Ondas gravitacionais no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Amilcar
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9635
Resumo: Resumo: Após mais de cem anos da Teoria Geral da Relatividade ser anunciada, foi comprovada uma parte importante da teoria de Einstein, a existência das ondas gravitacionais A certeza de que elas de fato existem, abriu uma nova janela para a exploração do Cosmos, permitindo ampliar os conhecimentos sobre estrelas, galáxias e buracos negros distantes, com base nas ondas por eles produzidas No ensino médio, pouco se fala sobre física moderna, apesar de ser um assunto que fascina os alunos Para abordar esse assunto, apresentamos uma estratégia para ensinar Ondas Gravitacionais como um novo tipo de ondas, fazendo analogias com as já conhecidas ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas O resultado principal deste trabalho foi um produto educacional destinado a professores de Ensino médio (mas não se restringe apenas a este nível de ensino) que tenham a intenção de inovar na sala de aula O conhecimento a ser transmitido não se destina à formação de cientista, mas uma forma de chegar a ser compreendida e despertar interesse para um conhecimento mais aprofundado A sequência didática foi constituída por seis aulas repletas de metodologias ativas Em algumas turmas foi possível uma interação mínima do professor A sequência didática se inicia com a identificação dos conceitos prévios dos alunos e assim constatar as condições necessárias para garantir a aprendizagem, adequando o material à realidade da turma Segue-se com atividades que vão desde a apresentação de um filme, uma aula expositiva e diversos simuladores experimentais Após a aplicação do produto educacional, observamos uma aprendizagem realmente significativa no conhecimento e aumento do interesse dos alunos nas aulas, superando os resultados esperados
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