A educação permanente em saúde como estratégia para reorganização da assistência sistematizada à tuberculose em pessoas privadas de liberdade : pesquisa-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabrini, Vanessa Cristina Neves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14609
Resumo: Resumo: A tuberculose é um dos principais agravos a ser enfrentado no mundo e a incidência na população privada de liberdade é 23 vezes superior à da população em geral Falhas na assistência prestada aos detentos contribuem para o problema e suscitaram a necessidade de se realizar uma intervenção O objetivo desse estudo foi analisar o processo de educação permanente em saúde (EPS) desenvolvida pela equipe de enfermagem para a implantação de assistência sistematizada à pessoa com tuberculose (TB) em penitenciária estadual do norte do Paraná Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou a metodologia da pesquisa-ação como estratégia de pesquisa A pesquisa foi realizada entre outubro de 214 a fevereiro de 215 Durante este período foram realizadas sete oficinas de EPS por meio de estratégias variadas de aprendizado Em três foram tematizadas o trabalho em equipe, acolhimento e corresponsabilidade Em outras duas se discutiu aspectos atuais da doença, a prática assistencial desenvolvida e uma nova proposta de atenção sistematizada foram construídas pela equipe As duas últimas monitoraram a proposta implantada e corrigiram falhas As oficinas foram filmadas, transcritas e analisadas Também foi alvo de análise, registros em prontuários e formulários institucionais Os dados revelaram, no início do processo, um grupo de trabalhadores conformados com o modelo de assistência, responsabilizando o preso pelo seu próprio processo de cura Porém, à medida que as oficinas avançaram, a corresponsabilização foi internalizada pelos sujeitos, e a transformação prevista pela EPS e pela pesquisa-ação ocorreu e culminou na implantação efetiva da assistência de TB ao detento da unidade prisional estudada e ao desejo de um programa de EPS institucional A pesquisa-ação articulada à EPS mostrou-se apropriada no desenvolvimento da intervenção, pois gerou mudança de práticas e transformou a realidade
id UEL_b0700e7be632ca90830c3f8cbae5b3d2
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14609
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A educação permanente em saúde como estratégia para reorganização da assistência sistematizada à tuberculose em pessoas privadas de liberdade : pesquisa-açãoSaúde públicaPeriódicosTuberculoseSaúdeEducação permanenteTuberculosisPublic healthResumo: A tuberculose é um dos principais agravos a ser enfrentado no mundo e a incidência na população privada de liberdade é 23 vezes superior à da população em geral Falhas na assistência prestada aos detentos contribuem para o problema e suscitaram a necessidade de se realizar uma intervenção O objetivo desse estudo foi analisar o processo de educação permanente em saúde (EPS) desenvolvida pela equipe de enfermagem para a implantação de assistência sistematizada à pessoa com tuberculose (TB) em penitenciária estadual do norte do Paraná Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou a metodologia da pesquisa-ação como estratégia de pesquisa A pesquisa foi realizada entre outubro de 214 a fevereiro de 215 Durante este período foram realizadas sete oficinas de EPS por meio de estratégias variadas de aprendizado Em três foram tematizadas o trabalho em equipe, acolhimento e corresponsabilidade Em outras duas se discutiu aspectos atuais da doença, a prática assistencial desenvolvida e uma nova proposta de atenção sistematizada foram construídas pela equipe As duas últimas monitoraram a proposta implantada e corrigiram falhas As oficinas foram filmadas, transcritas e analisadas Também foi alvo de análise, registros em prontuários e formulários institucionais Os dados revelaram, no início do processo, um grupo de trabalhadores conformados com o modelo de assistência, responsabilizando o preso pelo seu próprio processo de cura Porém, à medida que as oficinas avançaram, a corresponsabilização foi internalizada pelos sujeitos, e a transformação prevista pela EPS e pela pesquisa-ação ocorreu e culminou na implantação efetiva da assistência de TB ao detento da unidade prisional estudada e ao desejo de um programa de EPS institucional A pesquisa-ação articulada à EPS mostrou-se apropriada no desenvolvimento da intervenção, pois gerou mudança de práticas e transformou a realidadeDissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaAbstract: Tuberculosis (TB) is a major health problems to be faced in the world and the impact on prisoners is 23 times higher than the general population Failures in assisting inmates contribute to the problem and raised the need to perform an intervention The aim of this study was to analyze the process of permanent education in health (EPS) developed by nursing staff for the improvement of systematic assistance to the person with TB at the state prison in the north of Paraná This is a qualitative study that used the action research methodology as a research strategy The survey was conducted from October 214 to February 215 During this period were held seven workshops EPS through various learning strategies Three were themed teamwork, acceptance and responsibility In the other two discussed current aspects of the disease, developed care practice and a new proposal for systematic attention were built by the team The last two monitored the implanted proposal and corrected flaws The workshops were taped, transcribed and analyzed It was also the target of analysis, records from medical records and institutional forms The data revealed at the beginning of the process, a group of workers conformed to the model of care, blaming arrested for his own healing process However, as the workshops progressed, the co-responsibility was internalized by the subjects, and the transformation envisaged by the EPS and the action research took place and culminated in the effective implementation of TB care to the detainee's studied prison unit and the desire for a program institutional EPS Action research articulated to EPS proved to be appropriate in the development of intervention, as generated change practices and become realityCarvalho, Brígida Gimenez [Orientador]Mendonça, Fernanda de FreitasGuariente, Maria Helena Dantas de MenezesFabrini, Vanessa Cristina Neves2024-05-01T14:33:35Z2024-05-01T14:33:35Z2016.0026.01.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14609porMestradoSaúde ColetivaCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:50Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14609Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:50Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação permanente em saúde como estratégia para reorganização da assistência sistematizada à tuberculose em pessoas privadas de liberdade : pesquisa-ação
title A educação permanente em saúde como estratégia para reorganização da assistência sistematizada à tuberculose em pessoas privadas de liberdade : pesquisa-ação
spellingShingle A educação permanente em saúde como estratégia para reorganização da assistência sistematizada à tuberculose em pessoas privadas de liberdade : pesquisa-ação
Fabrini, Vanessa Cristina Neves
Saúde pública
Periódicos
Tuberculose
Saúde
Educação permanente
Tuberculosis
Public health
title_short A educação permanente em saúde como estratégia para reorganização da assistência sistematizada à tuberculose em pessoas privadas de liberdade : pesquisa-ação
title_full A educação permanente em saúde como estratégia para reorganização da assistência sistematizada à tuberculose em pessoas privadas de liberdade : pesquisa-ação
title_fullStr A educação permanente em saúde como estratégia para reorganização da assistência sistematizada à tuberculose em pessoas privadas de liberdade : pesquisa-ação
title_full_unstemmed A educação permanente em saúde como estratégia para reorganização da assistência sistematizada à tuberculose em pessoas privadas de liberdade : pesquisa-ação
title_sort A educação permanente em saúde como estratégia para reorganização da assistência sistematizada à tuberculose em pessoas privadas de liberdade : pesquisa-ação
author Fabrini, Vanessa Cristina Neves
author_facet Fabrini, Vanessa Cristina Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Brígida Gimenez [Orientador]
Mendonça, Fernanda de Freitas
Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabrini, Vanessa Cristina Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde pública
Periódicos
Tuberculose
Saúde
Educação permanente
Tuberculosis
Public health
topic Saúde pública
Periódicos
Tuberculose
Saúde
Educação permanente
Tuberculosis
Public health
description Resumo: A tuberculose é um dos principais agravos a ser enfrentado no mundo e a incidência na população privada de liberdade é 23 vezes superior à da população em geral Falhas na assistência prestada aos detentos contribuem para o problema e suscitaram a necessidade de se realizar uma intervenção O objetivo desse estudo foi analisar o processo de educação permanente em saúde (EPS) desenvolvida pela equipe de enfermagem para a implantação de assistência sistematizada à pessoa com tuberculose (TB) em penitenciária estadual do norte do Paraná Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou a metodologia da pesquisa-ação como estratégia de pesquisa A pesquisa foi realizada entre outubro de 214 a fevereiro de 215 Durante este período foram realizadas sete oficinas de EPS por meio de estratégias variadas de aprendizado Em três foram tematizadas o trabalho em equipe, acolhimento e corresponsabilidade Em outras duas se discutiu aspectos atuais da doença, a prática assistencial desenvolvida e uma nova proposta de atenção sistematizada foram construídas pela equipe As duas últimas monitoraram a proposta implantada e corrigiram falhas As oficinas foram filmadas, transcritas e analisadas Também foi alvo de análise, registros em prontuários e formulários institucionais Os dados revelaram, no início do processo, um grupo de trabalhadores conformados com o modelo de assistência, responsabilizando o preso pelo seu próprio processo de cura Porém, à medida que as oficinas avançaram, a corresponsabilização foi internalizada pelos sujeitos, e a transformação prevista pela EPS e pela pesquisa-ação ocorreu e culminou na implantação efetiva da assistência de TB ao detento da unidade prisional estudada e ao desejo de um programa de EPS institucional A pesquisa-ação articulada à EPS mostrou-se apropriada no desenvolvimento da intervenção, pois gerou mudança de práticas e transformou a realidade
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2016.00
2024-05-01T14:33:35Z
2024-05-01T14:33:35Z
26.01.2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14609
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Saúde Coletiva
Centro de Ciências da Saúde
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823260098953216