A liberdade na sociedade de consumo : da manipulação persuasiva inconsciente do marketing aliada à vulnerabilidade jurídica nas relações negociais consumeristas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Maria Carolina Silvestre de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13598
Resumo: Resumo: Com a liquidez da sociedade de consumo e com o marketing cada vez mais inconscientemente persuasivo, o homem se vê absorto pela lógico do consumir para ser Assim, o trabalho examinará as engrenagens da sociedade de consumo com um olhar crítico com o fim de demonstrar as inúmeras vulnerabilidades envoltas ao homem consumidor A partir do estudo dos negócios jurídicos ponderar-se-á sobre os fundamentos filosóficos sobre a autonomia da vontade, buscando assimilar os elementos da autonomia com as hodiernas relações de consumo permeadas por fragilidades psíquicas, sociais e jurídicas Com a finalidade de identificar o parâmetro de liberdade mais adequado à interpretação do negócio jurídico, o trabalho apresentará os vieses jusfilosófico liberal e republicano de liberdade Buscando analisar a temática proposta, este trabalho está pautado em estudos realizados por autores de reconhecida relevância teórica nos subtemas que constroem a linha de raciocínio desenrolada na abordagem da problemática a qual é pautada esta tese
id UEL_af71dfa40904eebdd1ea6d5fd4d87297
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13598
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A liberdade na sociedade de consumo : da manipulação persuasiva inconsciente do marketing aliada à vulnerabilidade jurídica nas relações negociais consumeristasDefesa do consumidorMarketingSociedade de consumoNegócios jurídicosLiberdade (Filosofia)Consumer protectionMarketingConsumer societyFreedom (Philosophy)Resumo: Com a liquidez da sociedade de consumo e com o marketing cada vez mais inconscientemente persuasivo, o homem se vê absorto pela lógico do consumir para ser Assim, o trabalho examinará as engrenagens da sociedade de consumo com um olhar crítico com o fim de demonstrar as inúmeras vulnerabilidades envoltas ao homem consumidor A partir do estudo dos negócios jurídicos ponderar-se-á sobre os fundamentos filosóficos sobre a autonomia da vontade, buscando assimilar os elementos da autonomia com as hodiernas relações de consumo permeadas por fragilidades psíquicas, sociais e jurídicas Com a finalidade de identificar o parâmetro de liberdade mais adequado à interpretação do negócio jurídico, o trabalho apresentará os vieses jusfilosófico liberal e republicano de liberdade Buscando analisar a temática proposta, este trabalho está pautado em estudos realizados por autores de reconhecida relevância teórica nos subtemas que constroem a linha de raciocínio desenrolada na abordagem da problemática a qual é pautada esta teseDissertação (Mestrado em Direito Negocial) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Direito NegocialAbstract: With the liquidity of the consumer society and with marketing increasingly unconsciously persuasive, man finds himself absorbed by the logic of consuming to be Thus, the paper will examine the gears of the consumer society with a critical eye in order to demonstrate the numerous vulnerabilities soured to the consumer man From the study of legal business, one will consider the philosophical foundations on the autonomy of the will, seeking to assimilate the elements of autonomy with the current consumer relations permeated by psychic, social and legal frailties In order to identify the parameter of freedom most appropriate to the interpretation of the legal business, the paper will address the liberal jusphilosophical biases and republican freedom Seeking to analyze the proposed theme, this paper is based on studies conducted by authors of recognized theoretical relevance in the subthemes that build the line of reasoning unfolded in the approach of the problem to which this thesis is basedSoares, Marcos Antônio Striquer [Orientador]Espolador, Rita de Cássia Resquetti TarifaHansen, Gilvan LuizBarros, Maria Carolina Silvestre de2024-05-01T14:16:28Z2024-05-01T14:16:28Z2021.0029.01.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13598porMestradoDireito NegocialCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Direito NegocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:42Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13598Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:42Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A liberdade na sociedade de consumo : da manipulação persuasiva inconsciente do marketing aliada à vulnerabilidade jurídica nas relações negociais consumeristas
title A liberdade na sociedade de consumo : da manipulação persuasiva inconsciente do marketing aliada à vulnerabilidade jurídica nas relações negociais consumeristas
spellingShingle A liberdade na sociedade de consumo : da manipulação persuasiva inconsciente do marketing aliada à vulnerabilidade jurídica nas relações negociais consumeristas
Barros, Maria Carolina Silvestre de
Defesa do consumidor
Marketing
Sociedade de consumo
Negócios jurídicos
Liberdade (Filosofia)
Consumer protection
Marketing
Consumer society
Freedom (Philosophy)
title_short A liberdade na sociedade de consumo : da manipulação persuasiva inconsciente do marketing aliada à vulnerabilidade jurídica nas relações negociais consumeristas
title_full A liberdade na sociedade de consumo : da manipulação persuasiva inconsciente do marketing aliada à vulnerabilidade jurídica nas relações negociais consumeristas
title_fullStr A liberdade na sociedade de consumo : da manipulação persuasiva inconsciente do marketing aliada à vulnerabilidade jurídica nas relações negociais consumeristas
title_full_unstemmed A liberdade na sociedade de consumo : da manipulação persuasiva inconsciente do marketing aliada à vulnerabilidade jurídica nas relações negociais consumeristas
title_sort A liberdade na sociedade de consumo : da manipulação persuasiva inconsciente do marketing aliada à vulnerabilidade jurídica nas relações negociais consumeristas
author Barros, Maria Carolina Silvestre de
author_facet Barros, Maria Carolina Silvestre de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Marcos Antônio Striquer [Orientador]
Espolador, Rita de Cássia Resquetti Tarifa
Hansen, Gilvan Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Maria Carolina Silvestre de
dc.subject.por.fl_str_mv Defesa do consumidor
Marketing
Sociedade de consumo
Negócios jurídicos
Liberdade (Filosofia)
Consumer protection
Marketing
Consumer society
Freedom (Philosophy)
topic Defesa do consumidor
Marketing
Sociedade de consumo
Negócios jurídicos
Liberdade (Filosofia)
Consumer protection
Marketing
Consumer society
Freedom (Philosophy)
description Resumo: Com a liquidez da sociedade de consumo e com o marketing cada vez mais inconscientemente persuasivo, o homem se vê absorto pela lógico do consumir para ser Assim, o trabalho examinará as engrenagens da sociedade de consumo com um olhar crítico com o fim de demonstrar as inúmeras vulnerabilidades envoltas ao homem consumidor A partir do estudo dos negócios jurídicos ponderar-se-á sobre os fundamentos filosóficos sobre a autonomia da vontade, buscando assimilar os elementos da autonomia com as hodiernas relações de consumo permeadas por fragilidades psíquicas, sociais e jurídicas Com a finalidade de identificar o parâmetro de liberdade mais adequado à interpretação do negócio jurídico, o trabalho apresentará os vieses jusfilosófico liberal e republicano de liberdade Buscando analisar a temática proposta, este trabalho está pautado em estudos realizados por autores de reconhecida relevância teórica nos subtemas que constroem a linha de raciocínio desenrolada na abordagem da problemática a qual é pautada esta tese
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2021.00
2024-05-01T14:16:28Z
2024-05-01T14:16:28Z
29.01.2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13598
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Direito Negocial
Centro de Estudos Sociais Aplicados
Programa de Pós-Graduação em Direito Negocial
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823248715612160