A escola como lugar de memórias e de identidades : um estudo a partir de escritos de alunos do ensino médio do Colégio E. N. S. de Lourdes - Londrina/PR : 2013-2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Dorival Aparecido de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14697
Resumo: Resumo: O presente trabalho aborda a instituição escolar, enquanto um local de memórias e de identidades, tendo como principal fonte de pesquisa os escritos de um grupo de alunos do ensino médio do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes de Londrina-PR (Brasil), matriculados nos anos letivos de 213 e 214 O ponto de partida das discussões são os dilemas identitários da sociedade contemporânea As questões colocadas pela investigação inquirem sobre as relações entre memória e identidade no contexto da educação escolarizada, procurando analisar as conexões entre a memória da escola, as experiências dos alunos e o sentimento de pertença a uma instituição de ensino A pesquisa atua em três frentes investigação: a construção de uma narrativa a partir de fragmentos de história e memória do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes – Londrina/PR; o mapeamento do perfil sociocultural dos alunos do ensino médio do mesmo estabelecimento, e a análise dos seus escritos Sob o ponto de vista da metodologia e das fontes, a investigação integrou revisão de literatura, análise de fontes fotográficas, aplicação de questionários, depoimentos orais e análise textual discursiva dos escritos dos estudantes As principais questões que nortearam os procedimentos de investigação foram as seguintes: Quais são os conceitos dos alunos sobre a memória? Que compreensões eles possuem sobre a escola enquanto um lugar de memória? Qual a consciência dos alunos sobre a historicidade da memória institucional e sobre a diversidade das experiências escolares? Os resultados indicaram que os participantes não priorizam a memória da instituição em suas respostas No entanto, eles se mostraram sensíveis aos temas da pesquisa e atentos em relação às suas próprias experiências Com base nos dados, o estudo desenvolve uma reflexão sobre os entrelaçamentos possíveis entre as diferentes modalidades de memórias nos processos de construção da identidade social da escola Para que as escolas se transformem em lugares mais significativos, sugere-se que, sob o ponto de vista dos estudantes, elas compreendam melhor o contexto de diversidade e a realidade plural dos alunos A identificação dos estudantes com a instituição escolar depende da criação de políticas de gestão democráticas no tocante ao acolhimento das diferentes memórias
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S. de Lourdes - Londrina/PR : 2013-2014História socialIdentidadeMemóriaEscritos de estudantesEstudantes do ensino médioIdentityResumo: O presente trabalho aborda a instituição escolar, enquanto um local de memórias e de identidades, tendo como principal fonte de pesquisa os escritos de um grupo de alunos do ensino médio do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes de Londrina-PR (Brasil), matriculados nos anos letivos de 213 e 214 O ponto de partida das discussões são os dilemas identitários da sociedade contemporânea As questões colocadas pela investigação inquirem sobre as relações entre memória e identidade no contexto da educação escolarizada, procurando analisar as conexões entre a memória da escola, as experiências dos alunos e o sentimento de pertença a uma instituição de ensino A pesquisa atua em três frentes investigação: a construção de uma narrativa a partir de fragmentos de história e memória do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes – Londrina/PR; o mapeamento do perfil sociocultural dos alunos do ensino médio do mesmo estabelecimento, e a análise dos seus escritos Sob o ponto de vista da metodologia e das fontes, a investigação integrou revisão de literatura, análise de fontes fotográficas, aplicação de questionários, depoimentos orais e análise textual discursiva dos escritos dos estudantes As principais questões que nortearam os procedimentos de investigação foram as seguintes: Quais são os conceitos dos alunos sobre a memória? Que compreensões eles possuem sobre a escola enquanto um lugar de memória? Qual a consciência dos alunos sobre a historicidade da memória institucional e sobre a diversidade das experiências escolares? Os resultados indicaram que os participantes não priorizam a memória da instituição em suas respostas No entanto, eles se mostraram sensíveis aos temas da pesquisa e atentos em relação às suas próprias experiências Com base nos dados, o estudo desenvolve uma reflexão sobre os entrelaçamentos possíveis entre as diferentes modalidades de memórias nos processos de construção da identidade social da escola Para que as escolas se transformem em lugares mais significativos, sugere-se que, sob o ponto de vista dos estudantes, elas compreendam melhor o contexto de diversidade e a realidade plural dos alunos A identificação dos estudantes com a instituição escolar depende da criação de políticas de gestão democráticas no tocante ao acolhimento das diferentes memóriasDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: The work approaches the educational institution as a place of memories and identities The main sources of research are the writings of a group of high school students from “Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes – Londrina Parana”, who answered the survey questionnaires during the 213 and 214 academic years The starting point of the discussions is identity dilemmas of contemporary society The research questions set to these study inquiry about the relationship between memory and identity in context of school education The study aims to examine the connections among school memory, the students’ experiences and the feeling of belonging to an educational institution The study works on three fronts of investigation: Historical research about some fragments of history and memory of “Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes – Londrina Parana”, survey of socio and cultural profile of the participants and analysis of their writings From the methodology point of view and sources, the search integrated literature review, analysis of photographic documents, questionnaires, oral interviews, and discursive textual analysis of the written student productions The main questions of the investigation procedures are: the concepts of students about memory What do they understand of the statement that “school is a place of memory”? How do they evaluate historical educational changes? What are their perceptions of memory experience pluralities? According to the results, the research participants have little awareness of the institutional memory, although they were sensible to the research issues and questions related to their own experiences Based on the search results the study develops a reflection on the possible connections between different types of memories in the construction processes of school social identity It suggests that: In contemporary society, in order to become meaningful place to students, schools should learn to deal with diversity The student identification with the educational institution depends on democratic management of cultural memories policiesMolina, Ana Heloísa [Orientador]Salvadori, Maria Ângela BorgesFortuna, Claudia Regina Alves PradoSantana, Dorival Aparecido de2024-05-01T14:35:07Z2024-05-01T14:35:07Z2016.0029.04.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14697porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14697Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:03Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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