Preconceito de classe social nas significações de estudantes de ensino técnico : um estudo embasado no aporte teórico da epistemologia genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Carlos Eduardo de Souza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9493
Resumo: Resumo: Esta pesquisa propôs compreensões a respeito da construção do preconceito de classe social e sua superação por meio de intervenção educacional Teve como objetivo analisar, pelo aporte teórico da Epistemologia Genética de Jean Piaget, estruturações de proposições preconceituosas acerca de classes sociais manifestas por estudantes de ensino médio técnico, verificando interrelações cognitivas, afetivas, sociais e morais, bem como o resultado de uma intervenção que visou dissociação de relações de exclusividade de predicados depreciativos para as classes sociais A pesquisa teve enfoque quali-quantitativo e delineamento quase-experimental Os participantes foram 24 estudantes, de 17 a 6 anos de idade, do ensino médio técnico de um dos campi do Instituto Federal do Paraná, divididos em um Grupo Controle (GC) e outro Experimental (GE) Após definição da amostra, a coleta de dados foi realizada em três etapas, caracterizadas como pré-teste, intervenção e pós-teste, por meio de entrevistas orientadas pelo método clínico-crítico piagetiano O pré-teste objetivou coletar significações de ambos os grupos para classes sociais e suas características, e o pós-teste comparar efeitos da intervenção e de sua ausência entre estes grupos A intervenção se caracterizou por autoexame da necessidade lógica interproposicional da exclusividade, atribuída pelos participantes do GE, de predicados para classes sociais, entre eles, os com significação preconceituosa Os resultados revelaram possível ciclo de compensação entre diferenças quantitativas intensivas de valorização de modos de ser, ter e fazer que propuseram para as classes sociais e de pessoas que as representariam por tais ações, sugerindo-se uma função do preconceito de classe social nesse sistema de regulação compensatória Significações de concordância alheia evidenciaram papel mais significativo dos círculos sociais familiares e de amizade para a conservação das escalas de valores dos participantes, algumas das quais estruturaram implicações preconceituosas dirigidas, em maioria, às classes sociais mais altas O respeito por possíveis discordâncias alheias relativas aos valores dos participantes se mostrou predominantemente unilateral Os resultados sugeriram ainda eficácia da intervenção com o GE comparado ao GC, averiguada por maior número de participantes que realizaram dissociações de um maior percentual de características antes significadas como exclusivas, incluindo algumas depreciativas O exame autônomo das necessidades lógicas de relações de exclusividade entre predicados e classes se mostrou viável como etapa inicial de ações educacionais que visam promover dissociação de qualificações depreciativas de classes sociais Significações de menor identificação entre classes sociais dos participantes e dos círculos sociais de superiores hierárquicos, incluindo professores, bem como significações de possível menor concordância de professores com os valores dos seus alunos apontam a necessidade de projetos que visem maior vínculo entre docentes e estudantes para superação de preconceitos de classe social
id UEL_ab903236e0f0d0885e410558e79b67da
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9493
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Preconceito de classe social nas significações de estudantes de ensino técnico : um estudo embasado no aporte teórico da epistemologia genéticaEnsino técnicoPreconceitosClasses sociaisEpistemologia genéticaPrejudicesSocial classesGenetic epistemologyTechnical educationResumo: Esta pesquisa propôs compreensões a respeito da construção do preconceito de classe social e sua superação por meio de intervenção educacional Teve como objetivo analisar, pelo aporte teórico da Epistemologia Genética de Jean Piaget, estruturações de proposições preconceituosas acerca de classes sociais manifestas por estudantes de ensino médio técnico, verificando interrelações cognitivas, afetivas, sociais e morais, bem como o resultado de uma intervenção que visou dissociação de relações de exclusividade de predicados depreciativos para as classes sociais A pesquisa teve enfoque quali-quantitativo e delineamento quase-experimental Os participantes foram 24 estudantes, de 17 a 6 anos de idade, do ensino médio técnico de um dos campi do Instituto Federal do Paraná, divididos em um Grupo Controle (GC) e outro Experimental (GE) Após definição da amostra, a coleta de dados foi realizada em três etapas, caracterizadas como pré-teste, intervenção e pós-teste, por meio de entrevistas orientadas pelo método clínico-crítico piagetiano O pré-teste objetivou coletar significações de ambos os grupos para classes sociais e suas características, e o pós-teste comparar efeitos da intervenção e de sua ausência entre estes grupos A intervenção se caracterizou por autoexame da necessidade lógica interproposicional da exclusividade, atribuída pelos participantes do GE, de predicados para classes sociais, entre eles, os com significação preconceituosa Os resultados revelaram possível ciclo de compensação entre diferenças quantitativas intensivas de valorização de modos de ser, ter e fazer que propuseram para as classes sociais e de pessoas que as representariam por tais ações, sugerindo-se uma função do preconceito de classe social nesse sistema de regulação compensatória Significações de concordância alheia evidenciaram papel mais significativo dos círculos sociais familiares e de amizade para a conservação das escalas de valores dos participantes, algumas das quais estruturaram implicações preconceituosas dirigidas, em maioria, às classes sociais mais altas O respeito por possíveis discordâncias alheias relativas aos valores dos participantes se mostrou predominantemente unilateral Os resultados sugeriram ainda eficácia da intervenção com o GE comparado ao GC, averiguada por maior número de participantes que realizaram dissociações de um maior percentual de características antes significadas como exclusivas, incluindo algumas depreciativas O exame autônomo das necessidades lógicas de relações de exclusividade entre predicados e classes se mostrou viável como etapa inicial de ações educacionais que visam promover dissociação de qualificações depreciativas de classes sociais Significações de menor identificação entre classes sociais dos participantes e dos círculos sociais de superiores hierárquicos, incluindo professores, bem como significações de possível menor concordância de professores com os valores dos seus alunos apontam a necessidade de projetos que visem maior vínculo entre docentes e estudantes para superação de preconceitos de classe socialTese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research proposed understandings about the construction of social class prejudice and its overcoming through educational intervention It aimed at analyzing, through the theoretical contribution of Jean Piaget's Genetic Epistemology, the structures of prejudiced propositions about social classes manifested by technical high school students, verifying cognitive, affective, social and moral interrelations, as well as the result of an intervention that aimed at dissociating the relations of exclusivity of derogatory predicates for social classes The research had a quali-quantitative approach and a quasi-experimental design The participants were 24 students, 17 to 6 years old, from the technical high school of one of the campi of the Federal Institute of Paraná, divided into a Control Group (CG) and an Experimental Group ( EG) After defining the sample, data collection was carried out in three stages, characterized as pre-test, intervention, and post-test, through interviews guided by the Piagetian clinical-critical method The pre-test aimed to collect meanings of both groups for social classes and their characteristics, and the post-test to compare effects of the intervention and its absence between these groups The intervention was characterized by a self-examination of the interpropositional logical necessity of exclusivity, attributed by the participants of the EG, of predicates for social classes, among them, those with a prejudiced meaning The results revealed a possible compensation cycle between intensive quantitative differences in valuing ways of being, having and doing that they proposed for social classes and people who would represent them by such actions, suggesting a function of social class prejudice in this system of compensatory regulation Meanings of others' agreement evidenced a more significant role of family and friendship social circles in preserving the participants' value scales, some of which structured prejudiced implications directed mostly at the higher social classes Respect for possible others' disagreements regarding the participants' values proved predominantly one-sided The results also suggested that the intervention with the EG compared to the CG was effective, ascertained by a higher number of participants who dissociated a higher percentage of characteristics previously thought to be exclusive, including some derogatory ones The autonomous examination of the logical needs of exclusivity relations between predicates and classes proved to be feasible as an initial step in educational actions aimed at promoting dissociation of derogatory qualifications of social classes Meanings of less identification between social classes of the participants and the social circles of hierarchical superiors, including teachers, as well as meanings of possible less agreement of teachers with the values of their students point to the need for projects aimed at greater bonding between teachers and students to overcome social class prejudicesOliveira, Francismara Neves de [Orientador]Saravali, Eliane GiachettoDell’Agli, Betânia Alves VeigaOliveira, Sandra Regina Ferreira deAlliprandini, Paula Mariza ZeduGonçalves, Carlos Eduardo de Souza2024-05-01T12:08:32Z2024-05-01T12:08:32Z2022.0017.02.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9493porDoutoradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9493Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Preconceito de classe social nas significações de estudantes de ensino técnico : um estudo embasado no aporte teórico da epistemologia genética
title Preconceito de classe social nas significações de estudantes de ensino técnico : um estudo embasado no aporte teórico da epistemologia genética
spellingShingle Preconceito de classe social nas significações de estudantes de ensino técnico : um estudo embasado no aporte teórico da epistemologia genética
Gonçalves, Carlos Eduardo de Souza
Ensino técnico
Preconceitos
Classes sociais
Epistemologia genética
Prejudices
Social classes
Genetic epistemology
Technical education
title_short Preconceito de classe social nas significações de estudantes de ensino técnico : um estudo embasado no aporte teórico da epistemologia genética
title_full Preconceito de classe social nas significações de estudantes de ensino técnico : um estudo embasado no aporte teórico da epistemologia genética
title_fullStr Preconceito de classe social nas significações de estudantes de ensino técnico : um estudo embasado no aporte teórico da epistemologia genética
title_full_unstemmed Preconceito de classe social nas significações de estudantes de ensino técnico : um estudo embasado no aporte teórico da epistemologia genética
title_sort Preconceito de classe social nas significações de estudantes de ensino técnico : um estudo embasado no aporte teórico da epistemologia genética
author Gonçalves, Carlos Eduardo de Souza
author_facet Gonçalves, Carlos Eduardo de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Francismara Neves de [Orientador]
Saravali, Eliane Giachetto
Dell’Agli, Betânia Alves Veiga
Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
Alliprandini, Paula Mariza Zedu
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Carlos Eduardo de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino técnico
Preconceitos
Classes sociais
Epistemologia genética
Prejudices
Social classes
Genetic epistemology
Technical education
topic Ensino técnico
Preconceitos
Classes sociais
Epistemologia genética
Prejudices
Social classes
Genetic epistemology
Technical education
description Resumo: Esta pesquisa propôs compreensões a respeito da construção do preconceito de classe social e sua superação por meio de intervenção educacional Teve como objetivo analisar, pelo aporte teórico da Epistemologia Genética de Jean Piaget, estruturações de proposições preconceituosas acerca de classes sociais manifestas por estudantes de ensino médio técnico, verificando interrelações cognitivas, afetivas, sociais e morais, bem como o resultado de uma intervenção que visou dissociação de relações de exclusividade de predicados depreciativos para as classes sociais A pesquisa teve enfoque quali-quantitativo e delineamento quase-experimental Os participantes foram 24 estudantes, de 17 a 6 anos de idade, do ensino médio técnico de um dos campi do Instituto Federal do Paraná, divididos em um Grupo Controle (GC) e outro Experimental (GE) Após definição da amostra, a coleta de dados foi realizada em três etapas, caracterizadas como pré-teste, intervenção e pós-teste, por meio de entrevistas orientadas pelo método clínico-crítico piagetiano O pré-teste objetivou coletar significações de ambos os grupos para classes sociais e suas características, e o pós-teste comparar efeitos da intervenção e de sua ausência entre estes grupos A intervenção se caracterizou por autoexame da necessidade lógica interproposicional da exclusividade, atribuída pelos participantes do GE, de predicados para classes sociais, entre eles, os com significação preconceituosa Os resultados revelaram possível ciclo de compensação entre diferenças quantitativas intensivas de valorização de modos de ser, ter e fazer que propuseram para as classes sociais e de pessoas que as representariam por tais ações, sugerindo-se uma função do preconceito de classe social nesse sistema de regulação compensatória Significações de concordância alheia evidenciaram papel mais significativo dos círculos sociais familiares e de amizade para a conservação das escalas de valores dos participantes, algumas das quais estruturaram implicações preconceituosas dirigidas, em maioria, às classes sociais mais altas O respeito por possíveis discordâncias alheias relativas aos valores dos participantes se mostrou predominantemente unilateral Os resultados sugeriram ainda eficácia da intervenção com o GE comparado ao GC, averiguada por maior número de participantes que realizaram dissociações de um maior percentual de características antes significadas como exclusivas, incluindo algumas depreciativas O exame autônomo das necessidades lógicas de relações de exclusividade entre predicados e classes se mostrou viável como etapa inicial de ações educacionais que visam promover dissociação de qualificações depreciativas de classes sociais Significações de menor identificação entre classes sociais dos participantes e dos círculos sociais de superiores hierárquicos, incluindo professores, bem como significações de possível menor concordância de professores com os valores dos seus alunos apontam a necessidade de projetos que visem maior vínculo entre docentes e estudantes para superação de preconceitos de classe social
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 17.02.2022
2022.00
2024-05-01T12:08:32Z
2024-05-01T12:08:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9493
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823310754611200