A leveza calviniana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoi, Natalia Guerra Brisola Gomes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9470
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem como foco a leveza, a primeira característica literária apresentada por Italo Calvino em seu livro Seis propostas para o próximo milênio (1987) Segundo o autor italiano, ela se fazia presente em parte significativa das prosas e poesias universais e seria uma das justificativas para a permanência da literatura ao longo da história humana A leveza poderia assumir diversas configurações estéticas e posicionamentos ideológicos, dependendo do escritor que dela fizesse uso Porém, apesar da amplitude do conceito, nenhum estudo se havia detido sobre ele Mostrou-se necessária, portanto, uma investigação mais atenta do termo, a fim de difundir no cenário acadêmico o hábito de utilizá-lo de forma mais comprometida com a concepção de leveza defendida por Calvino Para tanto, recorremos a artigos, conferências e entrevistas, entre outros escritos do autor, objetivando compreender com maior profundidade as ideias correlacionadas ao tema, tais como a perspectiva distanciada, o posicionamento político, a ironia melancólica e o despojamento da linguagem Também pressupusemos e comprovamos a existência de pontos de conexão da leveza com as demais propostas do conjunto – rapidez, exatidão, visibilidade e multiplicidade –, visto que Calvino prezava pela harmonia geométrica em suas composições Por fim, averiguamos como a leveza mostrou-se presente em algumas narrativas do próprio autor, observando as técnicas de estrutura, discurso e conteúdo temático utilizadas para gerar tal efeito Nesse momento da pesquisa, distinguimos duas manifestações bastante específicas do conceito, por nós denominadas de leveza fabular e leveza constelar Examinamos o primeiro tipo nos romances A trilha dos ninhos de aranha (1947) e O cavaleiro inexistente (1959), ao passo que evidenciamos o segundo em As cosmicômicas (1965) e As cidades invisíveis (1972) Assim, constatamos a possibilidade de um mesmo autor fazer usos distintos da leveza em seus textos, de acordo com a fase de vida em que os concebe Foi o que ocorreu na escrita de Italo Calvino, utilizando uma estratégia insólita e divertida nos primeiros anos de sua carreira e depois empregando um método combinatório e reflexivo num período de maior maturidade O que podemos concluir é que, do início ao fim, sua ficção sempre foi alçada pela leveza
id UEL_aae9cca0590b5e7c1ecdb901b49e1c43
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9470
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A leveza calvinianaLiteratura italianaHistória e críticaLevezaCalvino, Italo,Italian literatureLightness - 1923-1985 - History and criticismSix memos for the next millenniumCriticism and interpretationResumo: O presente trabalho tem como foco a leveza, a primeira característica literária apresentada por Italo Calvino em seu livro Seis propostas para o próximo milênio (1987) Segundo o autor italiano, ela se fazia presente em parte significativa das prosas e poesias universais e seria uma das justificativas para a permanência da literatura ao longo da história humana A leveza poderia assumir diversas configurações estéticas e posicionamentos ideológicos, dependendo do escritor que dela fizesse uso Porém, apesar da amplitude do conceito, nenhum estudo se havia detido sobre ele Mostrou-se necessária, portanto, uma investigação mais atenta do termo, a fim de difundir no cenário acadêmico o hábito de utilizá-lo de forma mais comprometida com a concepção de leveza defendida por Calvino Para tanto, recorremos a artigos, conferências e entrevistas, entre outros escritos do autor, objetivando compreender com maior profundidade as ideias correlacionadas ao tema, tais como a perspectiva distanciada, o posicionamento político, a ironia melancólica e o despojamento da linguagem Também pressupusemos e comprovamos a existência de pontos de conexão da leveza com as demais propostas do conjunto – rapidez, exatidão, visibilidade e multiplicidade –, visto que Calvino prezava pela harmonia geométrica em suas composições Por fim, averiguamos como a leveza mostrou-se presente em algumas narrativas do próprio autor, observando as técnicas de estrutura, discurso e conteúdo temático utilizadas para gerar tal efeito Nesse momento da pesquisa, distinguimos duas manifestações bastante específicas do conceito, por nós denominadas de leveza fabular e leveza constelar Examinamos o primeiro tipo nos romances A trilha dos ninhos de aranha (1947) e O cavaleiro inexistente (1959), ao passo que evidenciamos o segundo em As cosmicômicas (1965) e As cidades invisíveis (1972) Assim, constatamos a possibilidade de um mesmo autor fazer usos distintos da leveza em seus textos, de acordo com a fase de vida em que os concebe Foi o que ocorreu na escrita de Italo Calvino, utilizando uma estratégia insólita e divertida nos primeiros anos de sua carreira e depois empregando um método combinatório e reflexivo num período de maior maturidade O que podemos concluir é que, do início ao fim, sua ficção sempre foi alçada pela levezaTese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This work focuses on lightness, the first literary device presented by Italo Calvino in his book Six Memos for the Next Millennium (1987) According to the Italian writer, it was present in a significant portion of worldwide prose and poetry and would be one of the reasons for the permanence of literature over human history Lightness could assume many aesthetic settings and ideological stands, depending on the writer who used it However, although it being an extensive subject, no studies had yet been held on this concept Therefore, a deeper investigation of the term was proven necessary in order to disseminate in the academic setting the habit of using it in a way truer to the concept of lightness as described by Calvino For this purpose, we resort to papers, conferences and interviews, among other writings of the author, aiming a deeper understanding of the ideas related to the theme, such as distant perspective, political standing, melancholic irony and the lightening of language We also assume and prove the existence of links between lightness and the other devices featured on his works - quickness, exactitude, visibility and multiplicity -, as Calvino appreciated geometric harmony Lastly we verify how lightness was applied in some of the author’s own stories, observing his techniques of structure, language an thematic content to convey such effect At this point on the research we distinguish two specific expressions of the concept, which we reference as fable lightness and constellation lightness We examine the former type in the novels The Path to the Nest of Spiders (1947) and The Nonexistent Knight (1959), and the latter in Cosmicomics (1965) and Invisible Cities (1972) We then find the possibility of the same author resorting to distinct uses of lightness in his works, according to the life stage in which it is written That happened with Italo Calvino, who used an unusual and funny strategy in his early writings and then a combinatorial and reflexive one at a more mature stage What we can conclude is that, from beginning to end, his fiction was always lifted by lightnessBrito, Luciana [Orientador]Santurbano, Patrícia Peterle FigueiredoMartins, Ricardo André FerreiraAlves, Regina Célia dos SantosGodoy, Maria Carolina deGodoi, Natalia Guerra Brisola Gomes2024-05-01T11:55:46Z2024-05-01T11:55:46Z2020.0029.05.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9470porDoutoradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9470Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A leveza calviniana
title A leveza calviniana
spellingShingle A leveza calviniana
Godoi, Natalia Guerra Brisola Gomes
Literatura italiana
História e crítica
Leveza
Calvino, Italo,
Italian literature
Lightness - 1923-1985 - History and criticism
Six memos for the next millennium
Criticism and interpretation
title_short A leveza calviniana
title_full A leveza calviniana
title_fullStr A leveza calviniana
title_full_unstemmed A leveza calviniana
title_sort A leveza calviniana
author Godoi, Natalia Guerra Brisola Gomes
author_facet Godoi, Natalia Guerra Brisola Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Luciana [Orientador]
Santurbano, Patrícia Peterle Figueiredo
Martins, Ricardo André Ferreira
Alves, Regina Célia dos Santos
Godoy, Maria Carolina de
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoi, Natalia Guerra Brisola Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura italiana
História e crítica
Leveza
Calvino, Italo,
Italian literature
Lightness - 1923-1985 - History and criticism
Six memos for the next millennium
Criticism and interpretation
topic Literatura italiana
História e crítica
Leveza
Calvino, Italo,
Italian literature
Lightness - 1923-1985 - History and criticism
Six memos for the next millennium
Criticism and interpretation
description Resumo: O presente trabalho tem como foco a leveza, a primeira característica literária apresentada por Italo Calvino em seu livro Seis propostas para o próximo milênio (1987) Segundo o autor italiano, ela se fazia presente em parte significativa das prosas e poesias universais e seria uma das justificativas para a permanência da literatura ao longo da história humana A leveza poderia assumir diversas configurações estéticas e posicionamentos ideológicos, dependendo do escritor que dela fizesse uso Porém, apesar da amplitude do conceito, nenhum estudo se havia detido sobre ele Mostrou-se necessária, portanto, uma investigação mais atenta do termo, a fim de difundir no cenário acadêmico o hábito de utilizá-lo de forma mais comprometida com a concepção de leveza defendida por Calvino Para tanto, recorremos a artigos, conferências e entrevistas, entre outros escritos do autor, objetivando compreender com maior profundidade as ideias correlacionadas ao tema, tais como a perspectiva distanciada, o posicionamento político, a ironia melancólica e o despojamento da linguagem Também pressupusemos e comprovamos a existência de pontos de conexão da leveza com as demais propostas do conjunto – rapidez, exatidão, visibilidade e multiplicidade –, visto que Calvino prezava pela harmonia geométrica em suas composições Por fim, averiguamos como a leveza mostrou-se presente em algumas narrativas do próprio autor, observando as técnicas de estrutura, discurso e conteúdo temático utilizadas para gerar tal efeito Nesse momento da pesquisa, distinguimos duas manifestações bastante específicas do conceito, por nós denominadas de leveza fabular e leveza constelar Examinamos o primeiro tipo nos romances A trilha dos ninhos de aranha (1947) e O cavaleiro inexistente (1959), ao passo que evidenciamos o segundo em As cosmicômicas (1965) e As cidades invisíveis (1972) Assim, constatamos a possibilidade de um mesmo autor fazer usos distintos da leveza em seus textos, de acordo com a fase de vida em que os concebe Foi o que ocorreu na escrita de Italo Calvino, utilizando uma estratégia insólita e divertida nos primeiros anos de sua carreira e depois empregando um método combinatório e reflexivo num período de maior maturidade O que podemos concluir é que, do início ao fim, sua ficção sempre foi alçada pela leveza
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2020.00
2024-05-01T11:55:46Z
2024-05-01T11:55:46Z
29.05.2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9470
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Letras
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823303757463552