Didatização do discurso argumentativo : a escrita como prática social no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13309 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo caracteriza-se como pesquisa-ação pela sua natureza social, uma vez que buscamos nos colocar na posição de professores pesquisadores-reflexivos para discutir a relação entre teoria e prática nos movimentos de ensino e aprendizagem, em aulas de Língua Portuguesa em escola pública de Londrina Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é validar o trabalho educacional, embasado nos fundamentos teórico-metodológicos do Interacionismo Sócio-discursivo (BRONCKART, 23, 26; 28) e na sua proposta de engenharia didática (SCHNEUWLY; DOLZ, 24), consubstanciado nos instrumentos sequência didática e listas de constatações/controle, em intervenções diferenciadas, durante a reescrita de um gênero de discurso argumentativo No que se refere à problematização da pesquisa, ela recai sobre os seguintes questionamentos: A atividade docente embasada na engenharia didática proposta pelos pesquisadores filiados ao ISD, orientada por um conceito de ensino e aprendizagem, fundamentada em gêneros textuais, constitui uma boa alternativa para propiciar desenvolvimento de capacidades linguageiras em alunos do Ensino Fundamental? A construção do modelo didático do gênero constitui um instrumento válido para guiar as ações do professor com vistas à elaboração de SD? A atividade docente associada aos instrumentos sequência didática e listas de controle pode, no momento da reescrita, propiciar mediações que levem os alunos a uma melhor produção do gênero artigo de opinião? Na busca de respostas a essas questões, a nossa reflexão estende-se sobre dois objetos de pesquisa: a) o gênero textual configurado pelo artigo de opinião; b) os movimentos observáveis do professor ao transformar aquele objeto a aprender em um objeto ensinado O objeto de ensino-aprendizagem que centraliza a nossa investigação é uma prática discursiva da esfera ideológica do jornalismo impresso, (re)conhecida pelos experts do jornalismo como “artigo opinativo” ou simplesmente “artigo” Tal escolha deve-se às demandas sócio-culturais que impõem necessidade de reflexão, engajamento e participação em contextos sociais de expressão oral ou escrita, implicando posicionamentos, embates ideológicos (BAKHTIN, 1992) e operações de linguagem que demandam capacidades de ação, capacidades discursivas e linguístico-discursivas que precisam ser desenvolvidas nos processos formativos escolares Os movimentos do nosso processo de pesquisa passam pelas seguintes fases: 1) desconstrução e construção de um corpus constituído por um conjunto de artigos de opinião da Folha de Londrina, a fim de apontar as regularidades do gênero e construir conhecimentos prévios sobre ele; 2) observação das produções iniciais para levantamento do nível de desenvolvimento dos alunos (VYGOTSKY, 23); 3) elaboração de um projeto didático, na perspectiva dos autores do ISD; 4) implementação do projeto para transposição didática do gênero artigo de opinião; 5) triangulação dos dados, a fim de apontar indícios sobre o desenvolvimento e aprendizagem, por intermédio da comparação das produções iniciais (antes da intervenção didática), das produções intermediárias e produção final, depois do projeto de intervenção formativa, tendo como parâmetros os objetivos delineados em uma sequência didática; 6) apresentar dados da reflexão do professor-pesquisador e dos alunos durante a realização da transposição do gênero artigo de opinião |
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Didatização do discurso argumentativo : a escrita como prática social no ensino fundamentalAnálise do discursoGêneros textuaisInteracionismo sociodiscursivoLíngua portuguesaEstudo e ensinoDiscourse analysisText genresSocio-discursive interactionismStudy and teachingStudy and teachingWritten communicationSchool learningApResumo: O presente estudo caracteriza-se como pesquisa-ação pela sua natureza social, uma vez que buscamos nos colocar na posição de professores pesquisadores-reflexivos para discutir a relação entre teoria e prática nos movimentos de ensino e aprendizagem, em aulas de Língua Portuguesa em escola pública de Londrina Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é validar o trabalho educacional, embasado nos fundamentos teórico-metodológicos do Interacionismo Sócio-discursivo (BRONCKART, 23, 26; 28) e na sua proposta de engenharia didática (SCHNEUWLY; DOLZ, 24), consubstanciado nos instrumentos sequência didática e listas de constatações/controle, em intervenções diferenciadas, durante a reescrita de um gênero de discurso argumentativo No que se refere à problematização da pesquisa, ela recai sobre os seguintes questionamentos: A atividade docente embasada na engenharia didática proposta pelos pesquisadores filiados ao ISD, orientada por um conceito de ensino e aprendizagem, fundamentada em gêneros textuais, constitui uma boa alternativa para propiciar desenvolvimento de capacidades linguageiras em alunos do Ensino Fundamental? A construção do modelo didático do gênero constitui um instrumento válido para guiar as ações do professor com vistas à elaboração de SD? A atividade docente associada aos instrumentos sequência didática e listas de controle pode, no momento da reescrita, propiciar mediações que levem os alunos a uma melhor produção do gênero artigo de opinião? Na busca de respostas a essas questões, a nossa reflexão estende-se sobre dois objetos de pesquisa: a) o gênero textual configurado pelo artigo de opinião; b) os movimentos observáveis do professor ao transformar aquele objeto a aprender em um objeto ensinado O objeto de ensino-aprendizagem que centraliza a nossa investigação é uma prática discursiva da esfera ideológica do jornalismo impresso, (re)conhecida pelos experts do jornalismo como “artigo opinativo” ou simplesmente “artigo” Tal escolha deve-se às demandas sócio-culturais que impõem necessidade de reflexão, engajamento e participação em contextos sociais de expressão oral ou escrita, implicando posicionamentos, embates ideológicos (BAKHTIN, 1992) e operações de linguagem que demandam capacidades de ação, capacidades discursivas e linguístico-discursivas que precisam ser desenvolvidas nos processos formativos escolares Os movimentos do nosso processo de pesquisa passam pelas seguintes fases: 1) desconstrução e construção de um corpus constituído por um conjunto de artigos de opinião da Folha de Londrina, a fim de apontar as regularidades do gênero e construir conhecimentos prévios sobre ele; 2) observação das produções iniciais para levantamento do nível de desenvolvimento dos alunos (VYGOTSKY, 23); 3) elaboração de um projeto didático, na perspectiva dos autores do ISD; 4) implementação do projeto para transposição didática do gênero artigo de opinião; 5) triangulação dos dados, a fim de apontar indícios sobre o desenvolvimento e aprendizagem, por intermédio da comparação das produções iniciais (antes da intervenção didática), das produções intermediárias e produção final, depois do projeto de intervenção formativa, tendo como parâmetros os objetivos delineados em uma sequência didática; 6) apresentar dados da reflexão do professor-pesquisador e dos alunos durante a realização da transposição do gênero artigo de opiniãoDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This study has as a characteristic the action research due to its social nature, we intend to be in the position of teacher-researchers to discuss the reflexive relationship between theory and practice in teaching and learning movements in the Portuguese Language classes in a public school in Londrina In this sense, the objective of this research is to validate the educational work, based on the theoretic and methodologic fundaments of the Social-discursive Interactionism (BRONCKART, 23, 26, 28) and in his proposal of didatic-engineering (SCHNEUWLY; DOLZ, 24), embodied on the instruments "didact sequence" and "constatation/control lists", in differentiated interventions, during the re-writing of a tipe of argumentative speech When talking about the problematization, this research finds itself wondering about the following things: The teacher's activity based on the didatic-engineering proposed by the researchers of ISD, oriented by a concept of teaching and learning, fundamented in textual genders, constitutes a good alternative to propiciate the development of linguistic capacities in students of the fundamental level of studies? The construction of the didatic model of the gender constitutes a valid instrument to guide the actions of the teacher in elaborating of DS? The teacher's activity, associated to the instruments and lists of control can, in the moment or re-writing, propiciate mediations that take the students to a better production of the gender "opinion arcticle"? In searching to an answer to this question, our discussion extends over two objects of study: a) the textual genre opinion article; b) the observable movements of the teacher to learn to turn that object into an object taught The aim of teaching and learning that focuses our investigation is a discursive practice on ideological matter of a print journalism known by the experts of journalism as "opinion article" or simply "article" This choice is due to socio-cultural demands that impose the need for reflection, engagement and participation in social contexts of speech or writing, implying positions and ideological clashes (Bakhtin, 1992) and operations that require language skills of action, discursive capacities and linguistic-discursive processes need to be developed in the formative process The movements of our research process go through the following phases: 1) deconstruction and construction of a corpus consisting of a series of opinion articles in the Folha de Londrina, in order to point out the regularities of the genre and prior knowledge to build on it, 2) observation of the initial yield for raising the level of actual development of the students (Vygotsky, 23), 3) development of a didactic project, in view of the authors of ISD, 4) implementation of the project for didactic transposition of the genre opinion article, 6) present data of the reflection of the teacher-researcher and students during the course of implementation of genre opinion articleNascimento, Elvira Lopes [Orientador]Costa-Hübes, Terezinha da ConceiçãoOliveira, Esther Gomes dePereira, Liliane2024-05-01T14:11:59Z2024-05-01T14:11:59Z2012.0029.03.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13309porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:49Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13309Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:49Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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