Serviço social Estudo e ensino Study and teaching Social service |
topic |
Serviço social como profissão Assistentes sociais Prática profissional Serviço social Estudo e ensino Study and teaching Social service |
description |
Resumo: Este estudo discute a prática cotidiana do Assistente Social na escola privada e, seu principal objetivo, é compreender e analisar o modo de fazer dos Assistentes Sociais que atuam em escolas privadas, tendo como campo empírico da pesquisa os Colégios Maristas da Província Brasil Centro-Sul A metodologia de pesquisa adotada, fundamenta-se na abordagem qualitativa Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, sendo que os sujeitos da pesquisa foram quatro Assistentes Sociais que compõem o quadro funcional dos Colégios Maristas das seguintes cidades: São Paulo-SP, Ribeirão Preto-SP e Curitiba-PR A construção teórica, elaborada a partir dos objetivos do presente estudo, perpassa pela discussão entorno da educação no Brasil em seu âmbito público e privado, do sistema neoliberal, e do Terceiro Setor, enquanto um executor da política educacional O referencial teórico também é composto por uma explanação acerca do trabalho profissional do Serviço Social, com ênfase no debate acerca do cotidiano profissional, o qual se configura como uma categoria de análise da pesquisa A partir disso tratamos sobre o Serviço Social na escola e, mais especificamente, sobre sua atuação nos Colégios Maristas, caracterizado, por sua vez, como um espaço sócioocupacional permeado por limites, dificuldades, desafios e também por conquistas, acima de tudo |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009.00 2009 2024-05-01T13:54:49Z 2024-05-01T13:54:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12454 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Serviço Social e Política Social Centro de Estudos Sociais Aplicados Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823270995755008 |