O calçadão de Londrina no ensino de história : pluralidades e apropriações de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Silvana Muniz
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15085
Resumo: Resumo: Estudos realizados sobre a maneira de analisar cidades e seus lugares de memória a partir de sujeitos considerados diferentes, perante uma sociedade que nos formata para sermos pessoas iguais, possibilitam pensar sobre novas formas de trabalhar os espaços urbanos nas escolas Tal afirmação é possível quando o professor potencializa seu olhar para o que existe na cidade em termos de cotidiano e que, por vezes, não é percebido Nesse sentido, o objeto desta pesquisa trata-se de um importante espaço da cidade de Londrina, no Paraná: o Calçadão Um lugar de memória que nos convida a conhecer a história da cidade, permitindo refletir acerca do termo “patrimônio” e sobre a redefinição dada a esse conceito em tempos atuais A metodologia utilizada é a de pesquisa-ação que, cada vez mais, vem sendo adotada no processo educativo por possibilitar utilização de técnicas consagradas em pesquisas, a fim de justificar a ação tomada com vistas na melhoria da prática Assim, estudos bibliográficos foram eleitos como suportes para ampliar a pesquisa no âmbito educacional, estabelecendo relações entre o campo do Ensino de História, do Patrimônio e da Experiência O patrimônio, neste estudo, é entendido como um conjunto material de objetos e práticas que identifica a união de sujeitos, principalmente pela forma como os espaços são apropriados por diversas pessoas presentes nele A experiência abarca a valorização de relações humanas e as vivências na cidade por meio de sujeitos “diferentes”, contrapondo uma tradição erudita Nesse aspecto, o objetivo deste estudo consiste em investigar e identificar quais as alterações possíveis (ou não) no Ensino da História sobre esse lugar, quando professores, por meio de um curso, são convidados a conhecer e a pensar sobre possibilidades de ensinar sobre esse espaço, considerando as narrativas desses sujeitos “diferentes” em conjunto com estudos teóricos acerca do Calçadão de Londrina O ponto que se destaca é o material utilizado no curso: são as fontes produzidas e utilizadas durante a realização desta pesquisa que culminaram em três narrativas sobre o lugar: o olhar histórico e geográfico do lugar obtido por meio de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de seis anos; os movimentos cotidianos do Calçadão obtidos por meio da observação de campo em conjunto com referenciais teóricos que tratam do sujeito e de sua relação com a cidade; entrevista com três mulheres, selecionadas a partir da observação, que praticam atividades de trabalho há mais de vinte anos nesse espaço, o que trouxe uma narrativa sobre o Calçadão pelo olhar de quem lá está inserido cotidianamente Criadas as narrativas, os professores trabalhariam a temática em sala de aula? A resposta veio do curso, quando uma das inferências apresenta que estudar o patrimônio material e cultural das cidades, a partir da narrativa e das experiências desses sujeitos, possibilita pensar a escola – fonte de educação – vinculada próxima e positivamente com o entorno, trabalhando o cotidiano do espaço urbano também pelo olhar dos considerados coadjuvantes
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A resposta veio do curso, quando uma das inferências apresenta que estudar o patrimônio material e cultural das cidades, a partir da narrativa e das experiências desses sujeitos, possibilita pensar a escola – fonte de educação – vinculada próxima e positivamente com o entorno, trabalhando o cotidiano do espaço urbano também pelo olhar dos considerados coadjuvantesDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Studies carried out on how to analyze cities and their places of memory from subjects considered different, before a society that shapes us to be equal people, make it possible to think about new ways of working the urban spaces in schools Such an affirmation is possible when the teacher empowers his eyes to what exists in the city in terms of everyday life and sometimes is not perceived In this sense, the object of this research is an important space in the city of Londrina, in the State of Paraná - the Boardwalk A place of memory that invites us to know the history of the city, allowing us to reflect on the term patrimony and on the redefinition given to this concept in current times The methodology used is that of action research that is increasingly being adopted in the educational process because it allows the use of research techniques to justify the action taken with a view to improving the practice Thus, bibliographic studies were chosen as supports to expand the research in the educational scope, establishing relations between the field of Teaching History, Heritage and Experience The heritage in this study is understood as a material set of objects and practices that identifies the union of subjects, mainly by the way spaces are appropriated by several people present in it Experience encompasses appreciation of human relationships and experiences in the city through "different" subjects, contrasting a learned tradition In this sense, the purpose of this study is to investigate and identify the possible (or not) changes in Teaching History about this place, when teachers, through a course are invited to know, to think about possibilities of teaching about this space, considering the narratives of these "different" subjects together with theoretical studies about the Londrina Boardwalk The point that stands out is the material used in the course, the sources produced and used during the realization of this research culminating in three narratives about the place we present: the historical and geographical view of the place obtained through a work that comes being developed over six years The daily movements of the Londrina Boardwalk obtained through the observation of the field together with theoretical references that deal with the subject and its relation with the city Interview with three women, selected from the observation, who practiced work activities for more than twenty years in this space that brought a narrative about the Boardwalk by the look of who is inserted there everyday Once the narratives were created, would the teachers work on the theme in the classroom? The answer came to the end of the course when one of the inferences shows that studying the material and cultural patrimony of cities from the narrative and the experiences of these subjects makes it possible to think about the school - source of education - closely and positively linked to the environment, working everyday of the urban space also by the look of the considered outcastOliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]Honorato, TonyRamos, Márcia Elisa TetéGuedes, Silvana Muniz2024-05-01T14:44:50Z2024-05-01T14:44:50Z2018.0022.09.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15085porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:43Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15085Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:43Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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