Causo escrito : uma proposta de trabalho sobre leitura, produção textual e análise linguística, via plano de trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nantes, Eliza Adriana Sheuer
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15320
Resumo: Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o processo de intervenção pedagógica no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, na série final do Ensino Fundamental, mediada pelo trabalho colaborativo, integrando oralidade, leitura e produção/refacção textuais, com a intenção de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem em língua materna, via “Plano de Trabalho Docente”/PTD (GASPARIN, 27) Enquanto objetivo específico, vamos analisar o processo de didatização, por meio de um trabalho colaborativo, com o texto-enunciado “causo escrito”, no Ensino Fundamental, com o apoio do PTD, visando à melhoria do ensino-aprendizagem das atividades de leitura, de produção textual e de análise linguística Defendemos que o gênero discursivo da esfera literária, o “causo”, pode ser inserido na escola, conforme indicam os PCN (BRASIL, 1998), principalmente por tratar-se de um gênero com enunciados concretos que expressam a crença do povo, manifestando, inclusive, em suas narrativas, um dos maiores patrimônios da humanidade: sua história (CÂNDIDO, 1981) A presente pesquisa inscreve-se na área da Linguística Aplicada, de caráter qualitativo-interpretativo e de cunho etnográfico, porque surge da preocupação com o uso da linguagem em esferas sociais distintas, volta-se para a interpretação dos fatos considerados no processo de trabalho colaborativo, foco desta tese Além dos pressupostos teóricos, oriundos de Bakhtin (28; 21) e Bakhtin e Voloshínov (21), ancoramo-nos, para encaminhamento didático, nos estudos de Gasparin (27), cuja proposta de trabalho, intitulada “Plano de Trabalho Docente”, fundamenta-se na Pedagogia Histórico-Crítica, a partir das ideias de Saviani (28) e da teoria de Vygotsky (1999) Desse modo, almejamos criar e experimentar, em situações de sala de aula, uma didática sugerida pelas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Estado do Paraná - DCE (PARANÁ, 28), assumindo, enquanto objeto de estudo, os enunciados concretos do gênero discursivo proposto, salientando o processo de análise linguística contextualizada às práticas de leitura e de produção/refacção textual O resultado da pesquisa apontou para a proficuidade do trabalho colaborativo na realização de um trabalho interligado entre leitura, produção textual e análise linguística para possibilitar ao aluno a apropriação de enunciados concretos do gênero “causo escrito”, de modo significativo, dinâmico e criativo, visto entendermos, ainda, que a opção pelos textos-enunciado desse gênero, como conteúdo de ensino, propiciou um tratamento mais próximo à realidade discente, na produção de sentidos contextualizados
id UEL_ad956222e3bed3b40fc71e500f530d41
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15320
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Causo escrito : uma proposta de trabalho sobre leitura, produção textual e análise linguística, via plano de trabalho docenteContosGêneros discursivosAnálise linguística (Linguística)Planejamento educacionalLíngua portuguesaStudy and teachingPortuguese languageResumo: O objetivo deste trabalho é analisar o processo de intervenção pedagógica no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, na série final do Ensino Fundamental, mediada pelo trabalho colaborativo, integrando oralidade, leitura e produção/refacção textuais, com a intenção de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem em língua materna, via “Plano de Trabalho Docente”/PTD (GASPARIN, 27) Enquanto objetivo específico, vamos analisar o processo de didatização, por meio de um trabalho colaborativo, com o texto-enunciado “causo escrito”, no Ensino Fundamental, com o apoio do PTD, visando à melhoria do ensino-aprendizagem das atividades de leitura, de produção textual e de análise linguística Defendemos que o gênero discursivo da esfera literária, o “causo”, pode ser inserido na escola, conforme indicam os PCN (BRASIL, 1998), principalmente por tratar-se de um gênero com enunciados concretos que expressam a crença do povo, manifestando, inclusive, em suas narrativas, um dos maiores patrimônios da humanidade: sua história (CÂNDIDO, 1981) A presente pesquisa inscreve-se na área da Linguística Aplicada, de caráter qualitativo-interpretativo e de cunho etnográfico, porque surge da preocupação com o uso da linguagem em esferas sociais distintas, volta-se para a interpretação dos fatos considerados no processo de trabalho colaborativo, foco desta tese Além dos pressupostos teóricos, oriundos de Bakhtin (28; 21) e Bakhtin e Voloshínov (21), ancoramo-nos, para encaminhamento didático, nos estudos de Gasparin (27), cuja proposta de trabalho, intitulada “Plano de Trabalho Docente”, fundamenta-se na Pedagogia Histórico-Crítica, a partir das ideias de Saviani (28) e da teoria de Vygotsky (1999) Desse modo, almejamos criar e experimentar, em situações de sala de aula, uma didática sugerida pelas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Estado do Paraná - DCE (PARANÁ, 28), assumindo, enquanto objeto de estudo, os enunciados concretos do gênero discursivo proposto, salientando o processo de análise linguística contextualizada às práticas de leitura e de produção/refacção textual O resultado da pesquisa apontou para a proficuidade do trabalho colaborativo na realização de um trabalho interligado entre leitura, produção textual e análise linguística para possibilitar ao aluno a apropriação de enunciados concretos do gênero “causo escrito”, de modo significativo, dinâmico e criativo, visto entendermos, ainda, que a opção pelos textos-enunciado desse gênero, como conteúdo de ensino, propiciou um tratamento mais próximo à realidade discente, na produção de sentidos contextualizadosTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The objective of this study is to analyze the process of pedagogical intervention in the teaching and learning of Portuguese, in the final grade of Elementary Education, mediated by collaborative work, integrating orality, reading and textual production/rebuilding, with the intention of contributing to the process of teaching and learning in mother tongue, through “Teaching Work Plan” (GASPARIN, 27) As specific purpose, we will analyze the process of didactization through a collaborative work, with the text-enunciate “written case”, in Elementary Education, with the support of PTD, aiming the improvement of the teaching and learning of reading, textual production and linguistic analysis activities We argue that the discursive genre of literary sphere, the “case”, can be inserted in school, as indicated by the PCN (BRASIL, 1998), mainly because it is a genre with concrete enunciates that express the belief of the people, manifesting in their narratives, also, one of the greatest heritages of humanity: its history (CÂNDIDO, 1981) This research falls in the area of Applied Linguistics, with a qualitative-interpretative and ethnographic character, once it arises from the concern about the use of language in different social spheres, turning its attention to the interpretation of the facts considered in the collaborative work process, focus of this thesis Beyond the theoretical assumptions derived from Bakhtin (28, 21) and Bakhtin and Voloshínov (21), for a didactic routing, we are supported by Gasparin’s (27) studies, whose work proposal, entitled “Teaching Work Plan”, is rooted in Historical-Critical Pedagogy, from the ideas of Saviani (28) and the Vygotsky’s theory (1999) Thus, we aim to create and experience, in classroom situations, one didactic suggested by the Portuguese Curriculum Guidelines of the State of Paraná (PARANÁ, 28), assuming, as an object of study, the concrete enunciates of the proposed discoursive genre, emphasizing the process of linguistic analysis contextualized to the practices of reading and textual production/rebuilding The research results pointed to the usefulness of collaborative work in the realization of an interconnected work of reading, textual production and linguistic analysis to enable the student to the appropriation of concrete enunciates of the genre “written case”, in a significant, dynamic and creative way, once we consider that the option for the text-enunciates of that genre, as a learning content, provided a treatment closer to the student reality, in the production of contextualized meaningsPerfeito, Alba Maria [Orientador]Romualdo, Edson CarlosSilveira, Ana Paula Pinheiro daBaronas, Joyce Elaine de AlmeidaLimoli, LoredanaNantes, Eliza Adriana Sheuer2024-05-01T14:47:19Z2024-05-01T14:47:19Z2014.0017.10.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15320porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:34:38Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15320Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:34:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Causo escrito : uma proposta de trabalho sobre leitura, produção textual e análise linguística, via plano de trabalho docente
title Causo escrito : uma proposta de trabalho sobre leitura, produção textual e análise linguística, via plano de trabalho docente
spellingShingle Causo escrito : uma proposta de trabalho sobre leitura, produção textual e análise linguística, via plano de trabalho docente
Nantes, Eliza Adriana Sheuer
Contos
Gêneros discursivos
Análise linguística (Linguística)
Planejamento educacional
Língua portuguesa
Study and teaching
Portuguese language
title_short Causo escrito : uma proposta de trabalho sobre leitura, produção textual e análise linguística, via plano de trabalho docente
title_full Causo escrito : uma proposta de trabalho sobre leitura, produção textual e análise linguística, via plano de trabalho docente
title_fullStr Causo escrito : uma proposta de trabalho sobre leitura, produção textual e análise linguística, via plano de trabalho docente
title_full_unstemmed Causo escrito : uma proposta de trabalho sobre leitura, produção textual e análise linguística, via plano de trabalho docente
title_sort Causo escrito : uma proposta de trabalho sobre leitura, produção textual e análise linguística, via plano de trabalho docente
author Nantes, Eliza Adriana Sheuer
author_facet Nantes, Eliza Adriana Sheuer
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perfeito, Alba Maria [Orientador]
Romualdo, Edson Carlos
Silveira, Ana Paula Pinheiro da
Baronas, Joyce Elaine de Almeida
Limoli, Loredana
dc.contributor.author.fl_str_mv Nantes, Eliza Adriana Sheuer
dc.subject.por.fl_str_mv Contos
Gêneros discursivos
Análise linguística (Linguística)
Planejamento educacional
Língua portuguesa
Study and teaching
Portuguese language
topic Contos
Gêneros discursivos
Análise linguística (Linguística)
Planejamento educacional
Língua portuguesa
Study and teaching
Portuguese language
description Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o processo de intervenção pedagógica no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, na série final do Ensino Fundamental, mediada pelo trabalho colaborativo, integrando oralidade, leitura e produção/refacção textuais, com a intenção de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem em língua materna, via “Plano de Trabalho Docente”/PTD (GASPARIN, 27) Enquanto objetivo específico, vamos analisar o processo de didatização, por meio de um trabalho colaborativo, com o texto-enunciado “causo escrito”, no Ensino Fundamental, com o apoio do PTD, visando à melhoria do ensino-aprendizagem das atividades de leitura, de produção textual e de análise linguística Defendemos que o gênero discursivo da esfera literária, o “causo”, pode ser inserido na escola, conforme indicam os PCN (BRASIL, 1998), principalmente por tratar-se de um gênero com enunciados concretos que expressam a crença do povo, manifestando, inclusive, em suas narrativas, um dos maiores patrimônios da humanidade: sua história (CÂNDIDO, 1981) A presente pesquisa inscreve-se na área da Linguística Aplicada, de caráter qualitativo-interpretativo e de cunho etnográfico, porque surge da preocupação com o uso da linguagem em esferas sociais distintas, volta-se para a interpretação dos fatos considerados no processo de trabalho colaborativo, foco desta tese Além dos pressupostos teóricos, oriundos de Bakhtin (28; 21) e Bakhtin e Voloshínov (21), ancoramo-nos, para encaminhamento didático, nos estudos de Gasparin (27), cuja proposta de trabalho, intitulada “Plano de Trabalho Docente”, fundamenta-se na Pedagogia Histórico-Crítica, a partir das ideias de Saviani (28) e da teoria de Vygotsky (1999) Desse modo, almejamos criar e experimentar, em situações de sala de aula, uma didática sugerida pelas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Estado do Paraná - DCE (PARANÁ, 28), assumindo, enquanto objeto de estudo, os enunciados concretos do gênero discursivo proposto, salientando o processo de análise linguística contextualizada às práticas de leitura e de produção/refacção textual O resultado da pesquisa apontou para a proficuidade do trabalho colaborativo na realização de um trabalho interligado entre leitura, produção textual e análise linguística para possibilitar ao aluno a apropriação de enunciados concretos do gênero “causo escrito”, de modo significativo, dinâmico e criativo, visto entendermos, ainda, que a opção pelos textos-enunciado desse gênero, como conteúdo de ensino, propiciou um tratamento mais próximo à realidade discente, na produção de sentidos contextualizados
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 17.10.2014
2014.00
2024-05-01T14:47:19Z
2024-05-01T14:47:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15320
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654554000031744