Incidentes críticos do prontuário eletrônico para equipe multiprofissional neonatal e pediátrica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16711 |
Resumo: | Resumo: Introdução: O prontuário eletrônico do paciente (PEP) é a combinação de uma rede de softwares de diferentes classes que visam à organização sistemática e o armazenamento de informações referentes ao histórico clinico do paciente e a assistência a ele prestada Esse prontuário funciona como uma ferramenta de apoio aos serviços de atendimento ao paciente crítico fornecendo dados para a avaliação dos diagnósticos, intervenções e evolução clínica, auxiliando nas tomadas de decisão inerentes ao trabalho desenvolvido pelos diferentes profissionais atuantes em unidades de alta complexidade, como a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica (UTINP) Objetivos: A percepção dos membros da equipe multiprofissional atuantes em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica acerca da utilização do prontuário eletrônico Método: Trata-se de estudo de abordagem qualitativa que utilizou para a obtenção e organização dos dados a Técnica de Incidentes Críticos (TIC), que objetiva identificar e classificar comportamentos que são associados ao sucesso ou fracasso de uma atividade humana, a partir dos relatos de pessoas envolvidas com essa atividade, de modo a facilitar a solução de problemas práticos Local de realização do estudo foi uma UTINP de um hospital Filantrópico, a coleta ocorreu no período de janeiro a fevereiro de 218 e contou com a participação de 36 membros da equipe multiprofissional Resultados: Emergiram nove categorias relacionadas à utilização do prontuário eletrônico, segundo a percepção da equipe multiprofissional: 1) Organização do trabalho; 2) Favorecimento da discussão multiprofissional; 3) Dificuldade no manuseio do sistema; 4) Aumento do estresse em ambiente de trabalho; 5) Gestão de informação; 6) Avaliação da assistência ao paciente; 7) Segurança do paciente; 8) Falta de adaptação do programa ao paciente neonato e pediátrico e 1) Dificuldade com o hardware A análise dos resultados ressaltou questões importantes na efetividade de uso do prontuário eletrônico, como referências positivas ressalta-se à agilidade para acionar informações e maior integração dos dados, capaz de conduzir o atendimento multidisciplinar a uma atenção individualizada linear e segura ao paciente No entanto, emergiram referências negativas ao que tange a falta de um sistema que comporte todo este recurso tecnológico, ocasionando morosidade na alimentação dos dados, bem como questões como a capacitação deficiente que impacta diretamente no manuseio correto do prontuário eletrônico, o que dificultou a adesão à prática, bem como o aumento do estresse no ambiente de trabalho Considerações Finais: O estudo permitiu o levantamento de questões importantes na efetividade do uso do prontuário eletrônico, principalmente no cuidado ao paciente neonatal e pediátrico, de modo geral, os profissionais referem aspecto positivos no que tange a agilidade para acionar informações, e maior integração dos dados capaz de conduzir o atendimento multidisciplinar a uma atenção individualizada linear e segura ao paciente, no entanto, a falta de um sistema que comporte todo este recurso tecnológico ocasiona morosidade na alimentação dos dados e a capacitação deficiente para o manuseio do prontuário eletrônico, gerou referências negativas |
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Incidentes críticos do prontuário eletrônico para equipe multiprofissional neonatal e pediátricaEnfermagem neonatalHospitaisEquipe médicaArquivos médicosEnfermagem pediátricaNeonatal nursingHospitalsMedical recordsMedical staffResumo: Introdução: O prontuário eletrônico do paciente (PEP) é a combinação de uma rede de softwares de diferentes classes que visam à organização sistemática e o armazenamento de informações referentes ao histórico clinico do paciente e a assistência a ele prestada Esse prontuário funciona como uma ferramenta de apoio aos serviços de atendimento ao paciente crítico fornecendo dados para a avaliação dos diagnósticos, intervenções e evolução clínica, auxiliando nas tomadas de decisão inerentes ao trabalho desenvolvido pelos diferentes profissionais atuantes em unidades de alta complexidade, como a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica (UTINP) Objetivos: A percepção dos membros da equipe multiprofissional atuantes em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica acerca da utilização do prontuário eletrônico Método: Trata-se de estudo de abordagem qualitativa que utilizou para a obtenção e organização dos dados a Técnica de Incidentes Críticos (TIC), que objetiva identificar e classificar comportamentos que são associados ao sucesso ou fracasso de uma atividade humana, a partir dos relatos de pessoas envolvidas com essa atividade, de modo a facilitar a solução de problemas práticos Local de realização do estudo foi uma UTINP de um hospital Filantrópico, a coleta ocorreu no período de janeiro a fevereiro de 218 e contou com a participação de 36 membros da equipe multiprofissional Resultados: Emergiram nove categorias relacionadas à utilização do prontuário eletrônico, segundo a percepção da equipe multiprofissional: 1) Organização do trabalho; 2) Favorecimento da discussão multiprofissional; 3) Dificuldade no manuseio do sistema; 4) Aumento do estresse em ambiente de trabalho; 5) Gestão de informação; 6) Avaliação da assistência ao paciente; 7) Segurança do paciente; 8) Falta de adaptação do programa ao paciente neonato e pediátrico e 1) Dificuldade com o hardware A análise dos resultados ressaltou questões importantes na efetividade de uso do prontuário eletrônico, como referências positivas ressalta-se à agilidade para acionar informações e maior integração dos dados, capaz de conduzir o atendimento multidisciplinar a uma atenção individualizada linear e segura ao paciente No entanto, emergiram referências negativas ao que tange a falta de um sistema que comporte todo este recurso tecnológico, ocasionando morosidade na alimentação dos dados, bem como questões como a capacitação deficiente que impacta diretamente no manuseio correto do prontuário eletrônico, o que dificultou a adesão à prática, bem como o aumento do estresse no ambiente de trabalho Considerações Finais: O estudo permitiu o levantamento de questões importantes na efetividade do uso do prontuário eletrônico, principalmente no cuidado ao paciente neonatal e pediátrico, de modo geral, os profissionais referem aspecto positivos no que tange a agilidade para acionar informações, e maior integração dos dados capaz de conduzir o atendimento multidisciplinar a uma atenção individualizada linear e segura ao paciente, no entanto, a falta de um sistema que comporte todo este recurso tecnológico ocasiona morosidade na alimentação dos dados e a capacitação deficiente para o manuseio do prontuário eletrônico, gerou referências negativasDissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em EnfermagemAbstract: Introduction: The electronic patient record (PEP) is the combination of a network of software of different classes that aim at the systematic organization and storage of information regarding the clinical history of the patient and the care provided This chart serves as a tool to support critical patient care services, providing data for the evaluation of diagnoses, interventions and clinical evolution, assisting in the decision making inherent in the work performed by the different professionals working in highly complex units, such as the Unit of Neonatal and Pediatric Intensive Care (NICU) Objective: The perception of the members of the multiprofessional team working in a Neonatal and Pediatric Intensive Care Unit on the use of electronic medical records Method: This is a qualitative study that used to obtain and organize the data the Critical Incident Technique (ICT), which aims to identify and classify behaviors that are associated with the success or failure of a human activity, from the reports of people involved in this activity, in order to facilitate the solution of practical problems Place of study was a NIPU of a Philanthropic hospital, the collection took place from January to February 218 and counted on the participation of 36 members of the multiprofessional team Results: There emerged nine categories related to the use of the electronic medical record, according to the perception of the multiprofessional team: 1) Work organization; 2) Favoring the multiprofessional discussion; 3) Difficulty in handling the system; 4) Increased stress in the workplace; 5) Information management; 6) Evaluation of patient care; 7) Patient safety; 8) Lack of adaptation of the program to the neonate and pediatric patient and 1) Difficulty with the hardware The analysis of the results highlighted important issues in the effectiveness of electronic medical records, as positive references stands out for the agility to trigger information and greater data integration, capable of conducting multidisciplinary care to a linear and safe individualized attention to the patient However, negative references emerged regarding the lack of a system that supports all this technological resource, causing delays in data feeding, as well as issues such as deficient training that directly impacts on the correct handling of the electronic medical record, which made adherence difficult to practice, as well as increasing stress in the work environment Final Considerations: This study allowed the survey of important issues in the effectiveness of the use of electronic medical records, especially in neonatal and pediatric patient care, in general, professionals report positive aspects regarding agility to trigger information, and greater integration of data capable of However, the lack of a system that includes all this technological resource leads to slowness in data feeding and poor training to handle the electronic medical record, generating negative referencesZani, Adriana Valongo [Orientador]Matsuda, Laura MisueFerrari, Rosângela Aparecida PimentaBernardino, Maria Piassa Lourenço2024-05-01T15:14:00Z2024-05-01T15:14:00Z2018.0018.02.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16711porMestradoEnfermagemCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:46Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16711Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:46Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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