Literatura e jogos digitais : perspectivas e reflexões acerca do uso de novas tecnologias na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandre Vilas Boas da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10041
Resumo: Resumo: A hipótese central deste trabalho consiste na assunção de que as novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC), mais especificamente os jogos digitais, auxiliam de forma significativa o ensino de literatura em ambiente escolar A motivação inicial para realização desta pesquisa originou-se, em parte, de constatações empíricas acerca da baixa utilização dos recursos das NTIC, em escolas públicas, para realização de atividades pedagógicas significativas Objetivou-se verificar, com a presente pesquisa, se o uso de jogos digitais possibilita efetiva aproximação dos jovens alunos aos conteúdos, auxiliando o desenvolvimento de competências relacionadas aos letramentos linguístico, digital e literário Para dar conta desta tarefa elegeu-se como método, além da revisão bibliográfica, a pesquisa de campo intervencionista, concretizada em escola pública da cidade de Londrina, PR, em 215 Inicialmente, realizou-se uma prospecção das tecnologias educacionais atuais, observando alguns dos principais programas governamentais da esfera federal e do estado do Paraná, bem como uma análise da documentação oficial e de pesquisas acerca de tecnologias e ensino Em seguida, foram realizadas discussões acerca da escrita, oralidade, leitura e (multi)letramentos na escola, bem como reflexões teóricas a respeito dos jogos de video game, em especial, às incursões relacionadas ao seu potencial de uso para além do entretenimento Posteriormente, foram descritos os métodos e os resultados da pesquisa-ação realizada em escola de educação básica, tendo por público-alvo alunos dos anos finais do ensino fundamental II Como parte da proposta de intervenção, utilizou-se a contação de histórias como estratégia metodológica para apresentação dos textos literários, oriundo de tradição oral, aos alunos Por fim, tendo por base as narrativas apresentadas, foram confeccionados jogos no gênero de ficção interativa, pelos alunos, utilizando o aplicativo Inklewriter Espera-se que ao cabo desta pesquisa possamos ter contribuído para a ampliação da discussão acerca das perspectivas de ensino de literatura em sua intersecção com as NTIC e os jogos digitais
id UEL_b2cc9905985e3d6919e9fe23c09bfd39
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10041
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Literatura e jogos digitais : perspectivas e reflexões acerca do uso de novas tecnologias na educação básicaLiteraturaEstudo e ensinoTecnologia educacionalJogos da internetJogos eletrônicosLiteratureStudy and teaching - Study and teachingInternet gamesElectronic gamesResumo: A hipótese central deste trabalho consiste na assunção de que as novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC), mais especificamente os jogos digitais, auxiliam de forma significativa o ensino de literatura em ambiente escolar A motivação inicial para realização desta pesquisa originou-se, em parte, de constatações empíricas acerca da baixa utilização dos recursos das NTIC, em escolas públicas, para realização de atividades pedagógicas significativas Objetivou-se verificar, com a presente pesquisa, se o uso de jogos digitais possibilita efetiva aproximação dos jovens alunos aos conteúdos, auxiliando o desenvolvimento de competências relacionadas aos letramentos linguístico, digital e literário Para dar conta desta tarefa elegeu-se como método, além da revisão bibliográfica, a pesquisa de campo intervencionista, concretizada em escola pública da cidade de Londrina, PR, em 215 Inicialmente, realizou-se uma prospecção das tecnologias educacionais atuais, observando alguns dos principais programas governamentais da esfera federal e do estado do Paraná, bem como uma análise da documentação oficial e de pesquisas acerca de tecnologias e ensino Em seguida, foram realizadas discussões acerca da escrita, oralidade, leitura e (multi)letramentos na escola, bem como reflexões teóricas a respeito dos jogos de video game, em especial, às incursões relacionadas ao seu potencial de uso para além do entretenimento Posteriormente, foram descritos os métodos e os resultados da pesquisa-ação realizada em escola de educação básica, tendo por público-alvo alunos dos anos finais do ensino fundamental II Como parte da proposta de intervenção, utilizou-se a contação de histórias como estratégia metodológica para apresentação dos textos literários, oriundo de tradição oral, aos alunos Por fim, tendo por base as narrativas apresentadas, foram confeccionados jogos no gênero de ficção interativa, pelos alunos, utilizando o aplicativo Inklewriter Espera-se que ao cabo desta pesquisa possamos ter contribuído para a ampliação da discussão acerca das perspectivas de ensino de literatura em sua intersecção com as NTIC e os jogos digitaisTese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This dissertation central hypothesis is the assumption that new information and communications technologies (ICT), specifically in digital games, could help literature teaching at schools The initial motivation for this research was originated in part from empirical findings about the low utilization of ICT for meaningful educational activities, in public schools The study aimed to verify if using digital games enables young students to an effective approach to academic content, helping develop skills related to linguistic, literary and digital literacies It was elected as method, beside to literature review, interventional field research, implemented at a public school in Londrina city, Brazil, in 215 Initially, was done a survey of current educational technologies, provided by the federal government and by Paraná state administration, as well an analysis of official documentation and of researches on technology and education Then, were addressed discussions about writing, orality, reading and (multi)literacies in school, as well theoretical reflections about video games and incursions relating its potential use beyond entertainment After that, were described the methods and results of the field research accomplished with elementary school students Part of the intervention was composed by storytelling, as a methodological strategy, to introduce to students literary texts from oral tradition Finally, based on the presented stories, games were made by students using an interactive fiction creator, named Inklewriter We hope with this work to bring some contributions to expand the discussion of teaching literature in its intersection with ICT and digital gamesFernandes, Frederico Augusto Garcia [Orientador]Pinheiro, Alexandra SantosThabet, TamerMello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira dePascolati, Sonia Aparecida VidoSilva, Alexandre Vilas Boas da2024-05-01T12:13:40Z2024-05-01T12:13:40Z2016.0005.08.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10041porDoutoradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10041Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e jogos digitais : perspectivas e reflexões acerca do uso de novas tecnologias na educação básica
title Literatura e jogos digitais : perspectivas e reflexões acerca do uso de novas tecnologias na educação básica
spellingShingle Literatura e jogos digitais : perspectivas e reflexões acerca do uso de novas tecnologias na educação básica
Silva, Alexandre Vilas Boas da
Literatura
Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Jogos da internet
Jogos eletrônicos
Literature
Study and teaching - Study and teaching
Internet games
Electronic games
title_short Literatura e jogos digitais : perspectivas e reflexões acerca do uso de novas tecnologias na educação básica
title_full Literatura e jogos digitais : perspectivas e reflexões acerca do uso de novas tecnologias na educação básica
title_fullStr Literatura e jogos digitais : perspectivas e reflexões acerca do uso de novas tecnologias na educação básica
title_full_unstemmed Literatura e jogos digitais : perspectivas e reflexões acerca do uso de novas tecnologias na educação básica
title_sort Literatura e jogos digitais : perspectivas e reflexões acerca do uso de novas tecnologias na educação básica
author Silva, Alexandre Vilas Boas da
author_facet Silva, Alexandre Vilas Boas da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Frederico Augusto Garcia [Orientador]
Pinheiro, Alexandra Santos
Thabet, Tamer
Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de
Pascolati, Sonia Aparecida Vido
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alexandre Vilas Boas da
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Jogos da internet
Jogos eletrônicos
Literature
Study and teaching - Study and teaching
Internet games
Electronic games
topic Literatura
Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Jogos da internet
Jogos eletrônicos
Literature
Study and teaching - Study and teaching
Internet games
Electronic games
description Resumo: A hipótese central deste trabalho consiste na assunção de que as novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC), mais especificamente os jogos digitais, auxiliam de forma significativa o ensino de literatura em ambiente escolar A motivação inicial para realização desta pesquisa originou-se, em parte, de constatações empíricas acerca da baixa utilização dos recursos das NTIC, em escolas públicas, para realização de atividades pedagógicas significativas Objetivou-se verificar, com a presente pesquisa, se o uso de jogos digitais possibilita efetiva aproximação dos jovens alunos aos conteúdos, auxiliando o desenvolvimento de competências relacionadas aos letramentos linguístico, digital e literário Para dar conta desta tarefa elegeu-se como método, além da revisão bibliográfica, a pesquisa de campo intervencionista, concretizada em escola pública da cidade de Londrina, PR, em 215 Inicialmente, realizou-se uma prospecção das tecnologias educacionais atuais, observando alguns dos principais programas governamentais da esfera federal e do estado do Paraná, bem como uma análise da documentação oficial e de pesquisas acerca de tecnologias e ensino Em seguida, foram realizadas discussões acerca da escrita, oralidade, leitura e (multi)letramentos na escola, bem como reflexões teóricas a respeito dos jogos de video game, em especial, às incursões relacionadas ao seu potencial de uso para além do entretenimento Posteriormente, foram descritos os métodos e os resultados da pesquisa-ação realizada em escola de educação básica, tendo por público-alvo alunos dos anos finais do ensino fundamental II Como parte da proposta de intervenção, utilizou-se a contação de histórias como estratégia metodológica para apresentação dos textos literários, oriundo de tradição oral, aos alunos Por fim, tendo por base as narrativas apresentadas, foram confeccionados jogos no gênero de ficção interativa, pelos alunos, utilizando o aplicativo Inklewriter Espera-se que ao cabo desta pesquisa possamos ter contribuído para a ampliação da discussão acerca das perspectivas de ensino de literatura em sua intersecção com as NTIC e os jogos digitais
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 05.08.2016
2016.00
2024-05-01T12:13:40Z
2024-05-01T12:13:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10041
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Letras
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823317642706944