História dos modos gregos : história da estrutura dos gêneros musicais gregos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Lucas Fernandes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15298
Resumo: Resumo: A pesquisa que se desenvolve sobre a história da música tem por objetivos gerais, compreender, explicar, diversas medidas do objeto de análise: os modos gregos Especificamente, os objetivos constituem narrativas historiográficas que permitam refletir, no tempo, conteúdos relacionados, e uma história da música perpetrada sob a lente dos chamados modos gregos; pensar o conceito de modos gregos em seu envolvimento com conhecimentos teóricos e práticos em Geografia, Física, Matemática, Filosofia, Letras, e claro, com a História em seu papel de fornecer, através do diálogo propício entre fontes selecionadas, uma série de esclarecimentos sobre o que veio a ser chamado popularmente de modos gregos, entendidos de um modo geral, e, contemporaneamente, enquanto uma espécie de manual do guitarrista que evanesce de uma história sobre os gregos, ou como um curso intrudutório de música, aqui dissertada Se verá que envolve até mesmo seitas e pitagorismo Revisita historiografias, permite encadear eventos de forma lógica e coerente, assimilar as origens deste sistema musical, revelando aspectos caros ao leigo e ao estudioso do tema, esclarecendo pormenores negligenciados, fundamentando e desmistificando os erros e dúvidas mais importantes no que se refere à história que envolve este conhecimento técnico e sensitivo, e demonstrando uma linguagem cultural distinta e própria, com signos singulares que são transmitidos, e, sobretudo, através da oralidade Secundariamente, o conteúdo deste sistema possui uma linguagem particular que remonta ao tempo e espaço dos antigos gregos, e que atravessa toda a história ocidental ao longo do tempo, com transformações, no que diz respeito à grafia simbólica desta linguagem originalmente mnemotécnica, também conhecida por modal grega, onde uma introdução orienta o conteúdo geral do trabalho, o desenvolvimento pontua a cultura grega antiga, em que os resultados maiores estão no conteúdo da literatura e arqueologia, clássicas, comparando suas fontes com outras fontes antigas, mais orientais; se traça um panorama do legado grego na Idade Média, sobretudo para a igreja cristã; revela-se a parte mais importante da quantidade deste legado sobre a renascença do pensamento grego na arte, o seu panorama, o relativo declínio da música modal grega frente ao território tonal, a inspiração humanística nos gregos, e as transformações na grafia modal grega histórica que se conhece hoje Trata de convenções modernas, e traz resultados encontrados na simetria com o sistema de modos gregos, questões de afetos, estética e método encontradas nos filósofos alemães mais clássicos, dentre os quais, Kant, Hegel, Schpenhauer, Nietzsche, e Adorno, e sua crítica, que se preocuparam com os gregos e com os modos gregos, além de método orientado por clássicos da história metódica, e da história cultural francesa Trata de compositores e estudiosos do modalismo grego no século XX, trazendo novas perspectivas e a pós-modernidade, além da historiografia acadêmica estrangeira e nacional, tratadas multidisciplinarmente Destaca obras e sujeitos, serve à consulta, pesquisa, estudo, apreciação Traz figuras imagéticas No apêndice, inclui-se um tratado, em partitura: modos gregos em coleções diatônicas
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think the concept of Greek modes in their engagement with theoretical and practical knowledge in Geography, Physics, Mathematics, Philosophy, and of course with history in its role of providing, through enabling dialogue between selected sources, a number of explanations about what came to be popularly called the Greek modes, understood in general, and, simultaneously, as a kind of manual that guitarist evanesce a story about the Greeks, or as a intruduction’s music course, roughly We will see that even involves sects and Pythagoreanism Revisit historiographies allows chaining events logically and coherently assimilate the musical origins of this system, revealing expensive to the layman and scholar theme aspects, clarifying details neglected, reasoned and demystifying the mistakes and most important questions regarding the story this involves sensory and technical knowledge, and demonstrating a distinct cultural and language itself, with unique signs that are transmitted, and especially through orality Secondly, the content of this system has a particular language that dates back to the time and space of the ancient Greeks, and that the whole history over time, with changes in regard to symbolic spelling mnemonics Originally this language, also known as modal Greek, an introduction which guides the overall content of the work, the devolopment is punctuates the ancient Greek culture where the greatest results are the content of literature and classical archeology, comparing her with other ancient sources, most Eastern sources; presents an overview if the Greek legacy in the Middle Ages mostly to the Christian church; reveals the most important part of this amount on the Renaissance legacy of Greek thought in its art scene, the relative decline of the Greek modal music front tonal territory and humanistic inspiration in Greek, and the changes in modal Greek spelling that historical know it today Deals with modern conventions, and brings results in its relative similarity to the Greek system of modes, issues of affect, aesthetics and method found in most classical philosophers, among them, Kant, Hegel, Schpenhauer, Nietzsche, Adorno, who worried about the Greeks and the Greek modes, and method-driven and methodical French cultural history classics Deals with composers and scholars of modalism in the twentieth century, bringing new perspectives and postmodernity, and contain a dialogue between sources on this topic in the Brazilian academic historiography in a multidisciplinary work Historiography is wide and gathers the greatest classical works and among subjects around the object, served consulting, research, study or appreciation of a culturally historical work Still serves as a treaty, containing a systematic score of Greek modes And compiles audios to hearing the song inspired by the Greeks throughout history, and other media to Greek modes, form of theTrateGawryszewski, Alberto [Orientador]Oliveira, TerezinhaVisalli, Angelita MarquesPaula, Lucas Fernandes de2024-05-01T14:47:02Z2024-05-01T14:47:02Z2015.002015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15298porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15298Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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