Potencialidade e evocação nos sentidos comportados pela imagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13708 |
Resumo: | Resumo: O interesse de investigação neste é trabalho é compreender o modo como se forma a carga evocativa de uma imagem e a influência de sua incorporação na significação produzida pela peça visual Uma correlação é estabelecida entre a enumeração de propriedades dessas imagens para o fim a que se destinam, e a capacidade de preservar o caráter artístico nelas imprimido no momento de sua composição São levados em consideração, como pressupostos, três grandes fundamentos: a) Na atualidade, as imagens são veiculadas pela indústria cultural em ritmo frenético e constante; b) Em número considerável, há aquelas que são detentoras de carga evocativa capaz de impelir o observador a mudanças de atitude, induzir ao consumismo exacerbado e à padronização; c) Há outras que possuem, ainda, uma substancial capacidade de emanar violência, com elevado teor dramático e trágico O corpus deste estudo é constituído de exemplares fotográficos e pictóricos, tendo, como critério, o fato de estarem todos concebidos para um determinado propósito A análise examina a construção da significação por meio de três associações nos componentes da plasticidade técnica: imagem e experiência de viagem, imagem e experiência de caos urbano, imagem e experiência estética O procedimento metodológico é extraído de conceitos semióticos expressos pela visão da teoria dos signos de Charles S Peirce e seu diálogo com as noções de informatividade, funções da linguagem e constituição da comunicação poética Os indicativos levantados nas imagens permitiram inferir sobre a presença de uma artisticidade imanente, que tanto é responsável por instigar o receptor, como por projetá-lo na multiplicidade de significados encontrada nos diferentes hibridismos e estilos, próprios da complexidade da sociedade contemporânea |
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Potencialidade e evocação nos sentidos comportados pela imagemFotografiaImagens fotográficasCriação (Literária, artística, etc.)Semióticas e artesPhotographyPhotographic imagesCreation (Literary, artistic,etc.)Semiotics and the artsResumo: O interesse de investigação neste é trabalho é compreender o modo como se forma a carga evocativa de uma imagem e a influência de sua incorporação na significação produzida pela peça visual Uma correlação é estabelecida entre a enumeração de propriedades dessas imagens para o fim a que se destinam, e a capacidade de preservar o caráter artístico nelas imprimido no momento de sua composição São levados em consideração, como pressupostos, três grandes fundamentos: a) Na atualidade, as imagens são veiculadas pela indústria cultural em ritmo frenético e constante; b) Em número considerável, há aquelas que são detentoras de carga evocativa capaz de impelir o observador a mudanças de atitude, induzir ao consumismo exacerbado e à padronização; c) Há outras que possuem, ainda, uma substancial capacidade de emanar violência, com elevado teor dramático e trágico O corpus deste estudo é constituído de exemplares fotográficos e pictóricos, tendo, como critério, o fato de estarem todos concebidos para um determinado propósito A análise examina a construção da significação por meio de três associações nos componentes da plasticidade técnica: imagem e experiência de viagem, imagem e experiência de caos urbano, imagem e experiência estética O procedimento metodológico é extraído de conceitos semióticos expressos pela visão da teoria dos signos de Charles S Peirce e seu diálogo com as noções de informatividade, funções da linguagem e constituição da comunicação poética Os indicativos levantados nas imagens permitiram inferir sobre a presença de uma artisticidade imanente, que tanto é responsável por instigar o receptor, como por projetá-lo na multiplicidade de significados encontrada nos diferentes hibridismos e estilos, próprios da complexidade da sociedade contemporâneaDissertação (Mestrado em Comunicação Visual) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: The aim of the investigation in this study was to understand how the evocation power is produced in an image and the influence of its incorporation into the meaning yielded by the visual content A correlation was established between a list of properties drawn from these images, considering the end to which there are meant, and their ability to preserve the artistic appeal featured on them at the moment they were composed Three key fundamentals were focused as presuppositions: a) Nowadays, images are conveyed by the cultural industry in a frenetic and continuous path; b) A great number of such images are capable of producing such an evocation power that can induce the viewer to changes in attitude, persuading him/her to uncontrolled consumerism and to standardization; c) Others are capable of a considerable strength to evoke violence, through high dramatic and tragic contents Data were collected from photography and pictorial works, sorted by criteria of their being built for a purpose The analyses were effected by way of three correlations from their technical plasticity: image and a travel experience, image and urban chaos experience, image and aesthetic experience The methodological procedures were built through the semiotic concepts as stated by the theory of signs by Charles S Peirce and their dialogue with the notions of informativity, Jackobson"s language functions, and the constitution of poetic communication The indications found in these images made it possible to infer on the presence of an immanent artistry that can either be responsible for instigating the receptor, as well as projecting him/her to the multiplicity of meanings found within the miscellaneous hybrid languages and styles typical of the complexity of contemporary societyContani, Miguel Luiz [Orientador]Panichi, Edina Regina PugasPires, Jorge Luiz Vargas Prudêncio de BarrosSilva, Solange Maria da2024-05-01T14:17:43Z2024-05-01T14:17:43Z2012.0028.01.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13708porMestradoComunicação VisualCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13708Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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