Letras dos poetas esquecidos : a boemia literária na Belle Époque paulistana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13275 |
Resumo: | Resumo: Mais que retomar a história da literatura no Brasil, este estudo pretende estabelecer as representações sociais da escrita e leitura no período do final do século XIX e início do XX, enfatizando a discussão sobre como esses autores foram classificados em grupos distintos: os que permaneceram imortalizados por suas obras, e os que “despontaram para o anonimato”, ou, “autores-poetas” que foram esquecidos e não entraram para os cânones literários Utilizando a palavra “boêmia” aplicada ao que os manuais de crítica literária, brasileiros consideram como “subliteratura” ou literatura passadista, ou seja, que aparecem entre grandes períodos ou gerações poéticas, num momento de rotina literária, podendo ter maior ou menor duração dependendo do período que a antecede ou precede, pode-se propor uma discussão a respeito de como se “fabrica” um literato de prestígio, e quem é que decide o seu prestígio Desta forma, desvendar de quem é o mérito por alguns autores despontarem para o anonimato é tão interessante quanto descobrir quem de fato foram esses boêmios, ou subliteratos A análise de algumas teorias nos aproxima da relação do leitor com o texto, apontando marcas de distinção simbólicas |
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Letras dos poetas esquecidos : a boemia literária na Belle Époque paulistanaLiteratura brasileiraHistória e críticaHistória socialBoemiaSão PauloBrazilian literatureSocial historyBohemianismManners and customsSão PauloHistory and criticismResumo: Mais que retomar a história da literatura no Brasil, este estudo pretende estabelecer as representações sociais da escrita e leitura no período do final do século XIX e início do XX, enfatizando a discussão sobre como esses autores foram classificados em grupos distintos: os que permaneceram imortalizados por suas obras, e os que “despontaram para o anonimato”, ou, “autores-poetas” que foram esquecidos e não entraram para os cânones literários Utilizando a palavra “boêmia” aplicada ao que os manuais de crítica literária, brasileiros consideram como “subliteratura” ou literatura passadista, ou seja, que aparecem entre grandes períodos ou gerações poéticas, num momento de rotina literária, podendo ter maior ou menor duração dependendo do período que a antecede ou precede, pode-se propor uma discussão a respeito de como se “fabrica” um literato de prestígio, e quem é que decide o seu prestígio Desta forma, desvendar de quem é o mérito por alguns autores despontarem para o anonimato é tão interessante quanto descobrir quem de fato foram esses boêmios, ou subliteratos A análise de algumas teorias nos aproxima da relação do leitor com o texto, apontando marcas de distinção simbólicasDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: More than resume the history of literature in Brazil, this study aims to establish the social representations of reading and writing during the end of the XIX century and beginning of XX, emphasizing the discussion of how these authors were classified into distinct groups: those who remained immortalized by their works, and that "emerged to the anonymity," or "author-poets" that were forgotten and did not enter the literary canons Using the word "bohemian" applied to the manuals of literary criticism, brazilian consider as "underliterature" or walkway literature, in other words, that appear between extended periods or poetic generations, at a time of literary routine, may have higher or lower duration depending on the duration period that precedes or follows, may propose a discussion about how to "manufacture" a writer of reputation, and who is to decide its prestige Thus, reveal the substance of who is the merit for some authors to emerge in anonymity is so interesting as finding out who in fact was those bohemians, or underwriters The analysis of some theories aproach us of the relation between the reader and text, pointing out symbolic distinction marksJoanilho, André Luiz [Orientador]Silveira, Célia Regina daFernandes, Frederico Augusto GarciaLeandro, Karen Cristina2024-05-01T14:11:08Z2024-05-01T14:11:08Z2012.0009.02.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13275porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:42Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13275Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:42Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Resumo: Mais que retomar a história da literatura no Brasil, este estudo pretende estabelecer as representações sociais da escrita e leitura no período do final do século XIX e início do XX, enfatizando a discussão sobre como esses autores foram classificados em grupos distintos: os que permaneceram imortalizados por suas obras, e os que “despontaram para o anonimato”, ou, “autores-poetas” que foram esquecidos e não entraram para os cânones literários Utilizando a palavra “boêmia” aplicada ao que os manuais de crítica literária, brasileiros consideram como “subliteratura” ou literatura passadista, ou seja, que aparecem entre grandes períodos ou gerações poéticas, num momento de rotina literária, podendo ter maior ou menor duração dependendo do período que a antecede ou precede, pode-se propor uma discussão a respeito de como se “fabrica” um literato de prestígio, e quem é que decide o seu prestígio Desta forma, desvendar de quem é o mérito por alguns autores despontarem para o anonimato é tão interessante quanto descobrir quem de fato foram esses boêmios, ou subliteratos A análise de algumas teorias nos aproxima da relação do leitor com o texto, apontando marcas de distinção simbólicas |
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